7 formas para aumentar a sua captação de clientes
A venda de produtos e serviços está entre as atividades mais importantes para o sucesso de um negócio. É por meio das vendas em que as possibilidades de rentabilidade e lucro de uma empresa crescem. E este é o motivo que a captação de clientes se faz necessária.
Essa atividade, porém, não é tão simples, exige dedicação e investimento em estratégias, ações e planejamento direcionados para o público que a empresa deseja atingir.
Algumas dicas podem fazer a diferença para quem não sabe por onde começar ou precisa de novas ideias de captação. Um alinhamento adequado e objetivos bem definidos poderão aumentar o número de clientes que a sua empresa gostaria de captar.
O que é a captação de clientes
A captação de clientes é um processo formado por estratégias e ações desenvolvidas por empresas para atrair um público de interesse para seus produtos e/ou serviços.
Com ações específicas e direcionadas, as chances de atingir pessoas que não conheciam suas soluções ou que compravam e contratavam de seus concorrentes aumentam.
O público está cada vez mais exigente, tornando a captação de clientes um desafio para muitos negócios. E o sucesso financeiro depende diretamente do volume de vendas efetivadas e do retorno proporcionado por elas. Entretanto, para isso, é necessário ir além da criatividade. Analisar dados, cruzar informações e saber quem alcançar é fundamental.
Como captar mais clientes
O processo começa com a definição do perfil de cliente que a empresa quer atingir e com a escolha dos canais que serão usados para se relacionar com esse público.
Em seguida, deve-se criar um planejamento com o cronograma de ações. Documentar tudo é essencial para que a empresa possa avaliar as atividades que foram executadas e metrificar os resultados de cada uma delas. Assim, ao final de cada etapa, uma avaliação sobre o que deu certo e o que não deu é simplificada. Os ajustes de percurso também são identificados com mais facilidade.
1. Conheça bem o seu público
Pode parecer óbvio, mas esse é o primeiro ponto e o princípio de qualquer estratégia. Conhecer bem o público e saber exatamente o que ele procura é fundamental durante a captação de clientes.
O cliente precisa enxergar valor nas propostas oferecidas por determinado produto ou serviço, caso contrário ele pode se interessar por outras. Em linhas gerais, é preciso que a oferta resolva um problema ou melhore os resultados necessários.
Para definir o público do seu negócio, fazer pesquisas, entrevistas e levantamento de dados é necessário para ter um recorte mais preciso. Estudar comportamentos e hábitos também é uma boa prática. Quanto mais informações conseguir, melhor será para regência das suas ações.
2. A captação deve estar alinhada com a solução
A solução oferecida deve estar alinhada com a estratégia e o direcionamento da captação. Causar frustrações nos clientes ao oferecer um produto ou serviço que não poderá atendê-lo é inaceitável. Além de perder a oportunidade de venda para outras empresas, há o risco de manchar sua reputação de mercado.
Quando o cliente busca por um produto ou serviço, ele está à procura de algo que solucione seus problemas.
3. Presença em eventos
Eventos corporativos são ótimas vitrines para uma empresa, produtos ou serviços. Além do networking proporcionado, marcar presença com soluções, estar à disposição de clientes, tirar dúvidas e mostrar a usabilidade de produtos e aplicação de serviços funciona bem.
Participe de eventos relacionados ao segmento de mercado em que atua ou daqueles mais atrativos para o seu público ideal. Desenvolva materiais de distribuição e tenha certeza de que as informações estão claras, objetivas e de fácil entendimento.
4. Monitore a concorrência
Saber o que seus concorrentes estão fazendo auxilia na criação ou adaptação de estratégias que podem gerar resultados para o seu negócio.
Analisar ações de concorrentes para entender o que funciona ou não, é um caminho para identificar quais estratégias funcionam e o que está dando errado. Além disso, é possível obter insights e ideias para ações autorais.
5. Educação dos clientes
Uma pesquisa feita pela SPC em parceria com a CNDL revelou que 47% dos consumidores pesquisam na internet antes de fechar uma compra em lojas físicas. Esse dado mostra que a decisão de compra é embasada pelo nível de informação sobre produtos e serviços que uma empresa oferece.
Por meio da produção de conteúdo relevante em blogs, redes sociais e e-mail marketing, cria-se autoridade no mercado e mais relevância para o público. Na hora de contratar um serviço ou comprar um produto, aquele mais bem explicado e posicionado, será lembrado.
6. Parcerias estratégicas
Parcerias podem ser feitas de diferentes maneiras. Uma opção muito comum são as com influenciadores digitais.
Ela pode ser feita por meio de uma troca: a empresa oferece algo para o influenciador e ele produz algum conteúdo citando um de seus produtos, serviços, nome, ou ainda, com outros segmentos que podem complementar a oferta.
7. Canais de captação de clientes
Por muitos anos, as empresas utilizaram o telefone e os vendedores de porta em porta para a prospecção e captação de clientes. Porém, a internet se tornou um meio mais eficiente para isso.
Com o marketing digital, por exemplo, é possível criar desde pagas em buscadores e redes sociais, e utilizar metodologias e técnicas para conquistar visibilidade de maneira orgânica.
O SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, é um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar os sites para que eles apareçam no topo dos resultados dos motores de busca.
O papel do empresário na captação de clientes
As ações de captação de clientes costumam ser centralizadas na equipe de vendas e de marketing de uma empresa. Esses profissionais são responsáveis por criar estratégias e executar ações que vão atingir os clientes.
O empresário, porém, também deve ser envolver, pois a forma com que ele se posiciona e suas ações terão forte impacto sobre a captação. Esse profissional deve saber se apresentar - e para isso, pode contar com os treinamentos, ter boa performance nas reuniões de negócios, ter experiência e habilidades com as apresentações de propostas, além de boas ideias para se envolver e participar da captação.
Os treinamentos para preparar os profissionais, tanto da área de vendas, quanto de outros departamentos - e até para os gestores -, podem ser feitos por meio de vídeos, cursos e apresentações. Diversas empresas têm se preparado para captar seus clientes utilizando esses recursos, com isso, as equipes são melhor preparadas para lidar e conquistar novos públicos.
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