Procurando uma forma de ampliar seu destaque no mercado? Foque no seu Posicionamento Estratégico

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admin
Por Marketing

Olá, amigo! Você não está nesse conteúdo por acaso, isso demonstra que você – de alguma forma – está preocupado com o posicionamento estratégico da sua marca. Certo?

posicionamento estratégico

Nada mais justo que fazer aquela pesquisa básica quando você precisa de uma ajudinha com uma ação estratégica desse nível.

Portanto, é tão normal ter dúvidas a respeito do posicionamento estratégico quanto quando você vai abrir um novo negócio.

Afinal, estamos falando aqui de como sua marca causa impressão no público alvo e inspira as pessoas à ação que você quer: comprar, comprar, comprar!

De fato, você pode ser ousado ou tradicional – não existe estilo certo e estilo errado – existe estilo “adequado” para o seu tipo de empreendimento.

Você pode ser rústico, mas se seu serviço ou produto atende ao público infantil, o posicionamento estratégico e a comunicação devem ser voltados ao universo desse público.

Ou seja, mais delicado, refinado e preocupado com uma linguagem fácil.

Existe uma definição certa para posicionamento estratégico?

Primeiramente, uma definição geral que podemos conceber é que essa estratégia se trata de “marcar território” na mente dos consumidores.

Assim, fazemos com que eles vejam sua empresa exatamente da forma como esta deseja ser vista.

No mercado o que existe são empresas bem posicionadas e outras mal posicionadas, mas não existe meio termo, ou você é ou você não é.

A estratégia deve refletir uma cadeia de valor distinta que configura todos os processos e operações comerciais essenciais (operações, GRH, marketing, entrega de serviços, etc.) de uma forma única que seja difícil para os concorrentes imitarem (Porter, 2001).

Esse conceito analisa os processos formais e racionais que podem ajudar as organizações a alcançar o posicionamento estratégico de seus produtos e marcas. 

Também aborda os fatores de sucesso e recomendações de implementação.

O posicionamento estratégico se preocupa com a maneira como uma empresa se distingue de maneira valiosa de seus concorrentes e entrega valor a segmentos específicos de clientes (Wickham, 2001: 230).

Benefícios de implementar o posicionamento estratégico na sua empresa

Para que um negócio conquiste seu espaço no mercado, é essencial que ele tenha um produto, serviço ou ideia que traduza claramente aquilo que a empresa representa.

Novamente, pegando como exemplo o público infantil, não adianta você fazer uma comunicação técnica se quer vender um novo modelo de brinquedo interativo.

As crianças não vão entender seu comercial nem a diversão que elas podem ter com aquele brinquedo, simplesmente porque você é um tio chato.

posicionamento estratégico

Além disso, é preciso transmitir seu diferencial em relação aos concorrentes.

Porém, para isso acontecer, é necessário desenvolver métodos para criar e fortalecer a imagem, incorporando as qualidades que enfatizem a relação dela com os consumidores.

É aí que o posicionamento de marca, ou posicionamento de mercado, entra em cena.

Um bom posicionamento de marca parte da cultura interna da empresa, dos valores, objetivos e do relacionamento que ela cria com seus clientes e seus colaboradores.

Logo, se você não sabe por onde começar a criar seu posicionamento estratégico, comece de dentro pra fora.

É preciso vivenciar, respirar e agir de acordo com aquilo que deseja transmitir. Inspirar seus funcionários de acordo com esse perfil.

Ou seja, a marca e seu posicionamento estão inteiramente ligados àquilo que a empresa realmente é.


Posicionamento de marca: o que é e como construir o seu


Análise SWOT: por onde começar

O posicionamento do produto começa com a identificação de segmentos específicos de nicho de mercado para atingir.

Por exemplo, não apenas profissionais ativos, mas profissionais solteiros na faixa etária de 25 a 30 anos, com renda anual de $ 50.000 a $ 60.000 e atividades de aventura. 

Depois de segmentar o mercado alvo por atributos demográficos e psicográficos, os profissionais de marketing devem entender as necessidades do cliente. 

Com segmentos alvo bem definidos, o posicionamento do produto permite que uma empresa atenda às necessidades específicas de um determinado segmento de mercado, oferecendo valor que pode não ser fornecido pelos concorrentes.

É aqui que entra a análise SWOT…

Aplicando a análise SWOT

A análise SWOT é uma abordagem estruturada para avaliar a posição estratégica de um negócio, identificando seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças

Os pontos fortes e fracos internos são avaliados em relação a oportunidades e ameaças externas.

Cada etapa da análise SWOT é baseada em exames detalhados, para os quais os especialistas em marketing desenvolveram várias abordagens. 

A seguir, apresentamos os modelos e métodos mais populares para análise interna e externa da empresa e mostramos como criar uma matriz SWOT com base nas informações coletadas. 

Eles servem de base para o alinhamento estratégico de sua empresa ou de áreas individuais de negócios.

Pontos Fortes do seu Posicionamento Estratégico

Nesse momento, vamos elencar todas as forças e as vantagens internas da empresa em relação a seus concorrentes.

Algumas perguntas que podem ajudar na construção dessa etapa, são:

  • Quais nossas melhores atividades e processos?
  • Sabemos quais são nossos melhores produtos?
  • Onde estão nossos melhores recursos?
  • Qual nossa maior vantagem competitiva?

Pontos Fracos do seu Posicionamento Estratégico

Assim como definimos os pontos fortes, também é importante levantarmos os pontos fracos…

Afinal, se percebemos nossas fraquezas antes de nossos concorrentes temos a oportunidade de tirar proveito dessa fraqueza acentuando os pontos fortes ou melhorando para combater os pontos fracos internos.

De forma bem sincera e honesta, é preciso saber quais são as fraquezas da organização de prejudicam de alguma forma o negócio, fazendo perguntas como:

  • Nosso pessoal está devidamente capacitado?
  • Nossas matérias-primas são de qualidade?
  • Nossos processos são confiáveis?
  • Conhecemos nossa concorrência?

*Dicas para uma SWOT forte

  • Seja objetivo, como um analista seria em uma comparação cega;
  • Use apenas fatos comprovados e documentados – não boatos sobre as próximas demissões ou reclamações de um ex-funcionário;
  • Ser conciso. Você pode começar capturando cada detalhe minucioso no estilo de “brainstorming”, mas, obviamente, existem fatores que simplesmente não farão diferença. Limpe as listas até que restem apenas atributos realmente significativos que possam ajudá-lo a tomar decisões sobre a estratégia de posicionamento;
  • Seja honesto. Às vezes pode ser difícil apresentar e defender uma comparação competitiva que não pinta seu produto como claramente superior de todos os ângulos possíveis. Mas você não pode encontrar o seu posicionamento competitivo “ideal” se não retratar adequadamente as vantagens de seus concorrentes.

Comunicação estratégica: entenda seus principais benefícios


O Grande Trunfo da sua Empresa depende 80% do Posicionamento Estratégico

Já ouviu falar da regra 80/20, não é?

O Princípio de Pareto, conhecido também como regra 80/20, é uma técnica processual que analisa os 80% referente ao resultado de uma ação que surge de apenas 20% do esforço concedido para essa ação.

Cerca de 20% do esforço que você dedica ao trabalho são responsáveis por 80% do seu desempenho, 20% dos produtos ou serviços que sua empresa comercializa retornam 80% do faturamento, e 20% dos seus colaboradores garantem 80% dos resultados. Esse é o famoso Princípio de Pareto, um padrão intrigante observado nos mais distintos cenários e contextos.

Portanto, a regra pode ser aplicada em várias relações de causa e efeito.

O posicionamento do produto é uma ferramenta muito importante para um planejamento estratégico de marketing eficaz

O posicionamento do produto cria uma imagem dos produtos da empresa na mente dos consumidores.

Dessa forma, destacando os benefícios mais importantes que diferenciam o seu produto de produtos similares no mercado. 

Além disso, responsável por oferecer aos consumidores um valor adicional em dimensões chave como: qualidade, inovação, preço, liderança e funcionalidade, entre outras.

Dica: Os profissionais de marketing devem ficar de olho na concorrência enquanto consideram os elementos de posicionamento de sua estratégia de marketing. 

O componente chave para o sucesso de um empreendimento

Um posicionamento eficaz deve transmitir aos clientes uma mensagem sobre o motivo pelo qual o produto dessa empresa deve ser preferido em relação aos produtos de outro concorrente de natureza semelhante. 

Em outras palavras, a empresa não deve seguir o fluxo do mercado, ou seja, copiar o que os concorrentes estão fazendo.

Ao invés disso, eles precisam se destacar da multidão, oferecendo atributos de produtos distintos ou diferenciados e outros serviços de valor agregado.

A próxima etapa é como comunicar as ofertas diferenciadas aos nichos de mercado identificados. 

É importante que o negócio incorpore o posicionamento do produto em todas as facetas do negócio.

Portanto, isso inclui a fabricação e atendimento ao cliente, a fim de garantir a consistência do posicionamento do ponto de vista do consumidor. 

Além disso, o posicionamento não deve apenas estar alinhado com outras divisões e com os objetivos corporativos atuais, mas também fornecer sustentabilidade a longo prazo e permanecer relevante para variantes de produtos e para cenários de mercado futuros. 

Usar um forte posicionamento de produto é um componente chave para o sucesso da Estratégia de Marketing e para atender aos objetivos corporativos gerais.

Você não precisa estar sozinho na construção do seu posicionamento estratégico

É aqui que a Smartalk se destaca no mercado!

Somos especialistas em contar história que transformam negócios. Se é comunicação estratégica de alto impacto que você precisa, veja alguns dos clientes que já ampliaram os resultados depois de passar por aqui:

Nubank

Desde outubro de 2019  nós temos orgulho em dizer que atendemos o time da Nubank!

Fiat

Smartalk desenvolveu a palestra do diretor de produto da FCA America LatinaCarlos Eugênio Dutra.

Localiza

A maior locadora de carros da América do Sul, a Localiza contou com a ajuda da Smartalk em diversas áreas.

Warner Bros

Warner Bros chegou até à Smartalk com o desafio de se apresentar para o público do Connect Samba.

Itambé

Alinhar o trabalho de cada funcionário de um ponto de venda e uniformizar o atendimento é um desafio.

CBF

CBF passou uma uma reestruturação e a melhor forma de contar o que mudou foi com as apresentações de impacto e treinamentos de performance, criados pela Smartalk.

E você? Qual posicionamento quer dar à sua marca?

Qualquer que seja seu objetivo você de fato vai precisar saber se comunicar com o mercado para se destacar estrategicamente.

Então vamos colocar isso em ação! Clique no banner abaixo que eu vou te direcionar para um de nossos especialistas em posicionamento estratégico.

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