Keynote: o que é e como fazer apresentações neste programa

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Quando o assunto é programa de apresentação de slides, muita gente acha que o PowerPoint é a única opção do mercado. Ledo engano. A principal alternativa ao software da Microsoft é o Keynote, da aclamada Apple. 

Em todo o mundo, Steve Jobs se tornou notório por transformar a Apple em uma das multinacionais mais bem-sucedidas no mercado de eletrônicos e softwares para computadores e smartphones. 

O CEO também ficou conhecido por suas apresentações clean que, até hoje, são referência para gestores e empresários que procuram envolver o público com informação e humor. Para fazer suas apresentações, Jobs utilizava o Keynote. 

O programa da Apple tem conquistado cada vez mais adeptos pela qualidade das imagens e pela variedade de recursos disponíveis. Quer saber mais sobre o Keynote e entender como você pode criar uma apresentação cativante e impecável com este software?

Confira o nosso artigo de hoje e saiba tudo sobre essa ferramenta!

O que é o Keynote e quais são as suas principais vantagens?

Integrante da suíte de programas para escritório chamada iWork, o Keynote foi devolvido para criar apresentações de slides. Desde seu lançamento em 2005, o software se tornou uma das melhores opções para montar uma apresentação moderna, com opções de animação agradáveis, excelente acabamento e documentos multimídia.

Obviamente, a criatividade e a experiência do responsável pela apresentação contribui fundamentalmente para sua elaboração. No entanto, os dispositivos oferecidos pelo software da Apple garantem um design arrojado e fino. Atualmente, qualquer pessoa pode ter acesso ao programa por meio da versão beta do iCloud (sistema de nuvem da Apple), que disponibiliza a sua versão online.

Além do Mac, é possível usar o Keynote em outros dispositivos que contam com o sistema operacional iOS. A ferramenta também permite que você compartilhe sua apresentação com pessoas que usem um programa diferente, como o próprio PowerPoint. Para isso, basta exportar o seu arquivo no formato .pptx.

Alguns diferenciais da ferramenta

A possibilidade de inserir vídeos, fotos e arquivos multimídia em geral, com alta qualidade, é um dos diferenciais do Keynote. O programa permite que você adicione molduras e reflexos na imagem, destaque dados com gráficos interativos e faça transições com qualidade superior. O que costumamos dizer é que o Keynote oferece opções de animações mais agradáveis e melhor acabadas.

Mobilidade é destaque

Como o Keynote roda também em dispositivos móveis da Apple, o usuário ganha mobilidade ao poder rodar uma apresentação no iPad, por exemplo. Entre os destaques do programa neste dispositivo estão a facilidade de uso e de desempenho: você pode destacar alguns pontos da apresentação usando o dedo para desenhar nos slides. 

Há, ainda, diversas modalidades de exibição e a opção de procurar as apresentações pelo nome. Ao instalar o Keynote no iPad também é possível compartilhar os trabalhos protegidos por senha usando o link do iCloud.

Novidades para versão Mac

O Keynote conta com algumas novidades na sua versão para Mac. Em relação ao design estão disponíveis várias novas composições, como Orbital, Escala Grande e Grade. É possível, ainda, utilizar novos tipos de transições e aplicar desfoque de movimento a animações. 

Outro destaque é que agora o Keynote é compatível com GIFs animados, recurso que está sendo bastante utilizado nas redes sociais.  

Os gráficos também conquistam espaço com a possibilidade de criar formatos de dados completamente personalizados e controlar a ordem de sobreposição das etiquetas dos gráficos de bolhas. 

Em relação à edição, o Keynote permite que o usuário especifique diretamente os pontos de início e o de término dos vídeos, além de poder inverter a direção do texto, das tabelas e das listas. 

Como criar uma apresentação no Keynote?

Agora vamos mostrar o passo a passo do caminho para criar uma apresentação no software da Apple. Veja as nossas sugestões para aproveitar o software:

  • abra o programa e selecione o tema que deseja trabalhar. Eles oferecem opções de diagramação prontas e são o melhor caminho para quem está em contato pela primeira vez com o programa;
  • utilize o zoom para ver os detalhes de cada um dos templates. Dependendo da versão do programa, também é hora de escolher a resolução ideal para o seu slide. Usualmente, o padrão é utilizado é 1680x1050px;
  • o tema virá com caixa de texto pronta e afixada em alguns lugares no slide. Basta dar um duplo clique sobre ela para inserir o texto que deseja. Para movê-la de lugar, clique uma vez sobre a caixa e arraste-a para o destino final;
  • você pode inserir facilmente arquivos multimídia (imagens, áudio, vídeo) em sua apresentação. Para isso, basta clicar em “Mídia” — na parte superior central da tela — e escolher o arquivo que deseja inserir;
  • se quiser tirar o fundo de uma imagem, vá em “Imagem” (no lado superior direito) e clique em “Alfa Instantâneo”. Esse recurso permite que você selecione uma cor e a torne transparente ou do mesmo tom do fundo que está sendo utilizado;
  • tanto para textos quanto para imagens é possível adicionar efeitos. Eles podem deixar a apresentação mais viva e chamativa, se forem utilizados com cautela. Para explorá-los, clique sobre o elemento e depois clique em “Animar”, no lado superior direito. Você verá que existem diversas opções de transição. Ao colocar um efeito, é importante avaliar se a leitura do conteúdo não foi comprometida;
  • para criar um novo slide, basta clicar em “Adicionar Slide”. Há diversas opções relacionadas ao tema escolhidos;
  • você também pode inserir comentários que servirão como lembretes daquilo que deverá falar no momento em que determinado slide aparecer. Não se preocupe, esses comentários só são visualizados na tela do seu computador, eles não entram na projeção!;
  • por fim, se você quiser ver como a apresentação está enquanto cria, basta clicar em “Reproduzir”.

É possível integrar o Keynote com iPhone e iPad?

Para deixar a apresentação ainda mais dinâmica, o apresentador pode transformar seu iPhone ou iPad em um controle remoto para passar os slides. Veja abaixo como fazer:

  • certifique-se de que o Wi-Fi e o Bluetooth do gadget que você deseja conectar estão ligados;
  • abra o Keynote no smartphone ou no tablet e clique no segundo botão do lado esquerdo da tela;
  • em seguida, clique no botão “Continuar” e deixe o aplicativo rodando;
  • no Keynote do computador, vá em Preferências > Controle Remoto > Ativar;
  • depois disso, clique no botão “Vincular”, que estará em frente ao nome do aparelho que será o controle remoto;
  • o programa gerará um código que será exibido no gadget. Se estiver correto, clique em “Confirmar” e depois em “Rep”;
  • Pronto! Agora é só apresentar!

É claro que cada programa para criar apresentações tem suas vantagens e desvantagens. O Keynote é ideal para pessoas que buscam uma ferramenta que ofereça a possibilidade de inserir arquivos multimídia e que prezam por acabamento de qualidade e layout impecável. Vale investir!

É claro que cada programa para criar apresentações tem suas vantagens e desvantagens. O Keynote é ideal para pessoas que buscam uma ferramenta que ofereça a possibilidade de inserir arquivos multimídia e que prezam por acabamento de qualidade e layout impecável. Vale investir!

Seguindo essas dicas, você criará um bela apresentação no Keynote. Mãos à obra! 

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter para receber textos como este em sua caixa de entrada! Basta inserir o seu e-mail na caixa logo abaixo do banner!

Até mais!

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena!  

 Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link