5 Razões para Investir em uma Apresentação Profissional

Rapha Emerick
Rapha Emerick
6/8/2020
min leitura
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Realizar apresentações é algo que está na realidade de muitas pessoas e negócios. Mas, você sabe porque precisa de uma apresentação profissional e como criá-la, para encantar o seu público?

Imagine a seguinte situação hipotética: Você está em uma reunião com um cliente e precisa convencê-lo de que a sua empresa irá fornecer a solução ideal para os problemas que ele está enfrentando.

Você sabe que a sua empresa possui a experiência necessária e que o seu produto atende às exigências requeridas por aquele cliente.

Porém, quando o cliente pede para que apresente o seu produto ou serviço a ele, você se enrola, esquece de citar algumas características relevantes, gagueja e, por fim, o cliente acaba perdendo a confiança em sua empresa, em você e no seu produto ou serviço.

A situação é fictícia, mas acontece diariamente nos mais diversos cenários. Seja na vida pessoal ou mesmo nos negócios! Engana-se quem acredita que, se um produto ou serviço possui qualidade, ele se venderá sozinho.

Neste artigo, você irá conhecer todos os fundamentos básicos de uma apresentação profissional.

O que é uma apresentação profissional?

Não basta você dizer que seu produto ou serviço é o melhor do mundo. Isto todas as empresas já fazem! 

Para convencer o cliente a ouvir o que você tem a argumentar e, então, realizar uma venda, é preciso demonstrar que a sua empresa possui a solução ideal para resolver um problema dele!

Para abrir caminhos, demonstrar profissionalismo é fundamental.

Como este cliente ainda não o conhece, será preciso passar toda esta credibilidade no pouco tempo de contato que vocês terão. Seja por e-mail, telefone ou mesmo na apresentação comercial da sua empresa enviada para avaliação.

Afinal, se não houver competência para demonstrar quem é e o que a sua empresa faz, além dos motivos em optar pelos produtos ou serviços adquiridos por ela, este cliente pode associar que sua empresa também não terá know-how no que lhe foi ofertado.

Venda uma ideia, não produtos ou serviços

Para vender uma ideia, por mais simplória que ela seja, é preciso persuadir a audiência – e isso dependerá da maneira como você a apresenta.

Não se trata apenas da escolha das palavras que serão utilizadas, mas da forma como elas são apresentadas.

Para isso, é fundamental desenvolver materiais que alinhem a identidade visual da sua marca, informações concisas, porém de qualidade, os valores e objetivos da empresa, sempre focando no público que deseja atrair.

Tudo isso com um aspecto bastante profissional! 

Para alcançar esse objetivo, é necessário envolver mais de uma pessoa na elaboração da apresentação ou até mesmo buscar ajuda profissional terceirizada. 

Você faz isto com todas as suas ações de comunicação e marketing. E, com a apresentação de sua empresa, não pode ser diferente!

Leia também: Pitch de vendas – O que é e como montar um que conquiste clientes

Planejar é preciso!

O planejamento é ferramenta fundamental para o sucesso de suas apresentações. Para passar profissionalismo através do material, avalie, antes de tudo, qual o objetivo pretendido.

Uma palestra em nome da empresa tem um público diferente de uma apresentação comercial. E a atenção a estas minúcias será determinante para atingir suas pretensões.

Por isso, esteja atento ao seu mercado, público, concorrentes e tenha um objetivo bem definido, para conduzir o desenvolvimento deste material. Apenas assim será possível atingir as expectativas de sua audiência e construir autoridade.

5 motivos para investir em uma apresentação profissional

Você domina o tema, está preparado para explicar os detalhes do assunto e tem todas as ideias do projeto em sua cabeça. Mas acaba “travando” quando precisa colocar isso na prática, para que outros entendam. 

Talvez ache, ainda, que alguns slides feitos pouco antes da apresentação poderão dar conta da expectativa da plateia.

Se você se identificou com essa situação, cuidado! Uma apresentação profissional que gere bons resultados vai muito além de divulgar a identidade visual da sua marca.

Sabia que uma apresentação profissional proporciona uma empatia maior da plateia com o conteúdo divulgado e torna a ocasião mais agradável ao interlocutor.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que a maioria dos gestores ou tomadores de decisão é considerada, pela neurolinguística, como visuais.

Confira outras vantagens de se investir em uma apresentação profissional!

1. Gera credibilidade

Uma apresentação profissional irá, certamente, trazer vantagens às prospecções comerciais de sua empresa.

Quando ela é bem-feita, com recursos modernos, linguagem adequada ao público e informações que despertam interesse, irá inspirar credibilidade junto ao público. 

Pois demonstrará que houve um planejamento para o que está sendo falado e apresentado.

Você sabe como fazer uma apresentação comercial profisisonal? Yan Baêta, Diretor de Customer Success da Smartalk, te explica como estruturar todo o seu processo.

2. Fomenta as suas vendas

Uma apresentação profissional é um grande diferencial para as apresentações e propostas comerciais de qualquer empresa!

O conteúdo pode ser comercial, o que já é muito mais sedutor do que um simples orçamento enviado em uma folha de Word ou em uma conversa corriqueira ao telefone. 

Além disso, uma única apresentação pode ser enviada para todo o time de vendas e ser usada como ferramenta de trabalho.

3. Cria uma experiência emocional com o interlocutor

Como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. 

Os inúmeros benefícios de se investir em uma apresentação profissional são justificados pela Ciência: 60% da nossa comunicação é não-verbalizada.

Isso também implica que as informações visuais precisam ser processadas pelo cérebro cerca de 60 vezes mais rápido. E, nesse ponto, o profissionalismo de uma apresentação facilita profundamente o processo.

4. Diferencia você da concorrência

Uma apresentação profissional está relacionada à imagem que a empresa ou que um profissional quer passar, sendo decisiva para diferenciar da concorrência. 

Um cliente sempre vai fechar negócio com uma empresa que prepara uma apresentação profissional.

Sempre a preferindo em relação a outra corporação que enviar uma apresentação não tão profissional, com informações perdidas ao longo dos slides, como se fosse um relatório mal-feito.

5. Torna o trabalho mais fácil

Estar nas mãos de uma empresa especializada é contar com conhecimento específico em apresentações profissionais.

Uma agência desse ramo ajudará a compreender o perfil do seu público-alvo, com foco na mensagem principal, usando apelos visuais fortes (imagens e vídeos) criados por designers. 

Uma apresentação profissional contribui até mesmo para a performance do apresentador, que se sentirá muito mais confiante com o apoio desse material.

Não pode parar o seu trabalho para preparar a sua apresentação? Nós podemos te ajudar a se preparar, avaliar os pontos fortes e o que precisa ser melhorado na sua apresentação! Basta clicar no banner a seguir:

6 passos para se preparar para uma apresentação profissional 

A história está repleta de grandes oradores, capazes de se colocarem diante de uma multidão e, por meio da habilidade no uso das palavras, transmitirem suas ideias e conquistarem a audiência.

Para além de um talento natural, poucos se dão conta de que uma boa preparação pode fazer com que qualquer pessoa seja bem-sucedida em uma apresentação profissional. 

Para isso, no entanto, é preciso seguir alguns passos, que iremos listar a seguir!

1. Defina o seu objetivo

Quando preparamos uma apresentação — seja ela para apresentar um projeto para a empresa onde trabalhamos, para um trabalho acadêmico ou para a demonstração de um produto a um cliente —, devemos ter como ponto inicial a atenção ao nosso objetivo.

Para tanto, devemos nos perguntar:

  • O que eu quero que meu público aprenda comigo?
  • O que espero que eles saiam sabendo após assistirem minha apresentação?

Ter clareza em relação aos objetivos é fundamental para o bom desenvolvimento de uma apresentação profissional.

2. Conheça o seu público

Saber quem é o público é fundamental para a preparação de uma apresentação profissional. 

Uma plateia formada por acadêmicos permite o uso de certos jargões científicos, que podem não cair bem quando a mesma apresentação é direcionada a empresários ou servidores públicos, por exemplo. 

Da mesma forma, o conteúdo explorado no material de apoio pode ser mais ou menos denso. Mesmo a escolha dos exemplos a serem utilizados depende de a quem se fala.

3. Domine a sua mensagem

Para uma apresentação profissional, sugere-se a elaboração de um roteiro-guia. Nada mais desagradável que um expositor que se confunde, não concatena as ideias ou parece perdido em seus próprios pensamentos.

Dedicar parte do seu tempo à elaboração de um roteiro será útil para ajudar a pensar em toda a apresentação e a organizá-la para a exposição para seu público.

O guia, basicamente, estabelecerá uma ordem a ser seguida, tornando sua apresentação mais ágil, eficiente e compreensível.

4. Atente-se à postura

Um bom orador convence seu público justamente com suas palavras. Firmeza na voz, denotando confiança e segurança em relação a tudo o que está sendo dito, é fundamental.

Um olhar que contemple a todos os presentes, desenvoltura corporal e seriedade complementam o quadro. 

Apresentações sobre assuntos entediantes podem se tornar eventos prazerosos e interessantes justamente por conta da atuação do apresentador.

5. Elabore um bom material de apoio

Por mais desenvolto que você seja, ouvir qualquer pessoa durante muito tempo pode se tornar cansativo. 

Além disso, transmitir todas as informações apenas pela oralidade pode fazer com que alguns pontos-chave sejam perdidos. 

Para evitar estes dois cenários, uma apresentação profissional costuma contar com um bom material de apoio, como ferramentas audiovisuais. Elaborá-las exige o mesmo cuidado que você dedicou à elaboração de seu roteiro.

Conheça 12 dicas para criar apresentações de Powerpoint profissionais.

6. Prepare-se para a pós-apresentação

Dar atenção ao que é perguntado é de suma importância para que o público se sinta envolvido em todo aquele processo. Bem como para que você possa identificar possíveis pontos falhos em sua apresentação. 

Você receberá o feedback direto de seu público e existem várias maneiras de fazer isso.

Identifique qual a melhor estratégia para cada situação e submeta-a. Nenhuma apresentação é boa o suficiente para dispensar o retorno de seu público.

Seguindo esses passos, você estará mais próximo de realizar uma apresentação profissional. 

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