UX Design: saiba o que ele é, qual a sua importância e como utilizá-lo!

5 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Você já ouviu fala sobre Ux Design? Este é um termo que vem ganhando espaço no universo do design gráfico.

Acompanhe este artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre este assunto.

O que é UX Design?

Antes de qualquer coisa, entenda que UX é o mesmo que User Experience, portanto é a experiência do usuário. Se tirarmos como base esta informação, já fica claro que UX Design é o responsável por cuidar de toda a experiência do usuário, fazendo a ponte entre o cliente e o produto.

Nesta experiência do usuário é levado em consideração 3 fases: começo, meio e fim!

Para tornar ainda mais fácil a compreensão, suponhamos que você está baixando um aplicativo novo de comida. O UX Design é aquele que irá pensar em todo o trajeto a partir do momento em que você tem o primeiro contato com o aplicativo até a compra da comida ou do que quer que seja. Se o UX Design não estiver em perfeita sintonia com a proposta a ser ofertada, pode ser que o cliente se perca pelo caminho, o que gera a perda da venda e uma péssima experiência do usuário.

Agora ficou fácil de entender, certo? Então, vamos explicar um pouco sobre o porque ter um UX Design em uma empresa é importante e como ele fará toda a diferença nas etapas de uma venda!

Qual é a importância do UX Design?

Já ouviu falar naquela frase “A primeira impressão é a que fica”? Pois bem. Se você tiver uma experiência ruim logo de início, as chances de adquirir aquele produto ou até mesmo voltar a consumir aquele serviço são mínimas. É aí que vem o papel primordial do UX Design.

Ele é fundamental porque não permite que a sua experiência seja ruim, e isso é muito importante para atrair pessoas, estabelecer uma relação confiável com elas e ofertar o que deseja.

Cada vez mais estamos competindo com outras empresas e outros serviços, certo? Então, se você não tiver um bom recurso para captar os seus clientes e fidelizá-los, terá que se esforçar dobrado para conseguir espaço no mercado!

Em resumo, para ter um bom UX Design, é preciso refletir sobre:

  • Alinhamento do objetivo;
  • Necessidades do usuário;
  • Jornada do usuário;
  • Pré, durante e pós venda.

Para ser um UX Design, é preciso seguir algumas questões. Então, vamos à elas!

Dicas para o UX Design

O primeiro ponto que é preciso praticar é o “Por que“. Neste aspecto o UX Design vai ter que entender os motivos que aquele usuário tem para ir atrás do produto.

Ainda seguindo o exemplo do aplicativo de comida. Vamos dizer que você está baixando o app neste momento. O UX Design automaticamente associa isso ao fato de que você está com fome. Então, este é o “Por que”, ou seja, o motivo!

Outra prática que o UX Design vai precisar refletir é o “O que”. Este é o momento em que ele compreende o que o usuário vai fazer com este produto.

Se o usuário está atrás de um restaurante no aplicativo, obviamente ele irá ter a experiência de comer uma comida deliciosa de lá. Não há dúvidas sobre isso.

Por fim, temos também o “Como”. Como gerar a experiência satisfatória do seu usuário neste trajeto até a compra? Quais são as funcionalidades as quais você irá se dispor e como elas serão úteis em cada caso?

Boas práticas:

A primeira boa prática que queremos dar para você que quer se tornar um UX Design é: teste! Só saberemos se algo dará certo ou não se nos basearmos no teste. Veja todas as possibilidades cabíveis, possíveis erros e vá adaptando todo o sistema para que ele fique cada vez mais eficaz e benéfico.

Outra prática fundamental é tentar proporcionar a melhor performance possível para o seu cliente. Procure deixar o trajeto o qual o seu usuário vai percorrer ainda mais ágil e prático. Ninguém gosta de ficar esperando a tela carregar, por exemplo, ou não entender ao certo para onde está indo e o que está fazendo. Isso tende a deixar a pessoa perdida, e, portanto, as chances de compra diminuem. Reflita sobre este ponto.

Seguindo com as boas práticas do UX Design, vamos de design. Sim, é preciso se preocupar com a parte visual em seus mínimos detalhes. Utilize as cores ideais, letras mais adequadas e pense em como o seu usuário irá entender tudo isso. Coloque-se no lugar dele!

Por fim, trabalhe a hierarquia, seja no site, aplicativo e etc. Lembre-se de que você deve GUIAR o seu usuário ao objetivo final. Então, não deixe de colocar as imagens ou qualquer outro elemento sem ter um pensamento estratégico para isso.

fale_conosco