A motivação no ambiente de trabalho: como melhorar a produtividade de seus funcionários

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admin
Por Marketing

O sucesso de uma empresa está totalmente relacionada a produtividade e dedicação de seus funcionários.

Por isso, gestores e empresários devem se atentar e procurar motivar o colaborador, para que ele produza mais, e para que a empresa continue em constante crescimento.

Porém, essa tarefa não é nada fácil, ainda mais em épocas de crise, como a pandemia do Coronavírus em 2020, onde muitos precisam trabalhar de suas casas.

Além disso, fazer com que uma pessoa se mantenha focada,  em um universo recheado de distrações, como mensagens, notificações, conversas e redes sociais, é difícil e muitas das vezes pode resultar em frustrações, tanto para a empresa quanto para o contratado.

Independente do setor de atuação, todos os líderes e gestores possuem o desafio de fazer com que seus colaboradores, melhorem a produtividade e aumente o rendimento da empresa.

Mas como fazer isso? Poderíamos resumir a resposta em uma palavra: motivação.

Porém, essa palavra pequena envolve muitos aspectos, por isso, separamos algumas dicas de como motivar a sua equipe a produzir mais. Continue lendo.

Como manter a produtividade da sua equipe:

Conheça sua equipe

Quando uma empresa começa a trabalhar uma estratégia de venda, o primeiro passo que ela precisa fazer, é conhecer o seu público-alvo.

Com a equipe, não é diferente, para fazer com que sua equipe se engaje em seus projetos, é preciso conhecê-los e vender a imagem da sua empresa. Vender?

Isso mesmo, não é um erro de digitação. Precisamos enxergar o colaborador como o primeiro cliente de todo negócio. Afinal, são eles que serão os embaixadores da sua marca, podem  falar bem, como podem falar mal do lugar em que trabalham.

Quem trabalha com você?

Saber quem são as pessoas com quem trabalha, é essencial para descobrir o que as motiva de fato, e criar estratégias que desperte isso em seu colaborador.

Muitas das vezes, um colaborador não está produzindo pois está frustrado e desmotivado, e a pessoa que deverá diagnosticar a causa é o gestor da equipe.

É preciso entender o que está acontecendo para ver quais são as medidas que devem ser tomadas para a melhoria.

Em alguns casos, o problema pode ser simples como uma falta de desafios ou baixa autoestima. E podem ser resolvidos rapidamente, como uma conversa, um investimento em capacitação ou fornecer um simples benefício como plano dental empresarial, pode solucionar o problema.

 No entanto, para motivar alguém é preciso conhecê-lo.

Criar uma ponte entre a equipe e o gestor, é essencial para o desenvolvimento de um time.

Antigamente, era muito comum vermos em empresas aquele modelo de relacionamento onde o “chefe manda” e o “funcionário obedece”, uma relação unilateral mantida pelo  medo.

Mas hoje, essa estrutura é diferente, para motivar um funcionário é preciso fazer exatamente o inverso, criar um relacionamento saudável.

Uma dica interessante, é preciso criar uma cultura de feedback, em que se ouve, mas também aponta.

O temido feedback, não deve estar relacionado apenas a uma coisa ruim, mas serve também para elogiar e apontar os pontos positivos.

Melhore a autoestima da sua equipe

Reconhecer as qualidades e desempenhos dos colaboradores, é a chave para a motivação de sua equipe como todo.

Existem muitos profissionais excelentes no mercado, mas por conta da rotina ou por não estarem em seu  “lugar ideal”, elas se frustram e com isso desanimam. Por isso, é fundamental mostrar para seus colaboradores que eles não são apenas mais um número, e que estão sendo enxergados.

Uma boa dica, e que deve ser inserido na cultura da empresa, é a premiação. Ela serve como um fator de motivação para que se produza mais.

A premiação pode ser feita através de bonificações salariais, benefícios como convênio dental,  entre outros.

E sempre que possível, elogie em reuniões, apresente os resultados e ofereça feedbacks em equipe e também os individuais.

Capacite seu time

Ainda existe uma crença que de que é melhor contratar uma pessoa super qualificada, do que investir em sua equipe.

Afinal, investir na capacitação de um funcionário, é o mesmo que jogar dinheiro fora, já que ele pode ir embora, não é?

É excelente encontrar pessoas boas no mercado, mas investir para que elas sejam ainda melhores e não precisem sair de sua empresa, é melhor ainda.

Capacitar sua equipe é impulsionar o crescimento de sua empresa.

Bem-estar do colaborador

Como já falamos anteriormente, o primeiro cliente de um empresa, é o colaborador. Por isso, é importante tratá-lo bem desde o primeiro contato.

Oferecer oportunidades de crescimento são essenciais para que um bom funcionário decida permanecer em sua empresa.

Por isso, oferecer um plano de carreira que valorize esse funcionário e possibilite seu crescimento junto com a empresa é crucial.

Também é essencial que a empresa disponibilize a esse funcionário benefícios que proporcione para ele uma qualidade de vida melhor, como convênio odontológico, convênio hospitalar, vale alimentação, descontos em instituições e entre outros.

Porém, ainda existem algumas empresas que são resistentes a oferecer benefícios, por crerem que não há necessidade de “gastarem” com plano odonto empresa, por exemplo.

Mas não deve, de maneira alguma ser enxergada dessa forma, já que se trata de um investimento para manter o funcionário bem e saudável.

Proporcione um ambiente de trabalho saudável

O ambiente em que trabalhamos possui total influência em nosso rendimento. Um lugar muito barulhento, apertado e fechado, com certeza não trará bons resultados.

Porém, o ambiente não está relacionado apenas com o fator estrutural, mas com o clima que ele possui.

É responsabilidade do líder, fazer com que o ambiente fique leve e alegre. É possível criar um ambiente com cobrança de metas e altas exigências em um ambiente tranquilo e saudável.

A motivação de uma equipe está relacionada com a experiência que ela possui diariamente. Não tem como se frustrar em um ambiente leve, com reconhecimentos e benefícios.

Motivar seus colaboradores é a melhor estratégia para ganhar vantagem competitiva.

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Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Ideal Odonto.

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