O que é Gestão Empresarial e como gerar resultados efetivos?

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

O empreendedorismo está em pleno crescimento no Brasil. Muitas pessoas, principalmente jovens, desejam abrir seus próprios negócios. 

Mas apesar de ser uma ideia tão difundida, erros comuns continuam sendo cometidos todos os dias e a maioria deles está relacionada à gestão empresarial. 

A crise econômica potencializou esse movimento e muitos dos novos empreendedores iniciam seus negócios movidos pela paixão pelo ramo de atuação, mas se esquecem de que, quando abrem uma empresa precisam gerenciá-la. Porém, muitas vezes não têm conhecimento para isso. 

Entender os princípios básicos do que é, de fato, a gestão empresarial e como aplicá-la é essencial para solidificar ações focadas na geração resultados efetivos. 

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas para que a empresa alcance os melhores resultados e possa crescer. A definição é bastante simples, a aplicação, mais complexa.

Os 4 Ps da Gestão Empresarial

Esse conceito envolve os principais desafios para o empreendedor: Planejamento, Processos, Pessoas e Projetos. 

A cultura da gestão estratégica deve ser adotada antes mesmo do início de um negócio. Entretanto, caso a empresa já exista, ter princípios de organização e planejamento é essencial para tornar o crescimento empresarial sustentável. 

  • Planejamento: é o primeiro passo para qualquer negócio. Ele envolve a pesquisa e análise de diversos fatores antes mesmo de entrar no mercado. Nessa etapa você deve definir qual será o diferencial da sua empresa, o posicionamento no mercado e os objetivos a serem alcançados. Você pode entender esse momento como um guia geral da empresa. 
  • Processos: são as ações que precisam ser feitas para que os objetivos definidos na etapa anterior sejam alcançados. Nessa fase são utilizados diversos indicadores de desempenho para analisar cada ação e gerar dados detalhados sobre a eficiência. Dessa forma é possível traçar uma estratégia que proporcione o resultado esperado. 
  • Pessoas: os recursos mais valiosos de uma empresa são os colaboradores. Ter uma boa gestão de pessoas é essencial para valorizar e garantir que seus funcionários estejam empenhados em contribuir com o sucesso do negócio. Esse trabalho começa na seleção de profissionais capacitados e que possuam o perfil da empresa. Também na criação de um ambiente de trabalho que motive os profissionais a alcançarem juntos os resultados desejados. 
  • Projetos: depois de definidos os objetivos e as ações necessárias, chega a hora de colocar em prática a estratégia e acompanhar o andamento dos processos. Especialistas se encarregam de acompanhar e verificar soluções que possam contribuir ou facilitar o trabalho.

Técnicas de Gestão Empresarial

Existem muitas técnicas de Gestão Empresarial eficientes no mercado, mas as mais utilizadas são: 

Gestão à vista

Esse método se baseia na transparência de informações sobre um projeto ou setor e é  muito indicado para melhorar o engajamento dos colaboradores de uma empresa. De uma forma geral, todos os funcionários têm acesso às informações referentes às suas atividades e não precisam esperar por ordens para agir. 

A principal vantagem da metodologia de gestão à vista é que todos os colaboradores têm conhecimento sobre suas rotinas e processos e podem entender o projeto de maneira mais aprofundada. Dessa forma, torna-se mais simples realizar ações estratégicas e se adaptar a eventuais mudanças.

A maior integração do time também é uma das vantagens da gestão à vista. Além da facilidade de avaliar individualmente cada colaborador.

Colocando em prática:

Para colocar a metodologia em prática em uma empresa é preciso encontrar formas de disponibilizar as informações de maneira clara e simples. O uso de um sistema de gestão empresarial online torna o processo mais eficiente. O sistema armazena as as informações necessárias para uma boa gestão. O controle financeiro, por exemplo, tem seus processos simplificados.

Por ser um ERP online, todas as informações são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas por qualquer usuário autorizado de qualquer lugar do mundo, desde que, obviamente, exista acesso à internet.

Os dashboards facilitam a visualização das informações e permitem o acesso aos dados, através de login e senha pessoais. 

Com esses softwares as informações são registradas em um único sistema, muitas vezes de forma automatizada e os usuários podem gerar relatórios específicos, em tempo real, sobre cada indicador. Isso facilita o monitoramento das informações e ajuda a criar projeções realistas. 

O uso de outras ferramentas de controle de projetos, por exemplo, também facilitam a divulgação das tarefas e o acompanhamento dos prazos.

Gestão de KPIs

Os KPIs são indicadores de desempenho e são a base dessa técnica de gestão. Para aplicar é preciso eleger alguns indicadores que deverão ser monitorados e que representarão o nível de desempenho da empresa.

Essa escolha deve ser feita com base em metas estabelecidas que representam os resultados esperados pela empresa, e sempre devem ser acompanhadas para verificar a necessidade de realizar ações corretivas. 

Um bom KPI deve:

  • Ser o reflexo dos objetivos da empresa
  • Base para a tomada de decisões 
  • Mensurável e confiável
  • Ter fácil compreensão e ter regras claras

Os principais KPIs utilizados são relativos à produtividade, qualidade, capacidade e de ações estratégicas. É importante restringir o número de KPIs para facilitar o acompanhamento. 

Gestão de Resultados Organizacionais

Essa metodologia foi criada por Peter Drucker em 1950, e até hoje é uma das técnicas de gestão mais utilizadas. 

A ideia é simples. Afirma que todos os colaboradores da empresa devem ter os resultados como foco principal de todas as suas ações. Essa técnica orienta os funcionários a buscarem os resultados esperados e não apenas se concentrarem nos processos. 

Para colocar essa metodologia em prática, invista na comunicação interna eficiente por meio de apresentações claras e objetivas dos projetos e objetivos propostos. 

Empregar técnicas e planos de comunicação  interna de qualidade garante que os colaboradores estejam alinhados à apresentação da empresa, assim como a seus valores e missão. Tais condutas evitam erros dentro da organização e previnem a insatisfação de clientes. Quando toda a equipe está devidamente capacitada e alinhada, os resultados são mais efetivos. 

Para essa solução, você pode contar com profissionais especializados em alinhar o discurso da sua empresa. Eles vão orientar a equipe e vão criar apresentações que permitem um maior alcance de seus objetivos.

De uma maneira geral, a Gestão Empresarial busca o aumento da produtividade e o alcance dos resultados nos processos da empresa. Utilizar a tecnologia traz muitos benefícios e facilita o acompanhamento, aumenta o controle dos diversos setores e auxilia na tomada de decisões estratégicas, fornecendo dados confiáveis e precisos. 

A integração de sistemas contribui com a escalabilidade da empresa quando permite que todas as informações sejam visualizadas de maneira unificada, permitindo a criação de estratégias mais eficientes e claras para todo o processo. 

Uma empresa que não planeja seus projetos e não acompanha seus resultados está fadada ao fracasso. A competitividade do mercado exige, cada vez mais, que as empresas tomem decisões mais precisas. 

A gestão empresarial permite ter uma visão ampla do negócio e identificar problemas de maneira antecipada, possibilitando ações preventivas, e assim, aprimorar os resultados e o desempenho de negócio.   

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link