Como apresentar um plano de negócios

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28/5/2020
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Contar com um plano de negócios completo e bem elaborado é o primeiro passo para o sucesso de um empreendimento. Afinal, é através dele que investidores e gestores poderão conhecer e apoiar a sua ideia.

Um plano de negócios eficaz é aquele que consegue atrair a atenção do seu alvo, ser direto e, ao mesmo tempo, oferecer todas as informações necessárias para o entendimento de quem lê ou assiste à sua apresentação.

No entanto, não adianta ter em mãos um material bem-feito e altamente convincente se você não conseguir atrair o interesse do seu interlocutor durante a apresentação. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Elaboramos para você uma lista de dicas simples, porém muito eficaz e indispensável para o sucesso de uma apresentação de um plano de negócios. Confira!

O que é o plano de negócios

Esse tipo de documento pode ter tamanhos variados. Porém, recomendamos que você concentre seu conteúdo em até 15 páginas ou slides.

Lembre-se de que sua audiência certamente tem a agenda apertada e não deve dispor de tempo e paciência para consumir um plano de negócios muito grande. Por isso, pense na disponibilidade de quem vai ler seu material e tente facilitar o trabalho dessas pessoas.

Vale lembrar que o plano de negócios, em si, será apenas um material informativo para revisão, já que a tarefa de convencimento do seu prospect ou investidor começa antes, na apresentação. Vamos nos concentrar nela a seguir!

Como ter sucesso na sua apresentação de plano de negócios

Como já adiantamos no início deste post, a apresentação é uma das etapas mais importantes do seu plano de negócios, pois é através dela que seu investidor terá o primeiro contato com a sua ideia. 

O ditado “a primeira impressão é a que fica” ilustra muito bem o papel da apresentação. Mas você deve estar pensando: “ok, já sei que a apresentação é fundamental para o sucesso da minha ideia, mas de que forma eu devo apresentar meu plano de negócios?” 

Acompanhe os próximos tópicos para saber tudo sobre isso!

Pitch e sumário executivo

Esse deve ser o primeiro passo do seu trabalho. O pitch é apresentação básica da sua ideia e deve seguir a linha: “se a única oportunidade que eu tiver para falar com meu investidor for em um elevador, por cerca de 2 minutos, como eu despertaria sua atenção sobre meu projeto?” 

Utilize o Método NEOSA, criado pela Smartalk, para facilitar a construção de pitches impactantes. A sigla remete a um medicamento muito comum, utilizado por milhares de brasileiros. Isso foi proposital para que o método fosse assimilado facilmente. Queremos que, com ele, você cure a dor da sua audiência e atinja os seus objetivos.

Então, vamos às palavras que formam a sigla: 

Nome, Experiência, Objetivo, Solução e Alívio.  

Esses cinco termos dão o tom do que realmente você precisa para criar uma ideia na cabeça da sua audiência apressada. Esse modelo é fundamental porque nunca sabemos quando e onde encontraremos uma boa oportunidade de negócio. 

O Método NEOSA engloba informações indispensáveis a um negociador que deseja captar investimentos, pois é completo e, ao mesmo tempo, muito breve. Ele ajuda a sintetizar a sua ideia e, consequentemente, a entendê-la melhor! 

Bônus: utilize as informações obtidas através do NEOSA como base para montar o seu sumário executivo. Esse documento contém até 2 páginas e oferece ao alvo as informações técnicas básicas do seu projeto — como os nomes dos sócios, a experiência deles na área, o propósito do projeto e os motivos pelos quais vale a pena ver a apresentação até o fim. 

Crie gatilhos para a sua memória

Ter um branco no ápice da apresentação não passará uma boa imagem de você. Concorda? Para evitar que isso aconteça, providencie pequenos cartões que ficarão com você durante a sua fala. Eles te ajudarão na explicação dos tópicos mais importantes. 

A parte visual da sua apresentação também pode ser bastante útil para isso. Tente colocar apenas as informações indispensáveis em seus slides, de modo que elas dêem pistas sobre o que você deve dizer. Lembre-se: os slides não devem ser lidos. A sua fala é muito mais importante do que as imagens e os textos contidos na tela.

Seja qual for a plataforma, o ideal é ter sempre um meio de se lembrar do que é relevante e para evitar que você se enrole durante esse momento tão importante, pois o tempo é curto e qualquer instante vale muito.

Observe o design e o layout dos slides

Quando for montar os slides com gráficos e tabelas, busque simplicidade. Pense, ainda, em criar uma unidade visual, que deve ser aplicada nos desenhos, nos textos e também nos títulos. Afinal, se você busca fazer slides com ar profissional, é importante evitar diferentes formatos de gráficos e variadas famílias tipográficas, certo?

Por falar em gráficos, ao apresentar dados use sempre uma linguagem clara e sucinta. Lembre-se de que os slides não devem ser lidos, então evite usar muitos números e dados complexos, que demandam interpretação durante a apresentação. Uma dica para simplificar, nesse caso, é mostrar apenas os resultados alcançados ou esperados.

Confira o nosso artigo sobre data storytelling e saiba como contar uma história com os números mais importantes para o seu negócio.

Use animações sem exageros

As animações são um recurso bastante atrativo do PowerPoint. No entanto, tome cuidado com os excessos. Use os movimentos de modo que eles destaquem o conteúdo e não deixe que o arquivo fique muito espalhafatoso nem que tire o foco do que está sendo apresentado.

Se você tem o objetivo de mostrar um plano de negócios de sucesso, é fundamental se planejar, ser claro ao produzir os slides e usar as informações de modo que todos entendam exatamente o que você quer passar.

Distribua um documento ao final

Como você está apresentando o seu plano de negócios e espera convencer as pessoas de que a sua ideia vale o investimento, é interessante entregar uma cópia impressa do seu arquivo ou um documento mais completo ao final da apresentação. 

Como as pessoas terão mais tempo para ler após o encontro com você, essa é uma boa oportunidade de aprofundar alguns tópicos e registrar todos os dados mais relevantes para o seu empreendimento.

E então, você gostou das nossas dicas para criar uma apresentação em PowerPoint de sucesso? Quer aprender tudo sobre como criar apresentações de impacto? Confira o nosso guia definitivo sobre apresentações!

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