Como criar uma apresentação para atrair investidores

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admin
Por Marketing

Depois de muito trabalho, muita pesquisa e muito investimento, você finalmente conseguiu abrir a sua empresa. Ótimo trabalho! Precisa expandir o seu negócio e captar recursos? Então agora é hora de atrair investidores, certo?

Se você ainda não sabe como abordar os interessados em apostar no seu negócio? Este artigo é para você! Aqui mostraremos como deve ser o pitch para a sua apresentação e o que deve ser organizado antes de iniciar a sua busca por recursos. 

Ao longo do texto daremos dicas de como destacar os pontos mais importantes da empresa e os diferenciais do seu produto, além de mostrar como devem ser os materiais complementares à sua fala no dia do pitch. 

Boa leitura!

Planejando a apresentação para atrair os investidores

Antes de abrir o PowerPoint e escrever tudo que lhe vem à cabeça sobre a sua empresa, você precisa planejar exatamente o que vai dizer, do início ao fim. Tente contar um pouco da sua trajetória para criar uma linha do tempo de como você chegou até ali. 

Use técnicas de storytelling para construir uma narrativa capaz de prender a atenção dos investidores e de gerar neles sentimentos como identificação e empatia. Apenas tome cuidado para não “enrolar”: essa não é a ideia. A história deve ter a ver com a mensagem que você quer passar, ser interessante e mostrar o que a sua empresa tem de melhor. 

Para não errar no tom, pense no seu público-alvo e tente colocar-se no lugar dele para testar a pertinência da sua apresentação. Compartilhe a sua história com amigos e peça feedbacks: isso será bom tanto para validar as suas ideias quanto para treinar a sua fala.

Lembre-se de que o seu investidor estará avaliando você a todo momento — ele estará de olho na qualidade do que você oferece e, principalmente, na maneira como você expõe o produto. 

Portanto, tente resolver todas as possíveis dúvidas com a sua apresentação e, caso haja outras dúvidas ao final, responda de maneira completa e, ao mesmo tempo, sucinta e objetiva. 

Para saber mais sobre todos os pontos que a sua apresentação deve contemplar, confira o tópico a seguir!

Mão na massa: passos fundamentais da apresentação

Quer saber quais são aqueles itens indispensáveis para fisgar os investidores ao longo da sua apresentação? Acompanhe os próximos tópicos!

Venda muito bem seu produto ou serviço

De nada adiantará contar a melhor história do mundo aos investidores se o seu produto não for realmente valioso. Eles precisam ver valor para entender o tamanho do mercado da sua empresa e no potencial de crescimento dela para ter vontade de investir. 

Por isso, sua apresentação deve sempre focar nos diferenciais, nos pontos positivos e na penetração do seu produto no mercado. Se possível, acrescente dados à sua história para demonstrar de modo mais palpável a aceitação do seu produto ou serviço em meio aos clientes. 

Pesquise sobre as pessoas para as quais você fará a apresentação para encontrar sinergia entre o propósito delas — e os tipos de negócios nos quais elas investem — e o que você oferece. 

Revele o seu plano de negócios e de desenvolvimento

Esse item pode soar um pouco estranho em uma apresentação para atrair investidores, mas ele é importante para mostrar como vocês trabalham e para reforçar que existe uma cultura orientada a resultados na sua empresa. 

Conte um pouco sobre o seu plano de negócios, sobre as ferramentas que utilizam para medir e alcançar os objetivos de curto e médio prazo, sobre como lidam com problemas que surgem no dia a dia e sobre onde desejam estar em alguns anos. 

Contar um pouco sobre a sua atuação também pode fazer com que os investidores entendam que você tem um papel atuante dentro da empresa e que sabe bastante sobre o que está falando.

Construa um pitch irresistível

Como mencionamos, o storytelling pode ser um diferencial e tanto quando você está na disputa por um investimento. Afinal, ele tem um enorme potencial de engajamento e de passar a sua mensagem de forma mais pessoal e didática. 

No entanto, você deve estar preparado para tudo. Por isso, recomendamos que você também tenha, na ponta da língua, um pitch muito bem construído. Para a sua sorte, nós criamos uma metodologia infalível para isso!

O NEOSA é um método de construção de pitch que facilita a memorização de tudo o que o seu público precisa saber sobre você para ter interesse em conhecê-lo melhor e agendar um segundo encontro. 

Ele engloba itens como Nome, Experiência, Objetivos, Solução e Alívio. Para saber o que cada uma dessas palavras representa, clique aqui e confira o nosso artigo sobre o Método NEOSA!

Capriche na parte visual da apresentação

Agora que você já sabe para quem vai falar e exatamente o que vai falar, finalmente é hora de construir os slides que apoiarão visualmente a sua apresentação.

Tente ser minimalista e, ao mesmo tempo, impactante! Não coloque muitas informações em uma mesma tela, pois isso pode acabar confundindo os investidores. Use nos slides somente algumas palavras-chave, imagens ou frases mais impactantes. 

A apresentação visual deve ser apenas um apoio ao que você diz. Não deixe que os slides ofusquem o seu brilho. Você é o protagonista neste momento! 

Ao alinhar storytelling, produto/serviço com bom potencial, plano de negócios e de desenvolvimento bem estruturado e uma apresentação com cara profissional você estará a um passo de fechar um negócio que pode mudar a história da sua empresa! 

Siga todas essas dicas e você certamente fará uma apresentação convincente e digna de captar recursos valiosos para o seu empreendimento. 

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Até breve!

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