Como conquistar um investidor? Veja dicas infalíveis para isso!

7 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Fique por dentro de algumas práticas e saiba como conquistar um investidor para o seu negócio ou a sua empresa

A maioria das empresas precisa de um bom investidor, para que ela possa expandir o negócio e obter capital. Caso contrário, as dificuldades poderão ser maiores e os recursos escassos.

Mas, é claro que atrair um investidor ou receber um certo investimento não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é preciso planejamento, táticas e até mesmo alguns artifícios especiais.

Se você estiver neste processo de chamar a atenção do seu futuro investidor e trazer ele para dentro do time, acompanhe nossas dicas, pois mostraremos ótimas formas disso se tornar mais prático e rápido:

1- Apresentações para consquitar um investidor

A primeira e, em nossa opinião, uma das melhores maneiras de atrair investidores é através das apresentações. Inclusive, sugerimos logo de cara que você já dê uma olhada na matéria “Como criar uma apresentação para atrair investidores“.

As apresentações para investidores são excelentes para que eles possam compreender exatamente tudo sobre o seu negócio/produto. Além disso, é um momento onde você poderá sanar todas as dúvidas que eles tiverem e alinhar as metas e propostas futuras.

Algumas dicas que gostaríamos de dar para quem for realizar uma apresentação para investidores é que usem e abusem de recursos como:

  • Persuasão
  • Gatilhos mentais
  • Exposição de dados e resultados reais
  • Prova social
  • Estratégia de venda

2- Novidade/Inovação

Digamos que você é o gestor de uma empresa e está querendo despertar interesse do seu negócio para um grande investidor. Antes de qualquer coisa, pense em quantas pessoas este investidor pode estar em contato (muitas vezes ofertando o mesmo produto que o seu, inclusive) e na preciosidade do tempo dele. Por isso, para que a sua empresa chame a atenção deste investidor e faça com que ele queira definitivamente “fechar com você”, será preciso algo novo, algo único e imperdível.

Sempre que um investidor se depara com uma novidade/inovação, pode ter certeza que as chances dele se sentir mais atraído pelo seu negócio ou a sua empresa serão muito maiores. Afinal, ninguém quer depositar um capital em algo que já está fazendo sucesso no mercado, concorda?

Por isso, reflita bastante sobre este ponto. O que o seu produto ou serviço tem de inédito para impactar de maneira única aquela pessoa? Ou, ainda, por que um investidor não pode perder a chance de realizar um investimento poderoso na sua empresa?

3- Pitch de vendas

Assim como as apresentações para investidores – que são trabalhadas por nós da Smartalk – saiba que outra ferramenta muito potente – que também indicamos bastante para os nossos clientes – é o Pitch de vendas.

Se você ainda não está familiarizado com este termo, saiba que o Pitch de vendas é uma técnica que tem como objetivo auxiliar o vendedor a captar clientes – de forma muito sucinta e eficiente! É aquela famosa “conversa de elevador”, onde em poucos minutos você faz uma breve apresentação do que quer oferecer!

Para isso, também temos algumas leituras interessantes. Aproveite:

4- Gestão transparente

Outra dica muito valiosa de como conquistar um investidor é a gestão transparente.

Um investidor vai ficar realmente envolvido com o que você tem a oferecer e com o que a sua empresa pode alcançar no momento em que ele enxergar uma gestão de negócio 100% clara, onde todos os aspectos são alinhados. E, essa transparência tem a ver com questões como, por exemplo: gastos, lucros, projeções, dívidas e etc.

5- Planejamento/Organização

Para atrair um bom investimento/investidor para o que quer que você precise, aqui vai a dica de ouro: faça um bom e eficaz planejamento. Organize, por exemplo, um plano de negócios, de forma que ele tenha as estratégias, seja a curto, médio ou até mesmo longo prazo.

Pode parecer bobagem, mas isso conta muitos pontos para o investidor que ainda está conhecendo a sua empresa. Mostrar que você tem autonomia sobre tudo e está preparado para os percalços e prospecções futuras fará com que ele fique mais interessado em trabalhar com você. Pode apostar!

Leia também:

6- Como consquistar um investidor: Persistência

Antes de tudo, persistência não quer dizer insistência, então logo de quebra saiba que estas duas coisas são distintas e merecem a sua atenção.

Ser uma pessoa que persiste em algum objetivo – sendo este caso o de atrair um investidor – é ser uma pessoa que acredita em uma ideia e confia no potencial que ela tem a proporcionar. E, isso é algo que devemos valorizar.

Não seja, por exemplo, aquele que faz uma tentativa com um investidor, e por ele não “abraçar a causa” já acha que a proposta não é boa ou simplesmente desiste. Lembre-se: nem sempre as coisas saem como o planejado, e isso não tem nada a ver com fracasso, mas sim com a sua vontade de persistir, confiar e fazer acontecer!

Muitos investidores aparecerão e, assim como tudo na vida, muitos “nãos” baterão a sua porta. No entanto, vale a pena perseverar, pois esta é, sem dúvidas, uma grande chave para o sucesso!

7- Eventos/Convívio social

Outra prática muito simples para atrair investidores é indo até eventos e obtendo o convívio social de acordo com o seu segmento de negócio.

Se você estiver no lugar certo e com as pessoas certas, as possibilidades de apresentar à sua proposta e conseguir atingir o seu objetivo são bem grandes. Por isso, não perca esta chance!

8- Equipe/time

Uma dica que também não poderia faltar neste artigo sobre práticas para atrair investidores é a que se refere a sua equipe, time!

Se você está em busca de um investimento grande ou então de um investidor de alto potencial, precisa ter em mente que isso exigirá um trabalho árduo e extremamente qualificado. E, aí a pergunta que gostaríamos que você refletisse é: “O seu time ou a sua equipe está preparado para isso?”. E, ainda, “Você conta com uma equipe que possa suprir estas demandas?”.

De nada adianta ter uma ideia super interessante, um investidor disposto a oferecer o capital e não possuir pessoas preparadas ou a quantidade de gente ideal para levar tudo isso adiante. Sendo assim garanta que terá tudo isso em mãos e atraia o seu investidor já sabendo de tudo o que poderá entregar a ele, sem enganações ou possíveis imprevistos!

Estabelecemos muitas dicas legais para que você possa chamar a atenção de investidores para a sua empresa ou o seu negócio.

Se interessou sobre isso e quer saber mais ainda sobre este assunto? Entre em contato com a nossos especialistas.

fale_conosco