Elevator Pitch, um método certeiro e com alto poder de atração de clientes
Saiba qual é a origem do termo Elevator Pitch, o que ele é exatamente, como utilizá-lo e os principais benefícios que o método pode trazer para a sua vida de forma geral.
Existem alguns termos e até mesmo expressões utilizados dentro do Marketing Digital que são bem específicos, fazendo com que muitas pessoas sequer saibam sobre o que eles se tratam. Elevator Pitch, por exemplo, pode ser um deles.
Este artigo tem como objetivo dar todas as dicas possíveis para que você entenda na íntegra tudo sobre este assunto.
Origem do termo Elevator Pitch
Elevator Pitch, como o próprio termo já dá a entender, é uma espécie de conversa de elevador, como se fossem aqueles segundos ou minutos de diálogo que as pessoas têm quando estão à espera do seu andar dentro do elevador.
O que é exatamente o método Elevator Pitch?
Como colocamos acima, Elevator Pitch é uma conversa de elevador. Agora, é importante que você entenda que esta conversa ou diálogo pode ser utilizada como um método eficaz, prático e rápido em diversos aspectos da vida. No âmbito profissional, inclusive, é uma ferramenta potente e de grande poder para atrair clientes.
Como funciona o Elevator Pitch?
Elevator Pitch funciona da seguinte forma: em um período de tempo curto, de aproximadamente 30 ou 60 segundos, é elaborada uma espécie de apresentação sobre você, aquilo que você faz (aqui entram suas habilidades e diferenciais) e o que oferece ao seu ouvinte.
Suponhamos que você está em uma entrevista de emprego: é como se fosse uma sinopse, bastante breve, inclusive, do seu currículo - que já foi ou será apresentado ao entrevistador.
Outra possibilidade é uma reunião de negócios, a qual você pretende apresentar um novo projeto. O Elevator Pitch seria o argumento, bastante rápido, do que virá a ser este projeto.
Dicas para fazer o seu Elevator Pitch perfeito
Agora que já ficou mais do que claro sobre o que é e o por que ter um Elevator Pitch, que tal algumas dicas para fazê-lo da melhor maneira possível? Vamos à elas:
Dica 1: Pense nos segundos iniciais do seu Elevator Pitch
Os segundos iniciais do seu Elevator Pitch serão fundamentais para captar a atenção de uma outra pessoa. A pergunta chave para estes primeiros momentos é: Quem é você?
Se for uma biografia das suas redes sociais, por exemplo, o ideal seria algo como: Sou fulana, tenho tantos anos, moro em tal lugar e sou formada/estou apta a trabalhar em tal profissão/setor. Simples, rápido e impactante, ok?
Dica 2: Descreva suas principais qualidades
Depois que você contou sobre quem é você, é importante que fale brevemente sobre suas principais qualidades.
Ainda na biografia das suas redes (Instagram, Twitter, Linkedin), é o momento em que você poderá dizer algo como: Tenho tantos anos de atuação em tal área, já trabalhei em X empresa e realizei tal curso. Aquilo que você tem de MELHOR e mais convincente, tudo bem? Seu diferencial!
Dica 3: Analise a dor do ouvinte no seu Elevator Pitch
Se você está “vendendo o seu peixe” para exercer alguma função ou cargo, é hora de pensar em como você será útil para a empresa. Qual é a dor dela? O problema que você, com as suas experiências e habilidades, está preparado para resolver?
Seguindo com o exemplo, esta é a hora em que você falará algo parecido com: Posso lhe ajudar com tal proposta, gerando tais resultados e potencializando ainda mais o negócio X.
Ela quer saber o que você tem a oferecer para de uma vez por todas solucionar o problema. Então, é aí que deve vir toda a sua abordagem em atender a uma expectativa.
Dica 4: Estabeleça uma solução do ouvinte no seu Elevator Pitch
É claro que se você propõe sanar uma dor, através dos seus conhecimentos e experiências, precisa mostrar como. Como você pretende resolver o problema? De quais artifícios você se utilizará para trazer os tão esperados resultados?
Neste momento você continua seguindo a linha das propostas que citamos no exemplo da Dica 3.
Dica 5: Finalize com o valor do serviço no seu Elevator Pitch
Para fechar o seu Elevator Pitch com chave de ouro, fale, de forma certeira (levando em consideração toda a sua vivência e profissionalismo), mas sem parecer ousado ou arrogante demais, sobre a sua proposta salarial ou o valor estimado pelo serviço.
Para este tópico, nossa sugestão é que você já vá para a entrevista, reunião ou o que quer que seja com alguma ideia sobre a monetização. Se você estiver complementando a sua biografia, pode colocar algo como: Solicite um orçamento comigo. Ou, se já for uma bio comercial, pode até mesmo inserir: Faço tal serviço pelo valor X.
Dica 6: Treine bastante tudo o que será dito e como será dito no seu Elevator Pitch
Feito todos os passos que citamos acima, que basicamente são passos para um roteiro de Elevator Pitch, é chegada a hora de treiná-lo com todo o foco e determinação necessários. Pense em tudo o que colocou para apresentar nestes poucos segundos e na forma em que isso sairá da sua boca. Procure passar confiança, autocontrole e credibilidade através da sua postura e imposição vocal. Lembre-se, esta pode ser a sua porta de entrada para uma entrevista, reunião, palestra, cargo de liderança e etc.
Dica extra: Ofereça um cartão de visita ao final do seu Elevator Pitch
Para concretizar a sua apresentação e deixar ainda mais aberta e acessível a porta de entrada para a captação de novos clientes ou empregos, ofereça um cartão de visita, que contenha seu nome, celular e e-mail.
Um bom Elevator Pitch é aquele que capta a atenção do ouvinte, o faz refletir sobre você e seus serviços e quer saber mais, além daqueles 30 ou 60 segundos argumentados!
Leia também o artigo 9 ensinamentos para aperfeiçoar o Pitch de vendas e a apresentação para investidores.
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