Infodemia: entenda o que é e as suas desvantagens.

4 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Não sabe o que é infodemia? Ao longo deste artigo explicaremos melhor sobre ela e os aspectos negativos que pode causar na sociedade

Você deve ter uma noção do que significa infodemia, já que o termo por si só diz tudo: info (de informação) + demia (de pandemia). Mas, vamos a uma análise mais aprofundada do que é este termo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, infodemia é quando, em meio a uma pandemia, há um “excesso de informações, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa”.

É certo que com a pandemia do Covid-19, o que mais se tem visto por aí são informações sobre esta temática. Mas como saber o que é realmente verdadeiro e o que não? Quem são as pessoas ou os veículos de comunicação que estão bem intencionados nesta divulgação e quais são os que estão manipulando conteúdos? O que é fake news e o que não?

Todos estes questionamentos fazem parte do que chamamos de infodemia, e, por isso, devem ser analisados sempre com cautela. Isto porque uma vez que temos acesso a uma informação errada diante de um assunto tão sério como a pandemia do Covid-19, poderemos acreditar fielmente nisso e afetar de maneira negativa a nossa saúde mental. Além disso, quanto mais informação errada for divulgada, mais desconhecido o assunto se torna pela população, que acaba cometendo erros grotescos.

Ex: Se as pessoas escutam de algum representante ou de alguma personalidade de poder que a vacina não é algo benéfico, a tendência é que elas não queiram se vacinar, concorda? E, esta informação pode ir se alastrando pela sociedade e tendo como resultado uma taxa baixíssima de vacinados na região.

O que podemos concluir com este exemplo acima é: uma informação errada pode influenciar sim uma sociedade e trazer consequências extremamente negativas em um contexto geral. Daí a importância de analisarmos sempre e de forma muito eficaz todo o tipo de informação que vamos nos nutrir, principalmente diante de uma pandemia.

Agora que você já entendeu sobre o que é infodemia, vamos aos malefícios que ela pode trazer!

Pontos negativos da infodemia:

  • O primeiro ponto negativo que a infodemia traz é que ela possibilita que qualquer um divulgue o que quiser na Internet. Infelizmente, não há uma ferramenta que bloqueie a divulgação da informação ou que analise se ela é correta ou não. Por isso, qualquer pessoa, seja ela um profissional da saúde, um jornalista ou alguém que não tenha nenhum conhecimento sobre o assunto, pode publicar em suas redes sociais e plataformas online o que bem quiser.
  • Outro ponto bastante negativo da infodemia é que ela atrasa as tomadas de decisões como um todo. Se um determinado tema está em pauta, mas há a divergência de opiniões, fatalmente as pessoas ficarão indecisas e não irão querer tomar partido de nada. Ou seja, se algum especialista precisa que haja uma maior tomada de decisão de algo por parte do público, terá que lidar com este “atraso” causado pela infodemia.
  • Informações erradas podem afetar e muito em aspectos físicos e mentais da sociedade. Alguns deles, por exemplo, são: estresse, ansiedade, depressão, confusão, desânimo e etc. Além disso, ela também pode provocar conflitos familiares, entre amigos e outros.
  • Quanto mais informação errada houver, mais difícil ficará para as fontes idôneas passarem o conteúdo verídico.

Dito tudo isso, todo o cuidado é pouco na hora de ir se inteirar sobre uma informação, não só no âmbito da pandemia, mas em todos os setores existentes. Esta é a grande dica que nós, da Smartalk queremos dar a você.

E, falando sobre as consequências da pandemia no aspecto profissional, aproveite para ler também outros artigos interessantes do nosso Blog:

fale_conosco