Como começar uma apresentação ou discurso? 7 técnicas para captar a atenção do público

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Uma introdução inesquecível é o primeiro passo para começar uma apresentação ou discurso. Muitas vezes, ficamos focados somente no conteúdo que será apresentado, esquecendo completamente que, para o público prestar atenção, é preciso prendê-los desde o início.

Sua introdução, para ser realmente boa, precisa preencher três requisitos:

  • Segurar a atenção do público;
  • Deixar claro o tópico central a ser tratado, e;
  • Fornecer uma breve visão geral do que você abordará na apresentação.

Mas, iniciar uma apresentação, assim como iniciar uma conversa, não é nada fácil e nós sabemos bem disso.

Por isso, neste artigo, separamos 7 técnicas para você criar uma introdução incrível e começar uma apresentação ou discurso com o pé direito. Vamos lá?

As 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso

A forma como você abrirá sua apresentação determina o quanto o público irá se interessar pelo o que será dito depois.

Por isso, ao pensar em como começar um discurso ou apresentação, avalie: Caso sua introdução seja completamente sem graça, essa será a mensagem inicial que o público terá do palestrante e da apresentação em si.

Mas, quais os métodos mais eficazes para começar uma apresentação e ser bem sucedido ao conquistar a atenção das pessoas desde os início?

As principais técnicas para iniciar bem, ao fazer uma apresentação, são:

7. Citar outra pessoa

Abrir sua apresentação com uma citação relevante pode ajudar a definir todo o tom para o resto do seu discurso.

Porém, ao fazer a citação, você precisa se lembrar de duas coisas imprescindíveis:

  • Citar a fonte da frase, e;
  • Amarrá-la ao tema central da apresentação.

Por exemplo, o presidente de uma empresa pode falar sobre grandes mudanças acontecendo dentro da organização, citando a famosa frase de Franklin Roosevelt, dita durante a Grande Depressão, para acalmar a nação:

“A única coisa que temos a temer é o próprio medo.”

Ou então, é possível brincar com a própria situação, citando a frase do escritor  norte-americano Mark Twain:

“Geralmente, levo mais de três semanas para preparar um bom discurso de improviso.”

Porém, um ponto importante a se considerar ao falar em público: As citações irão depender do estilo do público e do momento que o apresentador vive. Não force demais e nem adote um tom de voz ou de linguagem que não se adeque ao público.

6. Aliás, não tenha medo de utilizar o humor

Um toque de humor (de bom gosto, claro) é uma ótima maneira de quebrar o gelo com a plateia, aliviar a tensão e entrar em conexão com todos.

A chave para o sucesso, como o exemplo dado acima da citação, é fazer com que a piada esteja ligada ao tópico a ser falado.

Caso contrário, servirá como uma distração e poderá desviar a atenção do público, independente do tom da piada. Claro, se essa não for seu estilo, é possível abordar as outras dicas deste artigo.

5. Conte uma história

Durante a apresentação, contar uma história é outra maneira muito inteligente para começar um discurso. Afinal, histórias conectam pessoas de uma forma muito poderosa.

Mas, assim como no caso das piadas, sua história precisa fazer uma ponte ou conter uma mensagem que possa ligar a introdução ao conteúdo da apresentação.

Uma boa forma de utilizar o storytelling é utilizando de um cenário “imaginário”, mas que é a sua história de vida. Isto deixará os participantes interessados, além de poderem se identificar melhor com você.

4. Seja ousado e fale uma frase impactante

Essa técnica consiste em dar uma breve declaração instigante, que irá definir o tom do tema da apresentação. Principalmente se isto é dito com uma voz forte, que chama a atenção e deixa o grupo pronto para ouvir o que em a seguir.

Por isso, ao iniciar o discurso, você pode falar uma frase impactante e ousada, e utilizar a técnica do silêncio posteriormente, aumentando o efeito da frase.

Neste sentido, um exemplo de uma boa forma para prender a atenção do público consiste em dizer a frase e fazer uma pausa, de até 10 segundos. Essa pauta deixará a plateia ansiosa e atenta.

3. Faça uma pergunta retórica

Outra técnica para atrair o público é fazer uma pergunta retórica, que servirá para instigar o público.

Fazer uma pergunta retórica, significa realizar um questionamento, mas sem esperar que o público o responda de volta em voz alta.

O interessante é que, ao fazer a pergunta, ela seja respondida ao longo da palestra. Caso contrário, servirá apenas para confundir as pessoas.

Um exemplo: Em uma palestra sobre vendas e jornada do cliente, você pode começar a apresentação com a seguinte fala:

“Se você fosse um cliente negociando com sua empresa, o que mais te frustraria nesse processo?”

Ao compartilhar suas descobertas e aprendizados sobre a jornada do cliente, você poderá lhes dizer quais são essas frustrações e o que fez para aumentar a qualidade e produtividade do seu time de vendas e marketing.

2. Cite estatísticas notáveis

Utilizar estatísticas surpreendentes mostrará ao público um valor imediato no seu conhecimento, deixando-os mais interessados ao longo da sua apresentação. Ajudando também a estimular o pensamento da plateia.

Essa técnica funciona muito bem quando os fatos relatados não são de conhecimento comum, mas, ainda assim, são relevantes e estimulantes.

Apenas certifique-se de ser breve na declaração inicial, para que sua abertura não fique com muitos detalhes fáceis de serem esquecidos.

1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema

Por último, a nossa melhor dica de técnica de como começar uma apresentação ou discurso, é a de começar com uma demonstração ou mostrando algo sobre o tema que será apresentado.

Faça isso descrevendo uma situação que ilustra o assunto do seu tópico, especialmente sobre a mensagem central.

Para ser eficaz, o exemplo deve ser relevante e breve. Uma boa forma de explorar isto, é utilizando cases breves de clientes antes e depois do uso de um produto ou serviço da sua empresa.

Conclusão

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema
  2. Cite estatísticas notáveis
  3. Faça uma pergunta retórica
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante
  5. Conte uma história
  6. Não tenha medo de utilizar o humor
  7. Cite outra pessoa

Aqui, na Smartalk, compreendemos bem como começar uma apresentação ou discurso pode ser problemático. Afinal, é preciso quebrar o gelo e iniciar o tema de forma assertiva, para conquistar o ´público.

Uma boa introdução pode fazer a total diferença entre aquelas apresentações que ficam na memória das pessoas e aquelas que são rapidamente esquecidas.

Se você quer conhecer mais técnicas para causar impactos nas suas próximas apresentações, não pode deixar de ler o nosso Guia de Apresentações de Impacto.

Reunimos as principais dicas e aprendizados que tivemos ao longo dos anos, ajudando nossos clientes a elevarem o nível de suas apresentações.

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link