A importância do preparo para um discurso comercial

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18/4/2023
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Para quem deseja ter sucesso na realização dos objetivos comerciais, saber se preparar é fundamental para concluir seus discursos, em especial o discurso comercial, com êxito. Afinal, a conversa com seu público será essencial para prender a atenção dos ouvintes e aumentar a persuasão do seu negócio. 

Neste artigo, você verá qual é a importância de se preparar para um discurso comercial e qual é a melhor forma de fazer isso. Continue a leitura e confira!

O que é um discurso comercial e para que serve?

O discurso comercial é uma apresentação persuasiva que visa promover um produto, um serviço ou uma ideia para um público-alvo específico. 

Esse discurso, normalmente, é realizado por representante de vendas, empreendedor ou líder empresarial. Ele é projetado para convencer o público a fazer uma ação específica, como: fazer uma compra, investir em uma ideia ou tomar uma decisão de negócios. 

Como o objetivo é fazer com que o público tome uma atitude, o orador utiliza diversas técnicas persuasivas, incluindo storytelling emocionante, estatísticas e exemplos concretos. A apresentação pode ser feita em diversos formatos, como PowerPoint, webinars, vídeos ou até mesmo uma conversa informal.

Como se preparar para um discurso comercial?

Independente do tipo de evento e/ou apresentação que você vai participar, seja um discurso comercial, seja uma palestra, é importante fazer isso do melhor jeito possível. Antes de falar sobre a importância desse preparo, nada melhor do que saber como se preparar para o evento, que, neste caso, trata-se de um discurso persuasivo. Veja as dicas a seguir:

  1. Conheça seu público:

Quem é o seu público? Quais são as necessidades dessas pessoas? O que elas têm de comum com o seu produto ou serviço? Saber essas informações será essencial para preparar um discurso convincente e assertivo. 

  1. Defina seus objetivos: 

O que você pretende alcançar com esse discurso? Você está tentando vender um produto ou conquistar investidores? Antes de começar a criar seus discursos, certifique-se de que seus objetivos estejam definidos.

  1. Identifique os principais pontos de venda:

O que torna seu produto único? Quais são as principais vantagens em comparação ao seu concorrente? Destaque esses pontos de venda na hora de vender o seu peixe. 

  1. Crie uma boa estrutura:

Na hora de começar o discurso, é essencial que a introdução seja atrativa. Chame atenção falando sobre seus pontos fortes de vendas e responda às objeções comuns do seu público e, então, termine com uma chamada à ação. 

  1. Use recursos visuais eficazes:

Se estiver seguindo um modelo de apresentação em PowerPoint ou similar, tente deixar a apresentação criativa, com vídeos animados ou com animações em 3D.

A importância do preparo para o discurso

O preparo para um discurso comercial é essencial para garantir que você comunique sua mensagem de forma clara e eficaz para seu público-alvo. Uma apresentação bem preparada pode aumentar suas chances de sucesso em fechar um negócio, conquistar um novo cliente ou garantir um investimento.

Algumas das principais razões pelas quais o preparo é importante incluem: 

  1. Transmissão de confiança;
  2. Aumento da persuasão;
  3. Conhecimento do público;
  4. Antecipação de objeções. 

Não há uma receita mágica para realizar um discurso comercial e garantir sucesso durante a apresentação. Defina seus objetivos e busque formas e estratégias que estejam alinhadas com suas metas.

E, para você, que ainda não sabe como alinhar e/ou validar a comunicação do seu negócio, conte com a Smartalk. A gente trabalha para que sua mensagem seja passada de forma clara, concisa e objetiva. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e converse com um especialista!

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