Comunicação não verbal: entenda tudo sobre ela

6 minutos para ler
admin
Por Marketing

Ao longo deste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre comunicação não verbal, assim como: o que é, como aplicá-la e principais tipos e formas.

Engana-se quem pensa que a comunicação de uma empresa não é uma das chaves primordiais para o sucesso. Se você não estiver se comunicando de forma clara com a sua equipe, por exemplo, certamente não alcançará os resultados esperados. Se a comunicação não verbal dos seus funcionários não corresponder à imagem que quer transmitir, você também terá problemas para atingir as metas necessárias. 

De uma forma geral, a comunicação, seja ela qual for, fará toda a diferença para o crescimento e evolução do seu negócio. Mas, vamos nos atentar à comunicação não verbal. Antes de tudo, você sabe o que é ela? 

O que é uma comunicação não verbal? 

Uma comunicação não verbal é aquela que NÃO se utiliza de palavras, faladas ou escritas. Ao contrário, ela está baseada em comportamentos e ações, em formato de:

  • Gestos
  • Expressões
  • Posturas
  • Toques 
  • Olhares
  • Estímulos 

Além disso, uma comunicação não verbal também pode compreender aspectos relacionados ao físico, sendo eles:

  • Roupas
  • Calçados 
  • Cabelos
  • Acessórios
  • Objetos pessoais

Porque analisar uma comunicação não verbal?

Você já compreendeu o que é a comunicação não verbal, certo? Então, deve estar se perguntando sobre o porquê analisá-la, seja para lhe auxiliar no lado profissional, pessoal, amoroso ou em qualquer outro aspecto da vida. 

Falamos aspectos da vida, porque sim, a comunicação não verbal está e pode ser trabalhada em todos os aspectos. Vamos exemplificar: 

Se você está em um encontro amoroso, e sua expressão corporal diz por si só que está nervoso (a), com os ombros retraídos, as mãos suando e as pernas em movimentos constantes, claramente mostrará ao parceiro (a) uma certa insegurança. Concorda? 

Se você está em uma entrevista do emprego dos sonhos e começa a gaguejar demais ou a falar de forma descontrolada, passará a imagem de uma pessoa com um menor autocontrole sob pressão. Certo? 

Se você sempre que sair de casa manter um semblante mais fechado, “de poucos amigos”, dará a impressão de ser mais metido, reservado. Faz sentido? 

Em resumo, analisar uma comunicação não verbal fará com que TUDO na sua vida seja mais voltado ao seu comportamento, do que a sua fala. E, por isso, esta comunicação é tão importante para os membros de uma empresa ou um negócio!

Quais são os tipos de comunicação não verbal?

Existem vários tipos de comunicação não verbal, mas vamos abordar alguns deles que consideramos serem os principais:

1- Características físicas 

As características físicas de uma comunicação verbal são mais voltadas à aparência de uma determinada pessoa, o famoso “a primeira impressão”. Qual é a aparência que você transmite? Você segue alguma moda? Como se veste? O seu corte de cabelo imprime mais jovialidade ou informalidade? Utiliza acessórios? Possui automóvel?

2- Proxêmica 

Este termo está relacionado ao uso que uma determinada pessoa faz do espaço para se comunicar. Um espaço social, por exemplo, é usado para grupos de menor quantidade, em uma sala com mesas e cadeiras em volta. Já um espaço público, como o nome já diz por si só, costuma ser em um ambiente público e para grupos de maior quantidade.

3- Cronêmica

Acima falamos sobre a Proxêmica, que é voltada ao espaço. Esta, denominada Cronêmica, é mais focada no fator tempo. Pode parecer bobagem, mas a forma como você lida com o seu tempo e seus compromissos diz muito sobre você. Costuma ser atrasado? Preza pela pontualidade? Administra bem o seu tempo para cada coisa?

4- Paralinguagem

É o que se refere aos aspectos vocais de uma pessoa. Qual a sua entonação para dizer algo? O volume da voz? A rapidez com que diz?

5- Cinésica

Também pode ser representada como “o corpo fala”. São todos os gestos e ações que você impõe através do seu corpo. Você “fala com as mãos”? Sua postura é mais ereta ou inclinada? Suas expressões faciais são mais tímidas ou articuladas? 

Dicas para melhorar sua comunicação não verbal

Dentro de uma empresa, é possível que você nem perceba como está a sua comunicação não verbal. Muitas pessoas, inclusive, nem imagina o quanto ela pode ser importante para alcançar uma imagem de liderança, respeito e credibilidade. Vamos às dicas para você analisar como está a sua comunicação não verbal e o que pode ser melhorado: 

  • Sorria: o sorriso é uma expressão infalível quando o assunto é simpatia e conexão com o público.
  • Tenha uma boa postura: por mais difícil que seja, procure sempre manter uma postura ereta. Ser uma pessoa de boa postura imprimirá autoconfiança, autocontrole e até mesmo espírito de líder.
  • Tenha firmeza no aperto de mão: determine um meio termo para o aperto de mão. Não é necessário que seja forte demais, para não dar a impressão de uma pessoa agressiva, e nem muito fraco, passando a imagem de timidez. 
  • Olho no olho: o contato visual é uma dica muito potente. Não é legal quando falamos com uma pessoa e ela não nos olha, não é mesmo? Passa a sensação de que estamos falando sozinhos ou até mesmo de insegurança por parte dela. Os olhos se comunicam, e muito. Abuse deles! 
  • Descruze os braços: uma imagem corporal que é bem interessante é a dos braços. Se você cruzá-los, por exemplo, mostrará que não está aberto ao assunto, mas se deixá-los livres, se portará de forma mais solícita e sem nenhum tipo de barreira física.

O que achou sobre a comunicação não verbal? Pronto para fazer sua auto análise ou até mesmo a observação da sua equipe dentro da empresa? Nós da Smartalk achamos muito válido este estudo e consideramos uma potente ferramenta para qualquer tipo de público. Veja outros artigos que podem lhe ajudar muito para uma comunicação empresarial: 

fale_conosco