6 maneiras para o CRM acelerar suas vendas

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admin
Por Marketing

Acelerar as vendas com o CRM é uma das melhores estratégias que um negócio poderia escolher para impulsionar o faturamento. Com esse tipo de software, é muito mais simples organizar todas as ações, desde a prospecção de vendas até a comunicação com os leads, por meio de trocas de mensagens pelo WhatsApp Business.

O CRM promove a eficiência em diversos tipos de empresas, sobretudo, nas de menor porte. Além disso, é uma excelente ferramenta para auxiliar no atendimento ao cliente. Mesmo que de forma indireta, vivenciar uma boa experiência pode fazer toda a diferença na decisão de compra de uma pessoa.

Hoje, no mercado, já existem soluções especificas de CRM, integradas as redes sociais. No cenário brasileiro, isso é muito significativo. Afinal, além do crescimento no uso do Direct Message do Instagram, por parte dos consumidores, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil, e está presente em 99% dos smartphones do país. Nessa conjuntura, é imprescindível para as empresas aproveitaram essa oportunidade para agilizar e elevar as vendas.

Abaixo, em destaque, estão 6 maneiras para o CRM acelerar suas vendas.

1 – Acelerar as vendas com CRM é mais fácil quando se conhece os clientes

Um filho ou uma filha pode comprar um presente para a mãe sem muitas dificuldades. Afinal, os anos de convivência fizeram com que eles saibam com exatidão os gostos dela. Basta que eles se dirijam ao shopping center mais próximo e, em pouco tempo, voltam para a casa com um item perfeito para a mãe deles.

No sentido oposto, caso eles tivessem que comprar um presente para um desconhecido, talvez demorassem horas. Além disso, a chance de adquirir um item muito distante do gosto da pessoa seria enorme.

O exemplo acima é apenas para mostrar como conhecer os clientes, por meio das informações disponibilizadas por um CRM, faz com que o procedimento de venda seja muito mais rápido. A partir desses dados, sua empresa pode apresentar ofertas sob medida, baseado no perfil de cada consumidor.

2 – O marketing da sua empresa depende de um CRM

Como visto no item acima, reconhecer as necessidades dos clientes é fundamental para acelerar as vendas. Entretanto, para impactá-los, é preciso criar campanhas interessantes. Dessa forma, o CRM é a ferramenta ideal para exibir todas as informações necessárias para o time de marketing. 

Se a sua empresa tem diferentes tipos de soluções, com foco em variados targets, será mais inteligente, para acelerar as vendas, usar a segmentação.

Como benefício, na atualidade, as principais ferramentas de CRM já apontam com precisão onde se encontra cada cliente no funil de vendas. Assim, a equipe de marketing pode enviar uma comunicação precisa e relevante para determinado público. Com o passar do tempo, você irá compreender qual estratégia antecipou as vendas, e qual deve ser melhorada.

3 – Padronize o seu sistema de vendas

Para os clientes, quanto menos a jornada de vendas for parecida com um labirinto, melhor. O mesmo vale para a equipe de vendas. Por meio do CRM, é possível estruturar um passo a passo sobre como serão realizadas as negociações. O objetivo é aprimorar todo o método de vendas, a retirar do caminho todas as barreiras para a conversão. Além de acelerar as vendas, isso aumenta e muito o sucesso de toda a operação. 

Assim como nas campanhas de marketing, buscar a padronização da metodologia de vendas facilita a identificação das estratégias que melhor funcionam. Além disso, quando a sua empresa padroniza os processos, é muito mais simples treinar e gerenciar novos vendedores. Um fator com efeito direto na intensificação das vendas.

4 – Acompanhe os relatórios do CRM

Os relatórios apresentados pelo CRM são um dos principais atributos para saber como acelerar as suas vendas. Como são gerados de maneira automática, isso já faz com que a sua equipe tenha mais tempo para ter foco nas necessidades do cliente. Além disso, concentrar todas essas informações em apenas uma plataforma simplifica, e muito, todo tipo de negociação. Afinal, armazenar dados importantes dos consumidores em diferentes sistemas, além de aumentar a chance de eles serem perdidos, pode causar atraso, e, por consequência, adversidades na concretização do negócio.

Esses relatórios do CRM atuam como um mapa, a indicar onde e quando cada movimento da equipe de vendas necessita ser executado.

5 – Retire proveito das integrações do CRM

O CRM pode ter melhor rendimento quando integrado a outros softwares, redes sociais e sistemas. Para acelerar as vendas, esse tipo de ação tem se mostrado muito positiva. Afinal, isso favorece muito o processo de compra do cliente. Sua empresa pode integrar o CRM com sistemas de processamentos de pagamentos, com plataformas de automação de e-mail marketing, aplicativos de mensagens e ferramentas de fluxo de trabalho. 

O importante é permitir que sua equipe tenha o maior número de soluções para atender e se comunicar com os clientes. Quanto maior o número de integrações, mais rápidas serão executadas todas as vendas.

6 – Melhorar a experiência do cliente também acelera as vendas

A sua base de clientes vai consumir os seus produtos ou serviço de acordo com a percepção deles. Por isso, é contraprodutivo fechar uma venda e deixar o consumidor de lado. Nessas situações, se faz necessário garantir uma boa relação com o cliente, sobretudo, depois a venda.

Após o consumidor pagar por algum item, por exemplo, você pode usar a integração do CRM com alguma ferramenta de automação de marketing, e mandar um e-mail para ele, a fim de verificar a satisfação com a entrega ou com a qualidade do produto.

Por outro lado, de acordo com os relatórios, sua equipe de marketing pode preparar algum conteúdo, também enviado de forma automática, a sugerir itens que talvez o cliente goste. Com isso, as vendas, além de mais rápidas, se tornam frequentes.

Manter o consumidor próximo e satisfeito é crucial para sua empresa crescer as vendas e elevar os índices de faturamento.

Pedro Capistrano Ribeiro

Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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