7 Etapas Rápidas para Criar um Workshop Online e Aumentar as Vendas na sua Empresa

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Rodrigo Moreira
Por Rodrigo Moreira

Dada a situação que a pandemia gerou em 2020 muito se fala sobre soluções criativas para manter as vendas e a comunicação. Uma boa forma é através da realização de um workshop online.

Na verdade, existem diversas maneiras com auxílio da tecnologia que tornam possível readequar sua oferta de serviços e produtos.

Porém, nesse artigo vou falar apenas do workshop online, espero que você não se importe, mas é um tema que merece aprofundamento.

Então, se você quiser saber mais sobre oportunidades de negócios indico a leitura do texto abaixo também:

Setor de Eventos pode oferecer Oportunidades Únicas
mesmo no Olho da Tempestade


Se você já sabe como fazer um workshop online, é uma vantagem para colocar o planejamento de comunicação e marketing em ação.

Além disso, você já pode fazer disso um negócio…

Se você domina as ferramentas, pode preparar um curso ou conteúdo ensinando outras pessoas.

Afinal, existe público disposto a pagar para ter acesso a esse tipo de material e tudo que você precisa é um formato de impacto para demonstrar sua expertise.

Apresentação de Impacto: Tudo que você precisa saber


Workshop Online não é nenhuma novidade, mas seu concorrente não sabe disso…

A Smartalk cria apresentações para muitos formatos e setores do mercado, e observando todas as mudanças ocorridas ao longo do ano, percebemos que uma coisa a maioria das marcas ainda não aderiram…

O poder que um workshop online pode promover para conversão de clientes e alcance de um público maior.

Agora, mais que nunca, as pessoas estão ávidas por aproveitar o tempo e já demonstram preferências e comportamentos que vieram pra ficar.

Um levantamento do Google aponta que a procura por cursos de especialização à distância teve um crescimento de 130% no período da quarentena

Instituições de ensino tradicionais também ganharam mercado, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que apresentou um crescimento de 400% na adesão aos cursos online gratuitos, em comparação com os meses de janeiro e fevereiro.

A Udemy revelou um crescimento de 425% no número de matrículas em cursos da plataforma no mundo todo e cerca de 95% de aumento no Brasil.

“É o resultado de uma situação muito atípica na história da humanidade. Estamos vendo o mundo mudar de um dia para o outro , creio que há muito receio em relação ao desemprego. É um momento delicado. Acredito que há uma motivação de ‘como eu vou sobreviver nesse novo contexto ‘”, diz Sergio Agudo – diretor de negócios da Udemy na América Latina.

Para Sergio Agudo, existem dois fatores principais que podem explicar esse crescimento nos acessos.

  • o tempo livre que as pessoas adquiriram por passarem os dias integralmente em casa;
  • a fragilidade emocional da imprevisibilidade do futuro.

Então, esses são os dois pontos principais para a busca por ocupar o tempo adquirindo conhecimento.

Como começar a fazer seu Workshop Online

Mesmo que estejamos todos em casa ou retomando as coisas aos poucos, ainda assim não temos muito tempo disponível para fazer um material mega produzido e vídeos no estilo Hollywood.

workshop online

Porém, eu vou indicar alguns passos simples para começar a colocar seu workshop online no ar e vendê-lo ao seu público.

As ideias mais simples em geral são as melhores, mas é preciso acurar a qualidade do que que é gravado e somar à facilidade de uso pelo público.

Afinal, experiência do usuário é tudo quando se trata de expor um conteúdo em mídias que proporcionam o marketing sensorial.

No ambiente virtual temos o desafio de proporcionar a experiência sensorial.

Porém, para começar, você pode fazer algo mais simples e acessível, gravado em um espaço silencioso no escritório ou em casa.

Portanto, começamos assim como uma forma segura de também validar seu workshop online, isso se chama MVP = produto mínimo viável.

Então, se o MVP demonstrar um bom resultados, aprimoramos o conteúdo.

6 Passos para colocar seu Workshop Online em ação

1. Defina seu tema

É sempre bom começar com algo que dominamos.

Portanto, vou te dar duas dicas…

Primeiro: ensine algo que as pessoas sempre te pedem, se caso for algo que te pedem com frequência, ótimo!

Logo, se baseie naquilo que seu público, seguidores ou círculo de convivência têm interesse quando procuram por você.

Aliás, essa é uma informação muito importante para quem busca ser um influenciador digital atualmente.

A partir dessas questões trazidas por outras pessoas, você saberá exatamente por onde começar.

Segundo: quanto menor o nicho para o qual você vai comunicar, MELHOR!

Por exemplo, se você sabe muito sobre equipamentos de filmagem, pode focar seu workshop online em “Equipamentos para iniciantes“.

Então, tente evitar títulos muito amplos, como “Curso Online sobre Equipamentos de Filmagem“.

Portanto, dê preferência por focar em algo pontual e um público específico.

Para se organizar:

Escreva seu tema. Essa é a parte mais importante. Portanto, colocar em uma folha de papel os possíveis temas que você pode abordar, vai te ajudar a organizar as ideias.

Finalmente, pense em quais serão os objetivos concretos do workshop online, o que estará incluso, o que não estará incluso, etc.

2. Prepare seu Conteúdo

Uma vez escolhido o tema, saberá exatamente o que precisa ensinar ao seu público.

Apresentações Criativas:
TUDO que você precisa saber para encantar o seu público


Divida o tema em módulos e pense no melhor formato para consumo, se será em vídeo, ou em texto ou um mix de ambos (aconselho fazer um mix).

Agora, reserve um tempo para preparar seu workshop online, você precisa ter ao menos a metade do material já concluído para poder lançá-lo.

A outra metade você finaliza conforme a primeira parte já estiver disponível, mas nesse planejamento lembre-se que você terá que fazer a publicidade em paralelo.

Portanto, avalie o cronograma e pauta de lançamento, nada impede que você finalize todo o material para só depois realizar o lançamento, assim você não terá atividades paralelas e cada etapa merece uma atenção específica.

Dica Extra:

Organize todo material para que você não se perca depois. Realize backups dos vídeos e textos por segurança e guarde-os na nuvem.

3. Luz, Câmera… Ação!

Agora, com o conteúdo em mãos prepare um local que sirva como um miniestúdio.

Pode ser simplesmente um fundo branco, um tripé para a câmera, luz natural e luz artificial.

Claro, você também vai precisar de uma câmera (pelo menos semiprofissional) ou um celular que tenha uma ótima lente.

Você tem dificuldade de criar conteúdos ou precisa de apresentação de apoio? Aqui nós somos mestres em criar slides profissionais!

Metodologia CDP: Conheça a técnica para ter uma comunicação eficaz

workshop online

4. Escolha a plataforma

Em seguida, será o momento de colocar seu material em alguma plataforma online de cursos e palestras…

Você pode optar por duas categorias: uma plataforma grátis ou uma paga, considerando os recursos que serão necessários, valores, flexibilidade e gestão de pagamento.

Opções mais interessantes do mercado:

5. Como Vender?

Atualmente, não é necessário que tenha uma loja online para vender seu curso ou workshop online.

Como vimos no tópico anterior, existem diversas plataformas para hospedar e fazer a transação de vendas do seu workshop online.

Ainda assim, você pode oferecer um link específico externo gerado por plataforma como mercado pago, PayPal ou pagseguro.

Você também pode criar canais de comunicação nas suas redes sociais através dos quais pode oferecer seu workshop online.

Pode ser um Instagram privado, onde só poderá entrar quem fez a aquisição do curso ou um grupo de facebook também particular.

O bom dessas plataformas é que você pode subir mídias diversas: textos, vídeos, áudios, gifs…

Ultimamente, as empresas têm usado muito o Telegram para criar esse tipo de canal de comunicação para conteúdos exclusivos.

Enfim, pense em como você pode agregar valor na oferta do seu curso, em geral as pessoas gostam de se conectar com a pessoa especialista daquele material.

Portanto, utilize isso a seu favor!

6. Defina o Preço de Venda

Chegamos a parte mais temida pela maioria das pessoas, isso porque definir um preço de um serviço costuma ser algo bem subjetivo.

Se é a primeira vez que está promovendo um workshop online, eu te indico começar pesquisando o valor de cursos similares ao seu.

Além disso, você deve considerar: qual o tempo do workshop, qual o tipo de material disponível, quanto tempo você precisa disponibilizar para atender clientes nas mídias de comunicação…

Enfim, considere o processo como um todo e contínuo, porque afinal, você está construindo uma audiência que requer sua atenção.

Se realmente está começando e optou por criar um MVP, eu sugiro oferecer um preço mais acessível até para usar esse conteúdo como porta de entrada para um workshop online mais enxuto.

7. Como promover seu Workshop Online

Você pode tornar seu workshop online uma versão de acesso exclusivo para um número limitado de inscritos.

Não ignore o conteúdo orgânico! Faça pelo menos duas postagens semanais com vídeos e textos interativos mostrando o que as pessoas vão encontrar no seu workshop online.

Sua empresa precisa consolidar uma boa presença e conquistar autoridade nas redes sociais? A Metodologia CDP agora também é digital!


Logo, não se esqueça da chamada para ação. Escreva sobre o valor e conhecimento que seu curso pode oferecer às pessoas e insira uma forma de enviá-las até a página de compra.

Dentro do seu conteúdo crie ou escolha aquele post de melhor interação para investir em mídia.

Cada plataforma tem suas diretrizes, é preciso escolher a que atende melhor com relação ao seu público.

Convide amigos empreendedores para se inscreverem grátis no seu workshop online em troca de indicar o material também para a audiência deles.

Se você quer promover de maneira a criar um fluxo de funil, invista em uma plataforma de e-mail marketing e automação para enviar pequenos trechos do seu curso à sua base de leads.

Por que fazer seu Workshop Online na Smartalk

De fato, graças à tecnologia, hoje temos diversas plataformas disponíveis para compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas.

Claro que é necessário tempo e dedicação para construção do conteúdo e formatos de exibição, estratégia e fechamento de vendas.

Entretanto, nós falamos de toda preparação para o seu workshop online, mas não falamos ainda de algo que você deve considerar e que faz toda diferença na persuasão.

A construção do seu discurso frente às câmeras e como o material será preparado para apresentar ao seu público.

Naturalmente, eu também vou deixar essa dica para você.

Portanto, para criar um discurso realmente memorável, que vai atrair as pessoas ao seu workshop é a sua voz, sua desenvoltura e sua história!

Aqui na Smartalk, já fizemos apresentações e roteiros de todo tipo que você imaginar, atendemos mais de 200 empresas de diferentes setores ao longo de todos esses anos.

Criamos apresentações incríveis para grandes eventos da esfera nacional e internacional.

Dá uma olhada nas marcas que já passaram por aqui e ainda fazem história nos eventos e palestras com as apresentações feitas na casa:

E com essa bagagem de material para palestras, eventos e apresentações, que tal começar a criar o seu workshop aqui na Smartalk?

Quer saber como isso vai funcionar? Clique na imagem abaixo e venha conversar com o nosso especialista.

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