16 bancos de imagens gratuitos para apresentações profissionais

12 minutos para ler
admin
Por Marketing

Neste artigo, selecionamos uma lista com 16 bancos de imagens gratuitos para apresentações profissionais. Você poderá baixar as imagens destes sites, para enriquecer o Design das apresentações que for criar.

O público está mais exigente para as apresentações profissionais de impacto. Ele exige mais do Conteúdo apresentado, da Performance do apresentador ou orador, e também do Design que será apresentado.

Estes são os pontos que levantamos, quando tratamos da Metodologia CDP, com um aspecto complementando e enriquecendo o outro.

Porém, falando especificamente do Design de apresentações profissionais, as imagens diferenciam apresentações massantes, repletas de texto. Elas suavizam o conteúdo apresentado e também permitem, quando bem encaixadas, dar contextualização visual à história contada pelo apresentador.

Mas a grande notícia é que você não precisa gastar dinheiro para escolher boas imagens para suas apresentações!

Neste artigo, listamos 16 bancos de imagens gratuitos para apresentações profissionais. Guarde esta lista com você, para sua próxima apresentação, e ainda veja dicas muito úteis, para utilizá-las corretamente. Vamos lá?

Conheça 16 bancos de imagem gratuitos para apresentações profissionais

É comum que algumas pessoas utilizem imagens disponíveis na internet, encontradas em buscadores, como o Google. No entanto, essa postura é arriscada, pois a maioria das fotos e artes encontradas nestas fontes estão protegidas por direitos autorais.

O outro ponto importante é a qualidade da imagem para a apresentação. Imagens com baixa resolução, falta de foco ou escuras, tendem a passar uma má impressão ao seu público.

Para dar aquela turbinada em suas apresentações profissionais, conheça as nossas 16 indicações de bancos de imagens gratuitos para apresentações profissionais:

1. MorgueFile

Visual limpo, facilidade para encontrar o que deseja e banco de imagens grátis com boa resolução: esses são os pontos forte do MorgueFile. Lembrando que, como o site é em inglês, você precisa fazer todas as buscas neste idioma.

Para quem busca agilidade e praticidade, na hora de realizar a busca, ele tem a vantagem de não fazer cadastro para ter acesso ao banco de imagens gratuitas.

Ele possui uma variedade bem ampla de fotos e imagens de alta qualidade disponíveis, ajudando você a não repeti-las ao longo das diversas apresentações.

2. FreePhoto Bank

FreePhoto Bank é a segunda dica de nossa lista. Apesar de não ter um visual muito amigável, o canal tem imagens de uma comunidade enorme de fotógrafos profissionais do todo o mundo.

Definitivamente, o tamanho do acervo desse banco de imagens é um de seus destaques.

Outra vantagem é que o site dispensa cadastro para baixar as imagens. Ele exige pagamento em uma parcela do acervo, mas que só é necessário se você utilizar um volume muito grande de imagens.

3. Dreamstime

Se você busca um banco de imagens gratuitas para apresentações que não irá te deixar na mão, no quesito variedade, o Dreamstime é o site perfeito para você.

É uma das galerias gratuitas com o maior número de acessos diários. E isso não é à toa, já que o Dreamstime conta com “apenas” 9 milhões de fotos, sendo a maior parte com licença aberta em seu acervo.

4. Openphoto

Se você não está familiarizado com bancos de dados e busca algo mais intuitivo, o Openphoto é uma boa solução para a busca de imagens para apresentações.

Ele possui uma navegação fácil, bem semelhante ao Flickr, o que facilita a vida daqueles que realmente possuem alguma dificuldade com bancos de imagens gratuitas.

Apesar das fotos serem de licença aberta, com restrição apenas ao uso comercial, o site solicita que seja informado o autor, na hora do uso.

5. Free Images

Free Images é um banco de imagens gratuitas que conta com mais de 400 mil fotos e imagens que você pode usar. Ele tem um visual semelhante a de uma landing page e é bem fácil de ser utilizado.

Para baixar as fotos é necessário fazer um cadastro uma única vez. No site, há uma divisão por categorias e por palavras-chave e as imagens do banco podem ser usadas com fins comerciais, recreativos ou artísticos. O que é perfeito para apresentações profissionais.

Leia também: 13 ferramentas gratuitas para criar apresentações de slides

6. Everystockphoto

Everystockphoto é uma espécie de Google dos bancos de imagens gratuitas.

Então, se você quer realizar uma busca rápida para encontrar uma imagem para apresentação com uma temática específica, o Everystockphoto é uma boa opção pra você.

O único problema é que nem todas as imagens apresentadas pelo site são de bancos gratuitos. Por isso, pode ser que a imagem perfeita que você encontrou seja de um banco que cobre pelo download dela.

7. Pexels

Pexels oferece opções de imagens perfeitas para manipulação, pois todas as opções têm resolução e qualidade bem altas.

É, talvez, a opção com o layout mais simples que podemos encontrar nesta lista. Além disso, para baixar qualquer imagem é muito fácil, pois não há necessidade de cadastro algum.

8. Unprofound

Unprofound é um site com um layout bem elegante e que possui uma característica bem interessante: a busca por cor.

Se você, por exemplo, estiver dando uma palestra sobre design e for falar sobre uso das cores, poderá encontrar neste banco de imagens gratuitas, fotos nas quais predominam a cor que está buscando. É uma funcionalidade bem bacana para apresentações mais específicas.

9. Public Domain Pictures

Public Domain Pictures é uma opção bem interessante, pois reúne diversas imagens que já caíram em domínio público e, por isso, não enfrentam qualquer tipo de problema com direitos autorais ou outros tipos de licença.

Outra facilidade do site é a divisão por categorias, o que facilita na hora de buscar por um tema específico relacionado à sua apresentação.

10. Free Digital Photos

Free Digital Photos é uma boa opção para captar para imagens para apresentações profissionais, pois possui um acervo formado predominantemente por material enviado por profissionais, entre fotógrafos, ilustradores e designers.

Ainda assim, as galerias de imagens são totalmente livres de direitos autorais.

Ele também disponibiliza imagens de alta qualidade. Porém, é necessário realizar um rápido cadastro para acessar as imagens.

Leia também: Identidade Visual – O que é e qual a importância para a sua empresa

11. Startup Stock Photos

Startup Stock Photos é uma excelente opção para conseguir imagens para apresentações de startups, designers e agências de marketing digital.

Isto porque o acervo dele é constituído por fotos disponibilizadas por pessoas e organizações que atuam nessas áreas e abrem suas imagens ao domínio público. Para baixar, é muito simples, sem a necessidade cadastro.

12. Pixabay

Pixabay é um dos bancos de imagens para apresentações mais utilizados pelos profissionais. Isto porque o site possui um grande número de imagens de diversos temas, totalmente gratuitas e em alta definição.

Também é possível baixar imagens vetoriais, com resoluções que vão desde imagens menores (640 x 425), até maiores (3000 x 1994).

Vale a ressalva que, para estas imagens maiores, é necessário se cadastrar no site para baixá-las.

13. Flickr

Flickr é mais conhecido por ser uma rede social do que uma banco de imagens gratuitos. Mas, com cerca de 13 bilhões de imagens em seu acervo, acabou se tornando um dos maiores bancos de imagens gratuitos que existem.

Para encontrar imagens para apresentações profissionais, basta fazer uma busca, podendo ver quem publicou e quantas curtidas a imagem teve, e baixá-la.

Porém, fique atento às licenças das imagens, pois algumas delas possuem limitações de uso. Para evitar problemas, na horas de buscar imagens na plataforma, marque a opção: “Busque apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons”.

14. Vecteezy

Quando se trata da busca de imagens para apresentações profissionais, o uso de gráficos e vetores poderá dar aquele diferencial ao design utilizado. Neste ponto, o Vecteezy é uma ótima opção.

A plataforma oferece milhões de gráficos, ícones, planos de fundo, botões e ilustrações, feitas por artistas de todo o mundo, para o design de suas apresentações.

Além das opções de imagens gratuitas, o site também possui planos pagos, para uso das imagens em grandes projetos comerciais.

15. Pikwizard

Um dos mais recentes bancos de imagens gratuitos para apresentações e que já vêm ganhando muita popularidade é o Pikwizard.

O site possui mais de 100.000 imagens completamente gratuitas, sendo que mais de 20.000 delas são exclusivas do Pikwizard. Além disso, o site adiciona diariamente novas imagens à biblioteca, rumo ao objetivo final de chegar a mais de 1 milhão de imagens.

O Pikwizard é ideal para quem precisa de imagens de pessoas em suas apresentações, o que é mais difícil de serem encontradas em outros bancos gratuitos.

Pesquise, por exemplo, “office” ou “meeting” na plataforma e você poderá encontrar aquele imagem que tantou buscou por aí, com qualidade e totalmente livre para ser utilizada em suas apresentações.

16. Unsplash

Para finalizar a nossa lista, apresentamos o Unsplash. O site, apesar de todo em inglês, possui uma dinâmica diferenciada, a de apresentar imagens relacionadas ao termo pesquisado.

O que poderá te dar muitas ideias de possibilidades de imagens para apresentações profissionais.

Para baixar as imagens, basta clicar diretamente nelas ou, então, adicioná-las à sua coleção dentro da plataforma.

Agora que você conheceu estas opções de bancos de imagens gratuitos, continue conosco, para conhecer as melhores maneiras de utilizar estas imagens, em suas apresentações profissionais!

Porque utilizar imagens em apresentações profissionais?

Naturalmente, é difícil se concentrar em um apresentação de slides com excesso de textos. Afinal, a informação mais consistente deve ser repassada de forma verbal, dinâmica e explicativa, quando a abordagem não é presencial.

Além disso, este formato, quando sem o uso de imagens, não provoca o mesmo impacto nas emoções de sua audiência.

O ser humano é muito visual e boa parte do nosso cérebro se dedica ao processamento de imagens.

Por isso, uma apresentação bem elaborada é de extrema importância e, para isto, o uso de imagens é fundamental, pois deixará a audiência mais curiosa e atenta ao assunto apresentado.

Mas atenção! Suas imagens não devem ser escolhidas apenas para deixar sua apresentação mais bonita. É preciso pensar na estratégia e na melhor forma de impactar as pessoas, buscando sempre o equilíbrio do Conteúdo com o Design.

Atente-se também ao equilíbrio necessário entre as imagens e os demais elementos da apresentação, evitando que haja uma poluição visual.

Sendo assim, é necessário incluir em suas apresentações imagens associadas ao Conteúdo trabalhado, compondo uma percepção visual dos assuntos abordados e ajudando a contar a história desejada.

Como escolher as imagens para apresentações profissionais?

Uma boa maneira para inserir imagens na sua apresentação profissional, é usando o recurso da metáfora.

Esta técnica vai ajudar a despertar as emoções certas no seu público e ainda fazer com que eles sejam conectados à outras ideias de conhecimento geral deles.

Por isso, antes de escolher o que vai apresentar, é importante lembrar que você tem que conhecer um pouco mais das pessoas para quem irá falar.

Além de ter em mente que o seu objetivo com essas imagens será o de levar os espectadores a caminharem junto com você, na apresentação.

Se você recorrer ao storytelling para a sua apresentação, as imagens podem ser o pano de fundo perfeito da sua narrativa e podem prender mais ainda a atenção das pessoas. Pois irá ajudá-las a visualizar o que estão ouvindo.

Conclusão

O uso de imagens para apresentações profissionais é um dos pontos que diferencia o Design do que será mostrado ao público.

Além de ajudar a enriquecer o Conteúdo da apresentação, as imagens também irão se relacionar com a Performance do apresentador, já que o ajudarão a contextualizar a história que irá contar no palco.

A grande notícia é que, para a sua próxima apresentação profissional, você não precisa comprar imagens para inserir nos seus slides. Utilizando qualquer um destes 15 sites que apresentamos a você, será possível captar imagens gratuitas e em alta resolução.

No entanto, fique atento à questões de direitos autorais, para evitar problemas com o seu material.

E lembre-se: encaixe as imagens dentro de um contexto e respeitando a identidade visual da sua apresentação. Assim, elas irão te ajudar a contar a história e ainda causarão uma boa impressão no público.

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena!  

 Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link