10 estratégias matadoras para uma apresentação de negócio

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Por Marketing

Aplique as estratégias deste artigo e garanta uma apresentação de negócio eficiente e de sucesso.

Se você é um gestor corporativo, provavelmente sabe que uma apresentação bem feita é a porta de entrada para muitos negócios, principalmente para a captação de novos clientes. Para isso é fundamental que você esteja apto às estratégias que estabeleceremos a seguir.

Confira 10 estratégias imperdíveis para um apresentação de negócio eficaz

1 – Empatia 

A primeira estratégia que deve ser adotada em uma apresentação de negócio é a da empatia. Em qualquer setor da vida, é importante estarmos atentos uns aos outros. 

Se você demonstrar que se preocupa com o seu público e tem como objetivo entregar exatamente aquilo que ele precisa, certamente terá muito sucesso ao longo de toda a oratória. 

Além disso, a empatia proporciona um lado mais humano, tanto de quem está apresentando quanto de quem está assistindo/ouvindo, portanto, fundamental para qualquer negócio. Através dela você poderá obter outros fatores, como: conexão, interesse, emoção e reciprocidade.

2 – Segurança na sua apresentação de negócio

Outra estratégia que também fará com que a sua desenvoltura em público seja ainda melhor é a da segurança

Esteja seguro daquilo que irá discursar. Fale com propriedade sobre o assunto, pois só assim você passará a imagem de credibilidade e até mesmo autoridade para com o seu público. 

Ainda neste ponto de segurança, vale atentar para a forma como você vai fazer a sua apresentação. Não adianta de nada ter todo o conhecimento possível sobre o tema e não apresentá-lo de maneira clara e adequada. Então, preste muita atenção neste fator.

A segurança deve estar aliada à sua experiência diante da temática, o quanto você tem propriedade para falar sobre este assunto e como irá se portar para apresentá-lo diante das pessoas.

3 – Expressão corporal

Algumas pessoas não levam esta estratégia muito a sério, e isto é um tremendo erro. A expressão corporal pode ser uma aliada poderosa quando o assunto é apresentação de negócios.

Lembre-se: você estará diante de um público que analisará exatamente tudo o que será apresentado, desde as suas vestimentas até o modo como você se movimenta. Percebe agora a importância de se manter com uma expressão corporal condizente com a abordagem? 

Para ajudar você com isso, aqui vão algumas sugestões: 

  • movimente-se: esta pode ser uma ótima forma de driblar o nervosismo na hora de falar em público;
  • percorra o olhar: não fique focado em uma só pessoa ou ponto, para não parecer estático e sem a noção do espaço;
  • utilize-se do humor: é sempre bom colocar algumas falas mais leves e descontraídas para deixar o clima mais agradável;
  • cuide dos gestos e da postura: tome cuidado com gestos exagerados ou contidos demais e a postura incorreta. 

Aproveite para ler algumas matérias que farão toda a diferença nesta análise corporal para uma apresentação:

6 técnicas para desenvolver a linguagem corporal e a persuasão

10 dicas para falar melhor em público

Como a leitura corporal pode ser usada para identificar sinais durante a abordagem de vendas

4 – Storytelling

A prática de storytelling consiste em contar histórias para as pessoas, histórias estas que proporcionam interesse, envolvimento e persuasão por parte daqueles que estão as ouvindo/assistindo.

Em uma apresentação de negócio o storytelling pode ajudar muito a criar um laço empático entre o apresentador, o tema e o público. Além disso, o lado emocional pode pesar bastante na hora da tomada de decisão deste possível cliente. Portanto, vale muito a pena a tentativa! 

5 – Material ou design 

A quinta dica deste texto de 10 estratégias matadoras para uma apresentação de negócio está atrelada ao material que você irá apresentar, principalmente ao design dele. 

Elabore um ppt, vídeo comercial ou formato de apresentação que mais desejar de maneira clara, coerente ao que quer transmitir e visualmente agradável.

Muitas vezes as pessoas se esquecem deste detalhe e acabam perdendo cliente por isso. 

É fundamental entender que uma apresentação de negócio não depende de um único fator para ter sucesso. Pelo contrário, é no conjunto da obra que você mostrará todas as suas qualidades e irá se diferenciar dos demais concorrentes. 

6 – Roteiro

Uma apresentação, palestra, workshop ou treinamento deve contar sempre com um bom e organizado roteiro. Não tem como seguir uma linha de raciocínio sem antes estruturar uma introdução, argumentação e finalização.

Para a sua apresentação de negócio, escreva tudo aquilo que irá discursar. Além de fazer toda a diferença para que você mesmo fique mais seguro em público, levará as pessoas a terem uma ordem cronológica da apresentação (com um começo, um meio e um fim). 

7- Tempo de duração

Toda apresentação de negócio precisa estar atrelada a um controle de tempo. Algumas vezes, queremos falar demais e acabamos nos esquecendo que a plateia já se dispersou e não está mais interessada naquilo que estamos abordando.

Isso é algo bastante desmotivador e desgastante, para o próprio apresentador e principalmente para quem está ouvindo/assistindo.

Sendo assim, estabeleça um tempo de duração para esta apresentação de negócio. Garanta que você estará presente no local (e com todos os equipamentos em ordem) com antecedência e pontualidade.

Lembre-se, ser pontual é um fator que conversa muito bem com outro quesito que é a responsabilidade, então garanta que ambos estarão presentes em sua apresentação. 

8 – Plano B

Ter um plano B em uma apresentação de negócio é o mesmo que estar preparado para quaisquer imprevistos que vierem a acontecer. 

Em um evento público, você poderá ser surpreendido por perguntas ou dúvidas ao longo da apresentação. É neste momento que precisará estar a postos para respondê-las de maneira clara, objetiva e eficiente.

Outro ponto que merece ser analisado neste tópico de plano B é sobre os possíveis problemas com equipamentos. Já imaginou se o seu ppt não funcionar de maneira alguma? Como você irá proceder? Não dá para simplesmente cancelar a apresentação, certo? 

Pense em todas as possibilidades que terá ao longo do começo, do meio e do fim do seu discurso. Esteja preparado e até mesmo treinado para cada uma delas. Isso fará com que você não se perca se algo não sair como o previsto e o improviso se torne menos desesperador em frente ao público. 

9 – Interação

Uma apresentação de negócio precisa propor interação, entre as pessoas ou entre o apresentador e o público.

Um excelente termômetro de que a sua apresentação está correndo bem é quando a plateia interage com você, tirando dúvidas, fazendo perguntas, participando de atividades, dialogando, debatendo e etc. 

Separe um tempo, ao final da sua apresentação, para este diálogo. Acredite, ele será imprescindível para que ela tenha total sucesso!! 

10 – Diversão

Uma apresentação de negócio, na maioria das vezes, está atrelada a algo mais formal e sério. No entanto, lembre-se, você precisa estar à vontade para se conectar com o seu público. 

Se você não se divertir e curtir o momento, muito provavelmente terá que lidar com problemas como: ansiedade, medo, angústia, nervosismo e pressão. E, vamos combinar, nada disso irá o ajudar em uma apresentação pública, concorda?

Por isso, treine e se prepare bastante. Tente relaxar e usar aquele período para realmente se desafiar.

Aproveite para entrar em contato com a gente. O time da Smartalk está preparado para te ajudar a construir a melhor versão da sua apresentação de negócio.

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