Como criar uma apresentação para atrair investidores

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admin
Por Marketing

Se você ainda não sabe como abordar os interessados em apostar no seu negócio, este artigo é para você!

Aqui mostraremos como deve ser o pitch para a sua apresentação e o que deve ser organizado antes de iniciar a sua busca por recursos. 

Depois de muito trabalho, muita pesquisa e muito investimento, você finalmente conseguiu abrir a sua empresa. Ótimo trabalho! Precisa expandir o seu negócio e captar recursos? Então agora é hora de atrair investidores, certo?

Ao longo do texto daremos dicas de como destacar os pontos mais importantes da empresa e os diferenciais do seu produto, além de mostrar como devem ser os materiais complementares à sua fala no dia do pitch. 

Boa leitura!

Planejando a apresentação para atrair os investidores

Roteiro/Planejamento

Antes de abrir o PowerPoint e escrever tudo que lhe vem à cabeça sobre a sua empresa, você precisa planejar exatamente o que vai dizer, do início ao fim. Tente, por exemplo, contar um pouco da sua trajetória para criar uma linha do tempo de como você chegou até ali. Para isso, estabelecemos um mini questionário:

  • Como começou uma ideia ou um negócio;
  • Qual é o objetivo principal da sua ideia ou do seu negócio;
  • Quais foram os obstáculos enfrentados;
  • Por que esta ideia ou este negócio é importante para os seus investidores;
  • Por que esta ideia ou este negócio é uma oportunidade para o mercado;
  • Principais vantagens que esta ideia ou este negócio trará – seja para os investidores ou o mercado em si;
  • Como deseja impactar as pessoas ou mundo com esta ideia ou este negócio.

Pronto, agora você já trilhou uma ordem cronológica de tudo o que era preciso para que o seu investidor entenda um pouco sobre a sua ideia ou o seu negócio. Que tal começar a planejar alguns recursos para deixar esta apresentação ainda mais interessante?

Storytelling

Uma técnica que consideramos imprescindível para qualquer tipo de apresentação, mas, principalmente, a de investidores, é a de Storytelling. Ela é fundamental para construir uma narrativa capaz de prender a atenção dos investidores e de gerar neles sentimentos como identificação e empatia. Apenas tome cuidado para não “enrolar”: essa não é a ideia. A história deve ter a ver com a mensagem que você quer passar, ser interessante e mostrar o que a sua empresa tem de melhor. 

Para elaborar o seu Storytelling de sucesso, siga algumas dicas que apresentamos nas matérias abaixo:

Linguagem

Para não errar no tom, pense no seu público-alvo e tente colocar-se no lugar dele para testar a pertinência da sua apresentação. Compartilhe a sua história com amigos e peça feedbacks: isso será bom tanto para validar as suas ideias quanto para treinar a sua fala.

Lembre-se de que o seu investidor estará avaliando você a todo momento — ele estará de olho na qualidade do que você oferece e, principalmente, na maneira como você expõe o produto. 

Portanto, tente resolver todas as possíveis dúvidas com a sua apresentação e, caso haja outras dúvidas ao final, responda de maneira completa e, ao mesmo tempo, sucinta e objetiva. É muito importante que os seus investidores saiam da apresentação com o máximo possível de entendimento dela, tudo bem?

Para saber mais sobre todos os pontos que a sua apresentação deve contemplar, confira o tópico a seguir!

Mão na massa: passos fundamentais da apresentação

Quer saber quais são aqueles itens indispensáveis para fisgar os investidores ao longo da sua apresentação? Acompanhe os próximos tópicos!

Venda muito bem seu produto ou serviço

De nada adiantará contar a melhor história do mundo aos investidores se o seu produto não for realmente valioso. Eles precisam ver valor para entender o tamanho do mercado da sua empresa e no potencial de crescimento dela para ter vontade de investir. 

Por isso, sua apresentação deve sempre focar nos diferenciais, nos pontos positivos e na penetração do seu produto no mercado. Se possível, acrescente dados à sua história para demonstrar de modo mais palpável a aceitação do seu produto ou serviço em meio aos clientes. 

Os dados são muito interessantes para passar ainda mais credibilidade para o que você está falando, portanto não hesite em colocá-los quando possível – e de maneira cautelosa, claro. Aproveite, inclusive, para ler o texto:

Além de tudo, pesquise sobre as pessoas para as quais você fará a apresentação para encontrar sinergia entre o propósito delas — e os tipos de negócios nos quais elas investem — e o que você oferece. 

Quando você tem o total entendimento de com quem está falando, as chances de ser mais certeiro na fala e até mesmo na forma com que conduzirá a apresentação são maiores e melhores.

Revele o seu plano de negócios e de desenvolvimento

Esse item pode soar um pouco estranho em uma apresentação para atrair investidores, mas ele é importante para mostrar como vocês trabalham e para reforçar que existe uma cultura orientada a resultados na sua empresa. 

Conte um pouco sobre o seu plano de negócios, sobre as ferramentas que utilizam para medir e alcançar os objetivos de curto e médio prazo, sobre como lidam com problemas que surgem no dia a dia e sobre onde desejam estar em alguns anos. 

Contar um pouco sobre a sua atuação também pode fazer com que os investidores entendam que você tem um papel atuante dentro da empresa e que sabe bastante sobre o que está falando.

Construa um pitch irresistível

Como mencionamos, o Storytelling pode ser um diferencial e tanto quando você está na disputa por um investimento. Afinal, ele tem um enorme potencial de engajamento e de passar a sua mensagem de forma mais pessoal e didática. 

No entanto, você deve estar preparado para tudo. Por isso, recomendamos que você também tenha, na ponta da língua, um pitch muito bem construído. Para a sua sorte, nós criamos uma metodologia infalível para isso!

O NEOSA é um método de construção de pitch que facilita a memorização de tudo o que o seu público precisa saber sobre você para ter interesse em conhecê-lo melhor e agendar um segundo encontro. 

Aproveite e leia também outros artigos nossos sobre pitch de vendas:

Capriche na parte visual da apresentação

Agora que você já sabe para quem vai falar e exatamente o que vai falar, finalmente é hora de construir os slides que apoiarão visualmente a sua apresentação.

Tente ser minimalista e, ao mesmo tempo, impactante! Não coloque muitas informações em uma mesma tela, pois isso pode acabar confundindo os investidores. Use nos slides somente algumas palavras-chave, imagens, vídeos ou frases mais impactantes. 

Lembre-se sempre: MENOS É MAIS!

A apresentação visual deve ser apenas um apoio ao que você diz. Não deixe que os slides ofusquem o seu brilho. Você é o protagonista neste momento! 

Ao alinhar Storytelling, produto/serviço com bom potencial, plano de negócios e de desenvolvimento bem estruturado e uma apresentação com cara profissional você estará a um passo de fechar um negócio que pode mudar a história da sua empresa! 

Siga todas essas dicas e você certamente fará uma apresentação convincente e digna de captar recursos valiosos para o seu empreendimento. 

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Até breve!

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