11 Tipos de Discurso que você pode usar para se comunicar melhor com sua audiência

11 minutos para ler
admin
Por Marketing

Os tipos de discurso podem ser entendidos como Ralph Waldo Emmerson diz: “Fala é poder. A palavra é para persuadir, para converter, para obrigar.”

Muitos eventos na história humana podem ser rastreados até aquele discurso bem escrito e bem apresentado. 

Os discursos têm o poder de mover nações ou tocar corações, desde que sejam bem pensados.

É por isso que dominar a habilidade de proferir e redigir discursos é algo que todos devemos ter como objetivo. Então aqui está a importância de conhecer os tipos de discurso.

Mas a palavra “discurso” costuma ser muito ampla e geral. Portanto, vamos explorar os diferentes tipos de discurso e explicar seus conceitos gerais.

O que é um discurso de negócios? 

Todo indivíduo está familiarizado com a idéia de um discurso de negócios, o que é o discurso de negócios, sua finalidade e sua importância. 

Quando você fala para um grande número de pessoas e transmiti qualquer tipo de informação, que pode ser ou não útil para o público, mas é valiosa, você está realizando um discurso.

Um discurso proferido em negócios com algum propósito específico é conhecido como discurso de negócios. 

Essa também é uma forma de Comunicação Empresarial e o público deve sentar-se em uma cadeira por algumas horas enquanto o discurso está sendo feito. 

Como começar uma apresentação ou discurso? 7 técnicas para captar a atenção do público

O público sabe muito bem que o discurso deve conter qualquer coisa que seja benéfico para eles.

O principal objetivo do discurso de negócios é informar o público sobre qualquer tópico específico. Realmente possui grande valor no campo dos negócios. 

Geralmente, o empresário tem que lidar regularmente com discursos públicos ou privados. 

Portanto, para um candidato a negócios apaixonado, é necessário conhecer o propósito básico e os tipos de discurso empresarial.

Tipos de discurso mais básicos

Embora o objetivo principal seja transmitir uma mensagem a um público, ainda podemos categorizar discursos com base em 4 conceitos principais: entretenimento, informação, demonstração e persuasão.

Os limites entre esses tipos nem sempre são óbvios, portanto, as descrições são o mais claras possíveis para diferenciá-los.

1. Tipos de discurso divertido

O objetivo central de um discurso divertido é divertir o público e, obviamente, entretê-lo. 

Geralmente são de natureza menos formal para ajudar a comunicar emoções, em vez de simplesmente falar sobre alguns fatos.

Vamos enfrentá-lo, queremos nos divertir depois de um longo dia. Quem não gostaria de assistir seus atores favoritos dando um discurso de aceitação , certo?

Você descobrirá que discursos divertidos são o tipo mais comum de discurso que existe. 

Alguns exemplos incluem discursos proferidos por madrinhas de casamento ou padrinhos de casamento, discursos de aceitação no Oscar ou até mesmo aquele proferido pelo diretor de uma escola antes ou depois de um show de talentos.

2. Discurso informativo

Quando você deseja educar seu público sobre um determinado assunto, provavelmente opta por criar um discurso informativo. 

O propósito de um discurso informativo é simplificar teorias complexas em ideias mais simples, mais fáceis de digerir e menos ambíguas; em outras palavras, transmitir informações com precisão.

O discurso informativo pode ser considerado o oposto dos discursos persuasivos, uma vez que não se relacionam com as emoções do público, mas dependem mais de fatos, estudos e estatísticas.

Embora você possa encontrar um pouco de sobreposição entre discursos informativos e demonstrativos, os dois são bastante distintos um do outro. 

Os discursos informativos não contam com o auxílio de recursos visuais e demonstrações, ao contrário dos discursos demonstrativos, que serão descritos a seguir.

Alguns exemplos de discursos informativos podem ser discursos proferidos por membros da equipe em reuniões, uma palestra ou uma aula de um professor.

3. Discurso demonstrativo

ِ Pelo seu nome podemos imaginar que um discurso demonstrativo é o tipo de discurso que você deseja fazer para demonstrar como algo funciona ou como fazer uma determinada coisa. 

Um discurso demonstrativo utiliza o uso de recursos visuais e / ou demonstração física junto com as informações fornecidas.

Alguns podem argumentar que os discursos demonstrativos são uma subclasse de discursos informativos, mas eles são diferentes o suficiente para serem considerados dois tipos distintos. 

É como diferenciar entre “o que é” e “como fazer”; os discursos informativos tratam do conceito teórico, enquanto os discursos demonstrativos abordam o tema com lentes mais práticas.

Por exemplo, tutores que explicam como resolver equações matemáticas, chefs que descrevem como preparar uma receita…

Até mesmo os discursos dados por desenvolvedores que demonstram seus produtos, são todos exemplos de discursos demonstrativos.

4. Discurso persuasivo

Discursos persuasivos são onde toda a mágica acontece. 

Diz-se que um discurso é persuasivo se o falante está tentando provar por que seu ponto de vista está certo e, por extensão, persuadir o público a abraçar esse ponto de vista.

Dicas de retórica para discursos incríveis

Os discursos persuasivos diferem de outros tipos básicos de discursos no sentido de que podem falhar ou ter sucesso em alcançar seu propósito. 

Você pode criar o discurso escrito com mais cuidado e apresentá-lo da maneira mais elegante, mas o público pode não se convencer.

Discursos persuasivos podem ser lógicos, usando a ajuda de fatos ou evidências (como o argumento de um advogado no tribunal), ou podem usar gatilhos emocionais para despertar sentimentos específicos na audiência.

Um grande exemplo de palestras persuasivas são as palestras TED / TEDx, porque grande parte dessas palestras trata da divulgação de vários tópicos importantes. 

5 passos para deixar seu discurso impecável e persuasivo

Outro bom exemplo é um argumento de venda entre um cliente potencial, ou seja, “Por que somos a melhor empresa para fornecer isso e aquilo”.

Outros tipos de discurso para o seu negócio

Outros tipos de discurso são combinações ou variações dos tipos básicos discutidos anteriormente, mas lidam com um número menor e mais específico de situações.

5. Discurso Motivacional

Um discurso motivacional é um tipo especial de discurso persuasivo, em que o orador incentiva o público a buscar seu próprio bem-estar. 

Ao injetar confiança no público, o palestrante é capaz de orientá-los para alcançar os objetivos que estabeleceram juntos.

Um discurso motivacional depende mais de emoções estimulantes do que da persuasão com lógica. 

Por exemplo, uma conversa estimulante de uma equipe esportiva é considerada um discurso motivacional em que o treinador motiva seus jogadores criando um sentimento de unidade entre eles.

Um dos discursos motivacionais mais conhecidos (e de todos os discursos) é I Have a Dream de Martin Luther King Jr.

6. Discurso de improviso

Suponha que você esteja trabalhando, fazendo seu trabalho, cuidando da sua própria vida. 

Então, seu colega liga para você para avisar que ele está doente, que vai haver uma grande reunião e você tem que tomar o lugar dele e dar uma atualização sobre o projeto em que está trabalhando.

Que situação estranha, certo?

Bem, isso é o que um discurso improvisado é: um discurso proferido no local, sem qualquer planejamento ou preparação prévia. 

Portanto, improvisar é mais uma propriedade do que um tipo por si só, já que você pode dar espontaneamente discursos de qualquer tipo.

Embora não seja uma coisa boa, sempre tente estar preparado para seus discursos para que eles tenham sucesso).

Mark Twain disse uma vez: “Geralmente, levo mais de três semanas para preparar um bom discurso improvisado”.

7. Fala oratória

Isso pode soar um pouco contraintuitivo no início, uma vez que a palavra oratória significa literalmente “relacionado ao ato de dar um discurso”, mas um discurso oratório é na verdade um tipo muito específico de discurso.

Os discursos oratórios são geralmente bastante longos e de natureza formal. 

Apresentação PPT é sua maior aliada na Comunicação Estratégica

O objetivo deles pode ser celebrar um determinado evento como uma formatura, abordar questões sérias e como lidar com elas, ou lamentar perdas e dar conforto como um elogio em um funeral.

8. Tipos de discurso para debate

O discurso do debate tem a estrutura geral de um discurso persuasivo no sentido de que você usa a mesma mecânica e figuras para apoiar sua afirmação.

Porém, é diferente de um discurso persuasivo porque seu objetivo principal é justificar sua postura em relação a algo, em vez de convencer o público para compartilhar suas opiniões.

Os discursos de debate são em sua maioria improvisados, já que você não pode antecipar todos os argumentos que os outros debatedores (ou o público) podem lançar contra você. 

Os discursos de debate beneficiam o palestrante, pois desenvolve seu pensamento crítico, falar em público e pesquisar, entre outros benefícios .

Você encontrará discursos de debate comuns em fóruns públicos, sessões legislativas e julgamentos judiciais.

9. Discurso forense

De acordo com a American Forensic Association (AFA), a definição de um discurso forense é o estudo e a prática de falar em público e debater. 

É chamado de forense porque tem o estilo das competições realizadas em fóruns públicos durante a época dos gregos antigos.

Antes de um discurso forense, espera-se que os alunos pesquisem e pratiquem um discurso sobre um determinado tópico para ensiná-lo a um público. 

Escolas, universidades ou outras organizações realizam torneios para que esses alunos apresentem seus discursos.

10. Discurso para ocasiões especiais

Se o seu discurso não se enquadra em nenhum dos tipos anteriores, provavelmente se enquadra no discurso de ocasião especial. 

Esses discursos são geralmente curtos e objetivos, seja para comemorar uma festa de aniversário ou apresentar o convidado de honra a um evento.

Os discursos em ocasiões especiais podem incluir discursos introdutórios, discursos cerimoniais e discursos tributários. 

Você pode notar que tudo isso pode ser classificado como discursos divertidos. 

Você tem razão, eles são um subtipo de discursos divertidos porque não têm como objetivo ensinar nem persuadir você.

Mas esse tipo não deve ser visto como a ovelha negra do grupo; na verdade, se você pretende marcar um evento significativo, discursos em ocasiões especiais são o seu caminho a percorrer. 

Logo, são mais adequados (sem trocadilhos) para um casamento, um bar mitzvah ou mesmo uma festa de escritório.

Se você chegou até aqui, agora deve ter uma compreensão geral do que é um discurso e, com sorte, saber qual tipo de discurso é necessário para cada ocasião. 

Espero que você tenha gostado e aprendido algo novo com este artigo. Que tipo você usará na próxima ocasião?

11. Tipos de discurso para Eventos

Se você está informando o público sobre incidentes históricos ou ocasiões, esse é um dos tipos de discurso que são chamados de discursos sobre o evento. 

Por exemplo, um novo presidente de qualquer país está fazendo um discurso sobre a cerimônia de juramento sobre o planejamento futuro ou eventos a serem arranjados, é um discurso sobre os eventos.

Estar a frente de uma palestra em um seminário para representar os objetivos da marca, da empresa ou apresentando um novo produto, é realizar um discurso para eventos.

Método I.D.E.I.A: Um novo jeito de construir Narrativas Poderosas nas suas Apresentações

O método IDEIA consiste em construir narrativas a partir de alguns princípios para uma comunicação mais eficaz:

  • Impacto
  • Desenvolvimento
  • Etapas
  • Indução
  • Ação

De fato, essa metodologia é baseada em técnicas de storytelling para construir o conteúdo de apresentações de impacto.

Agora está em suas mãos a capacidade de oferecer discursos poderosos para qualquer situação de apresentação que você ou sua empresa precisarem.

Transmita mensagens de forma memorável