Conheça os principais elementos da narrativa

5 minutos para ler
admin
Por Marketing

Confira quais são os principais elementos da narrativa e veja exemplos na prática para entender melhor sobre isso. 

Existem diversas formas de fazer uma narrativa de sucesso. Ela pode ser realizada através de uma construção textual, por exemplo, de uma apresentação de negócio, um treinamento, uma consultoria e etc.

Agora, você sabe quais são os principais elementos de uma narrativa?

8 principais elementos da narrativa

1 – Enredo

O primeiro elemento da narrativa é o enredo. O enredo é todo o conteúdo da trama, que pode ser sequenciado ou não. 

No enredo você deve ter um conflito, que é algum problema ou uma situação que precisa ser resolvida. 

Exemplo: você quer viajar para algum lugar (esta é a história em si), no entanto não pode ir porque vai precisar trabalhar e o seu chefe ordenou que o trabalho fosse feito no escritório, e não no modelo home-office (este é o conflito).

Para este caso, é necessário que haja uma resolução, certo? Resolução esta que pode levar a um final feliz ou não. Você pode conversar com o seu chefe e fazer alguma proposta ou ele pode simplesmente negar o pedido e você ter que perder a viagem (este seria o desfecho). 

2 – Tempo

O segundo elemento da narrativa é o tempo. O tempo é o fator que vai determinar a fase em que a história se passa. Pode ser no passado, no presente ou no futuro. 

Para este elemento é importante que você reflita sobre algumas especificações:

  • Tempo cronológico: é o que se refere às horas, dias, meses, anos…
  • Tempo psicológico: é o que se trata das memórias dos personagens…

Além destas especificações, o tempo também pode ser dividido em: 

  • Tempo externo: é o que se refere ao tempo em que o escritor escreveu a narrativa e o tempo em que o leitor a leu; 
  • Tempo interno: é o que faz relação com a história contada e o discurso em si.

Seguindo com o exemplo acima, da pessoa que está prestes a tomar uma decisão sobre viajar ou conversar com o chefe. Este é um tempo cronológico, por exemplo. Está se passando do presente para algo que vai acontecer no futuro (em dias ou meses). 

3 – Espaço

Este elemento é o que se trata do espaço em que a história acontece. Qual é o lugar que esta narrativa se passa?

Este espaço será fundamental para que o ouvinte fique ambientalizado com o local do enredo.

Exemplo: em qual espaço a história que exemplificamos acima está se passando? Em um escritório, em uma reunião online, através de uma mensagem de celular?

4 – Ação

Seguindo com esta lista de principais elementos da narrativa, vamos de ação. A ação é o que o nome propriamente dito já sugere, ou seja, tudo o que acontece de movimentação na história. O que estes personagens fazem, como se comportam, seus pensamentos, falas e etc.

5 – Narrador

Este elemento é fundamental para que você tenha uma narrativa excelente. Estamos falando do narrador. Esta pessoa é aquela que vai contar a história, abordando todo o contexto, os personagens, enfim, todo o enredo. 

Mas, é legal que você saiba que existem vários tipos de narradores. Veja abaixo: 

  • Narrador personagem: é quando o próprio personagem acaba narrando a história. (Ex: você está dando um treinamento e vai contar sobre uma história sua, uma experiência própria);
  • Narrador observador: que é aquele que observa a história de fora, portanto não está participando dela. (Ex: você está fazendo uma palestra e acaba citando uma história de outra pessoa ou da empresa);
  • Narrador onisciente: também não participa da história, no entanto sabe tudo sobre ela, até mesmo questões como os sentimentos e pensamentos dos personagens. (Ex: você está realizando um treinamento e através de algumas histórias começa a abordar questões comportamentais dos personagens). 

6 – Personagens

Um elemento que é importantíssimo para a construção de qualquer narrativa é o elemento personagens. Quem são os personagens da sua história? Como eles são? Quais as características? 

Na questão dos personagens também há subdivisões: 

  • Protagonistas: são os principais da história;
  • Antagonistas: são os personagens que conflitam com os protagonistas;
  • Secundários: são os personagens que ficam em segundo plano, depois dos protagonistas.

Só para que você visualize bem, os personagens do exemplo que acabamos citando acima seriam o chefe e o funcionário. Ambos, personagens principais! 

7 – Modo

Indo mais para o finalzinho deste guia de elementos básicos para a construção de uma narrativa, seja no marketing ou no negócio, o próximo elemento é o modo. O modo é basicamente como se você fosse responder a pergunta: “Como?”. 

Como você vai fazer algo ou alguma coisa? Como a situação vai se desenrolar? 

8 – Causa

Por fim, vamos de elemento causa. Por que algo está acontecendo? Qual é o motivo pelo qual aquele conflito está ocorrendo? 

Em resumo: uma boa narrativa é aquela em que a pessoa analisa questões como:

  • Quem sou? (podendo ser você ou o personagem, no caso)
  • Onde estou? (a questão do tempo e do espaço)
  • O que quero? (qual o objetivo – elemento ação e causa)
  • O que me impede? (o conflito em si – elemento modo)

Agora que você já conhece todos os principais elementos da narrativa, fica mais fácil construí-la. De qualquer forma, indicamos que entre em contato com a gente para que possamos o auxiliar com este discurso e para que você possa desenvolver este roteiro da narrativa estando ciente de cada elemento que ele deve conter. Fale com os nossos especialistas.

fale_conosco