Comunicação estratégica: entenda seus principais benefícios

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

A comunicação é necessária para a relação com a sociedade, e ao utilizá-la no meio empresarial se torna mais complexa, afinal qual empresa não quer se tornar íntima de seu cliente, não é mesmo? Ao procurar maneiras de melhorar a comunicação empresarial nos deparamos com a comunicação estratégica. 

Ela aproxima consumidores à empresas garantindo o tão almejado sucesso.

Continue a leitura e conheça os principais benefícios de uma comunicação estratégica.

O que é comunicação estratégica?

A comunicação estratégica nada mais é do que controlar o que é comunicado e como é comunicado. 

Ou seja, é analisar quais informações deseja transmitir, quais os meios e para quem, para que a mensagem traduzida pelo receptor possa ser clara e objetiva. 

Em um mundo 2.0 com as inovações tecnológicas, os relacionamentos se tornaram mais fáceis e ágeis, e a tendência da comunicação estratégica é ser mais interativa permitindo troca de informações e experiências. 

O controle da comunicação evita as fake news e garante uma transparência na mensagem, independente do canal utilizado e a quem foi transmitida. 

E por isso tem se tornado cada vez mais importante para a sobrevivência das empresas, a fim de integrar suas missões e valores aos objetivos de comunicação. 

Uma empresa de locação de aluguel de escritório por hora, por exemplo, observou que enfrenta dificuldades em interagir com seu público-alvo, com isso utilizar a comunicação estratégica em sua gestão tornará a aproximação entre eles mais próxima. 

A comunicação estratégica só é eficiente quando está alinhada a um planejamento em que tenha conhecimento do cenário atual e principalmente quem serão os receptores da mensagem comunicada. 

E só então é possível passar pelas etapas de construção da comunicação estratégica.

Etapas de construção

  • Planejamento estratégico

Antes de traçar qualquer ação, é preciso planejar, estabelecer metas para que sejam alcançadas e conquistar um retorno positivo, com isso o negócio é explicado de forma clara durante as etapas de prospecção, atração de clientes e outros. 

  • Definição de metas e prazos

Ao compreender o cenário atual da empresa e as dores do consumidor, se inicia a etapa de definir metas, com um plano que seja direcionado a seus consumidores. 

As metas devem ser específicas, realistas, mensuráveis e alcançáveis.

Ao definir os prazos, eles devem ser coerentes com as metas e sempre pensar em curto,médio e longo prazo. 

Não seria estratégico realizar uma meta de vendas para um produto do tipo caixa plástica para placa eletrônica , por exemplo, em um curto prazo, sabendo que a empresa não tem como principal segmento essa atividade. 

Então para as definições de metas e prazos da comunicação não devem ser diferentes. 

E para atingir as metas e prazos, também se define o tipo de mensagem a ser transmitida e quais canais utilizar. 

Princípios da comunicação estratégica 

O propósito e a característica da comunicação estratégica são similares e distribuídos em alguns princípios: 

Mensagens intencionadas

Toda mensagem definida por uma estratégia tem alguma intenção, e a comunicação estratégica envolve planejamento e análise. Sendo assim, tem sempre um objetivo por trás do que é informado.

Audiência segmentada

Uma das características da comunicação estratégica é transmitir a mensagem diretamente a quem deseja, isso aumenta o engajamento e o quanto as pessoas se envolvem pelo que sua empresa diz.

Canais de comunicação certos

Por toda estratégia formulada é possível identificar quais canais são utilizados pelo público e transmitir a mensagem para eles para que tenha um resultado positivo no alcance.

Timing correto

Utilizar um fato ou notícia como forma de comunicação e conteúdo ao seu público é uma ótima estratégia, quando feita da maneira correta, é claro. 

E definir uma comunicação estratégica fica mais fácil de acertar e identificar se o determinado assunto se encaixa aos seus objetivos de comunicação. 

Quais seus benefícios? 

A comunicação estratégica é o que garante que a mensagem transmitida chegue ao receptor de forma que possa ser compreendida com objetividade e clareza, e por isso ao utilizá-la a empresa garante alguns benefícios: 

1 – Posicionamento da marca

Ao ter uma comunicação estratégica, a empresa transmite aquilo que tem de melhor, e com isso aumenta seu reconhecimento no mercado. 

Ao informar seus valores, missões e se posicionando ideologicamente, seu público passa a valorizá-la e seu posicionamento se torna mais forte. 

2 – Análise de concorrentes 

Uma das estratégias de comunicação é a análise da concorrência, e com isso a empresa tem uma visão de qual o seu diferencial para se destacar.  

Essa análise pode ser feita da seguinte maneira: 

Suponhamos que uma academia esteja analisando a comunicação de sua concorrente, e observou que ao falar sobre tonificação muscular feminina  utilizou um canal em que o público mais atingido é de classe alta. 

Ao obter essa informação ela pode definir uma comunicação estratégica diferenciada para atrair o mesmo perfil de público e se destacar da concorrente. 

3 – Equipe valorizada

Nada adianta se comunicar com seu público se a empresa não dá essa atenção aos seus colaboradores. Uma comunicação estratégica eficaz começa de dentro, pois assim a equipe se torna motivada e satisfeita, o que acaba impactando nos resultados da empresa. 

Ao abrir espaço para a comunicação interna, é possível ter um feedback dos colaboradores e detectar possíveis problemas antes que se tornem maiores. 

4 – Informações corretas 

Ao utilizar uma comunicação estratégica, ela garante que a informação não seja dispersa, e seja transmitida corretamente tanto para o externo – público, como para o interno – equipe. 

5 – Marketing bem posicionado 

Com as estratégias de comunicação, consequentemente o marketing se posiciona junto, pois ao divulgar e traçar diferentes caminhos, além dos tradicionais, o alcance ao público é maior. 

E ainda, se fazer presente no marketing digital com as redes sociais para uma comunicação personalizada que atraia e engaje potenciais clientes. 

Com um marketing bem posicionado, a empresa alcança o sucesso, independente do segmento de atuação, como examinador de transito, por exemplo. 

6 – Aumento da lucratividade 

Uma boa estratégia vem acompanhada de um resultado positivo, e com a comunicação não seria diferente. 

Ao definir estratégias de comunicação, que são um custo mais baixo comparadas a outras estratégias de marketing, e aplicá-las em seu negócio, os números de vendas aumentam e com eles a lucratividade. 

Identificando o que é a comunicação estratégica e seus benefícios, fica muito mais fácil e assertivo aplica-la em sua empresa.

Transmita mensagens de forma memorável