Entenda sobre a utilização de vídeos na estratégia de comunicação

6 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Veja 7 dicas para melhorar a estratégia de comunicação da sua empresa com a utilização de vídeos

Já abordamos de diversas formas em nosso Blog sobre o quanto os vídeos são importantes quando o assunto é marketing ou comunicação de uma forma geral, de um negócio ou de uma empresa. Isto porque cada vez mais eles estão se popularizando. Para ter uma ideia, as pessoas que assistem a um vídeo hoje em dia estão mais propensas a adquirir o produto ou o serviço apresentado em uma taxa de quase 85%. E, consideramos esta uma taxa bastante alta.

Se você ainda não estiver convencido do quanto os vídeos são potentes ferramentas para auxiliar a sua empresa, nós temos artigos que irão lhe mostrar isso. Portanto, acesse-os:

Pronto, agora você já entendeu a função deles na estratégia de comunicação da empresa. Agora, vamos às dicas para utilizá-lo e deixar esta estratégia ainda mais eficaz.

Dica 1: Planejamento, organização ou até mesmo roteiro

Todo vídeo que se preze precisa de um BOM planejamento. Este planejamento também pode ser chamado de organização ou até mesmo roteiro.

Não há como fazer um vídeo sem traçar um começo, meio e fim para ele. Por isso, pense nesta linha cronológica e faça-o da melhor e mais detalhada forma possível.

Neste planejamento, além do conteúdo em si (que você quer apresentar ao seu público), é fundamental que você também reflita sobre outros pontos essenciais, como:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quais são as características gerais destas pessoas? (Ex: idade, gênero, cidade…)
  • Principais dores da sua audiência que o seu produto/serviço irá solucionar?
  • Quais são as possíveis dúvidas que elas poderão ter e o seu vídeo por si só explicará?

Todos estes pontos – e muitos outros – farão com que você mapeie o seu vídeo de forma clara, organizada e sem distrações. Portanto, pontos fundamentais para uma análise profunda por parte do seu time de comunicação e marketing!

Dica 2: Plataformas

A segunda dica que queremos dar sobre a utilização de vídeos na estratégia de comunicação da sua empresa é: utilize-os nas suas plataformas de acesso e divulgação.

Não adianta nada fazer vídeos e deixá-los inacessíveis. Concorda?

Os vídeos podem contribuir e muito para deixar o seu site, blog, apresentação ou o que quer que seja ainda mais impactante.

Pense com a gente:

  • O seu serviço é algo que exige uma certa atenção, por se tratar de um assunto mais denso. Não seria legal mostrá-lo de uma maneira mais leve, através de um Motion Graphics, por exemplo?
  • Ou ainda, você quer vender algum produto, mas acha que ele seria mais aceito se tivesse um vídeo explicativo indicando como utilizar o produto e obter o melhor dele. Por que não investir nessa proposta?

Uma sugestão que gostaríamos de dar, apenas, é para que você analise o melhor vídeo para cada plataforma, pensando em como os seus clientes usam cada uma delas e podem receber este recurso audiovisual.

Como utilizar vídeos no processo de vendas

Dica 3: Redes sociais

Não tem como falar de vídeos e não associá-los às poderosas redes sociais.

Elas são ótimas formas de tornar o seu conteúdo ainda mais compartilhável, principalmente nas redes:

Pense, por exemplo, em qual rede é mais interessante divulgar o seu vídeo. Reflita também sobre o tamanho que ele terá. Se contará com animações, apresentadores… e, por aí vai!

Dica 4: Utilização de vídeos mais densos

Além dos vídeos tradicionais, que podem ser usados em diferentes plataformas, é muito válido também analisar os vídeos mais densos.

Estes materiais ricos são sugeridos quando a pessoa já se encontra em um momento de maior interesse no produto ou no serviço e querem, portanto, conteúdos complementares. São os vídeos maiores, mais específicos e que não serão todos que terão o acesso.

Para acessar este material, é sempre necessário colher algum dado do seu lead: seja um e-mail, celular e etc.

Dica 5: Qualidade

Depois que você já traçou um roteiro do seu vídeo, pensou no conteúdo/público-alvo/dúvidas e todas as questões as quais deseja apresentar e estabeleceu a plataforma mais ideal para isso, é de extrema importância que o ponto crucial agora seja a qualidade do mesmo.

Não queira ficar no “mais do mesmo”. Lembre-se que o mercado está cada vez mais exigente e criativo, e, por isso, é interessante que o seu conteúdo tenha um diferencial. Caso contrário, não terá os resultados imagináveis.

Preze pela qualidade da imagem, do som, da edição, enfim, de tudo! Tenha uma equipe para isso, ou, se a empresa for pequena, procure ao máximo obter os melhores recursos possíveis para finalizá-lo em alto padrão.

Dica 6: Interação e envolvimento

Já vimos que as redes sociais são ótimas para proporcionar o compartilhamento dos vídeos entre as pessoas. Certo? Agora, que tal propiciar também um maior envolvimento e interação destas pessoas com o seu produto/serviço ou até mesmo com quem está apresentando?

Algumas propostas para este envolvimento são:

  • Interações do Instagram (Enquetes e perguntas)
  • Lives
  • Links para ofertar algo

Dica 7: Resultados da utilização de vídeos

Por fim, analise os resultados da utilização de vídeos!

Como dissemos mais acima, os vídeos tem este poder de trazer resultados, então é muito importante que você analise-os com cuidado e detalhamento!

  • Analise o que foi positivo e o que não
  • Verifique em quais plataformas houve mais conversões
  • Veja o que funcionou melhor: vídeos longos ou mais curtos

Dito tudo isso, acreditamos que agora você tem todas as dicas possíveis para colocar os seus vídeos estratégicos em ação!

fale_conosco