Setor de Eventos pode oferecer Oportunidades Únicas mesmo no Olho da Tempestade

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Rodrigo Moreira
Por Rodrigo Moreira

2020 foi um ano desafiador para muitos setores do comércio e de serviços, principalmente para o ramo de eventos.

Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril, mostrou que a pandemia do Coronavírus afetou 98% do setor de eventos.

De fato, a perspectiva para os meses que se seguiram não foram nada positivas…

Empresas do ramo de eventos em hotelarias, congressos, jogos, feiras e exposições buscaram se movimentar para adiar datas ou transferir locais dos encontros.

Em 2019, o cenário era tão diferente que previa-se o aumento do seguimento, e não sua recessão.

Dados projetam crescimento de Grandes Eventos

Até então, o setor de grandes eventos tinha uma projeção de crescimento na economia do país.

Por exemplo, a Copa do Mundo em 2014 e as Olímpiadas em 2016, movimentaram R$ 30 bilhões a mais no PIB e gerou mais de 200 mil trabalhos temporários.

Além disso, atraiu 3,7 milhões de turistas no país, segundo o Ministério do Turismo.

O Rock in Rio de 2017, movimentou R$ 1,4 bilhão, despertando interesse de produtoras a fazer outros grandes eventos nacionais e trazer outros internacionais ao país.

Já o Rock in Rio de 2019 atraiu 450 mil turistas e movimentou R$ 1,7 bilhão, de acordo com secretaria de turismo do RJ.

>> O Rock in Rio, maior evento de música e entretenimento do mundo e a Smartalk, se juntaram para a organização do Rock in Rio Academy!

Dados do Ministério da Cultura apontam que o potencial do setor é fruto da diversidade cultural brasileira, que encontra poucos paralelos no mundo.

Criamos uma economia criativa, que tem resultados maiores que outros tradicionais (como o têxtil e o de eletroeletrônicos), sendo responsável por 2,65% do PIB.

“Mais do que sair para curtir um show, festival ou participar de um evento corporativo, as produtoras estão investindo e transformando shows e festas em grandes experiências sensoriais e tecnológicas, movimentando diversos subsetores fornecedores, como tiqueteiras, credenciamento e pagamentos, transporte, logística, catering, segurança, entre outros.”, lembra Beatriz Oliveira, Head de marketing da Eventbrite.

73% das empresas de eventos esperavam maior faturamento em 2020, afirma Abeoc

Em dezembro de 2019 uma pesquisa realizada pela Abeoc – Associação Brasileira de Empresas de Eventos – apontou que empresas do setor esperava cerca de 6% de aumento nas receitas.

Com relação à contratação de funcionários, os dados da pesquisa indicavam que 44% das empresas esperavam aumentar sua equipe.

Em contrapartida, esperava-se que 49% das empresas mantivessem o mesmo número de funcionários.

Logo, entre as estratégias mencionadas pelas empresas para se tornarem mais competitivas, “promover a inovação” se destaca ao ser mencionada por 56% das empresas.

Em seguida, observamos:

  • Estabelecer parcerias com 55%;
  • Investir em mais tecnologias com 54%;
  • Aumentar a produtividade com 49%;
  • Investir em comunicação digital com 48%.

*A pesquisa foi realizada com uma amostra de 155 empresas, no período que vai de 21 de agosto até 20 de novembro. O questionário foi realizado de maneira virtual através do EncuestaFacil e apresenta um intervalo de confiança de 95%.

Crise é uma Oportunidade!

De fato, é na adversidade que surgem ideias disruptivas e inovadoras.

Naturalmente, a primeira reação é a de reduzir os custos, pois é uma ótima maneira de fazer uma reserva no final do mês e resguardar outras prioridades como talentos, benefícios e marketing.

Porém, essa ação de economia precisa ser revisada constantemente para não causar gargalos, tanto de pessoal quanto no estrutural e acabar provocando o efeito contrário.

Logo, ao aplicar essa ação com efetividade um negócio terá mais chances de alcançar o sucesso.

De fato, as organizações mais promissoras crescem nas horas mais turbulentas, que é quando se organizam melhor para enfrentar dificuldades e se fortalecem muito mais.

Elas aprendem com situações de risco e cenários vulneráveis.

Portanto, há um lado positivo em todas as situações e, nesse caso, você que é gestor ou CEO precisa encontrar fatores internos mais preciosos na sua empresa para transformar a crise em oportunidade e vencer os desafios.


Comunicação Empresarial:
o que é e qual a sua importância para as corporações


Porém, em primeiro lugar, deixe de lado os pensamentos improdutivos que, em geral, já ocorrem no meio corporativo quando momentos turbulentos acontecem.

Depois disso, invista em inovação!

Por mais que pareça contraditório é muito importante permanecer atualizado e quanto mais inovadora for sua empresa, mais fácil será enfrentar a crise.

5 Oportunidades no novo cenário de Eventos:

Ao passo que vemos muitos planos desmoronaram sem poder fazer muita coisa a respeito, recursos como as Lives e transmissões online aumentaram bastante desde abril…

Segundo pesquisa do Business Insider, a rede social Instagram registrou um aumento de 70% no uso de lives na plataforma.

“De forma geral, pessoas não são projetadas para se isolarem umas das outras. Não é evolucionário e não é como fomos programados”, comenta Chris Ferguson, professor de psicologia da Stetson University.

Ou seja, de uma maneira ou de outra, o ser humano vai encontrar uma forma de interagir e se comunicar.

E com a pandemia e a crise de 2020, essa maneira de se colocarem em contato foi utilizando os novos recursos tecnológicos de plataformas gratuitas como Instagram, Zoom, Google Meet, Skype e Youtube.

Mas como sua empresa pode melhorar os resultados em 2021, fortalecer seu posicionamento e criar oportunidades frente à crise?

Promovendo mais eventos virtuais!

Indicamos 5 veículos da atualidade para que você possa efetivar mais resultados em pouco tempo e com baixo investimento.

Utilize as ferramentas à sua disposição e deixe suas apresentações mais profissionais para se destacar no meio virtual.

eventos

1 . Eventos Online

De acordo com o professor de psicologia da Stetson University, Chris Ferguson, o aumento das lives é explicado pelo fato das pessoas estarem utilizando o recurso como uma forma de “escape”, já que não podem sair de suas casas.

Ao que parece esse é um formato que irá continuar após o fim da pandemia, já que sua popularização foi muito grande.

Portanto, esse é o momento de levar a comunicação da sua marca para as mídias sociais.


Como produzir eventos online
e impactar o seu público mesmo à distância


Logo, uma forma efetiva e que traz resultados rápidos para sua comunicação é levar a metodologia CDP para suas redes sociais.

Metodologia CDP: Conheça a técnica para ter uma comunicação eficaz

Somado à construção do seu marketing pessoal e da técnica de storytelling.

2 . Serviços de Streaming

A quarentena causada pelo novo Coronavírus fez com que o consumo de mídias e serviços online disparassem em todo o mundo.

Porém, quando pensamos em serviços de streaming, logo vem à mente plataformas como Netflix e Prime…

No entanto, você pode utilizar desses veículos para criar um canal interativo entre você e sua audiência.


O Guia Completo para Fazer um Webinar de Sucesso


Duas das plataformas de streaming mais interessantes para criar esse canal de comunicação com seu público são o YouTube e a Twitch TV.

Dessa maneira, você cria mais engajamento e interação com seus seguidores – estratégia essa que aumenta a autoridade e aprovação da marca.

Além disso, dentro do conceito desses serviços, você pode de utilizar as plataformas para criar uma assinatura recorrente, oferecendo acesso a conteúdos exclusivos.

Simultaneamente à oferta de acesso exclusivo dos inscritos, você também pode se associar ou criar uma loja virtual e vender seus produtos e serviços para essa audiência, indiretamente, através do canal.

3. YouTube

Para começar, transforme seus materiais em texto em materiais para vídeos.

Dessa forma, você enriquece seu conteúdo e torna suas mídias mais acessíveis, atraindo uma parcela dos consumidores que antes não podiam ter esse contato com sua empresa devido o formato oferecido.

Além disso, da conversão de texto em roteiros para vídeos, pense no youtube como veículo para investir em anúncios.


Como os vídeos podem acelerar a conversão de leads


4. Associações e Parcerias

Em momentos de crise uma forma de criar relevância e força de ação é se associar a outras marcas ou profissionais para criar conteúdos ricos a serem compartilhados em eventos online.

Um exemplo que fizemos aqui na Smartalk é a formulação e gestão do eventos Connect Samba.

Participamos do evento construindo e conectando as apresentações de todos os palestrantes.  

O evento contou com grandes empresas e marcas globais, como a NBA (Liga de Basquete dos EUA), a NFL (Liga de Futebol Americano dos EUA),  Forbes, Heineken, Warner, ESPN e muitas outras…

Confira o depoimento de Pedro Filizzola, sobre a participação da Smartalk no evento:

Depoimento de Pedro Filizzola – SambaTech

5. Gestão de Recursos e Talentos

30,1% dos empresários estão aprimorando a gestão empresarial.

De fato, há uma preocupação em buscar soluções para sobreviver a este momento e se preparar para a retomada dos negócios.

Outra preocupação também é o relacionamento com o mercado: 25,2% dos entrevistados estão fortalecendo essa relação.

As medidas adotadas durante a quarentena para evitar a falência abrangem a capacitação de funcionários.

17,2% dos empresários investem em qualificação da equipe para esse novo momento, e 15,5% adotam o uso de novas tecnologias.

Treinamentos de equipes:
por que eles ajudam a reduzir custos do negócio

Portanto, para minimizar os impactos nesse setor é necessária a atuação conjunta das entidades de apoio do setor de negócios e eventos.

3 Ferramentas para Promover Eventos Online

O sucesso de um evento não depende apenas de suas atrações.

Na verdade, todos os preparativos devem ser realizados com eficiência, prezando a experiência de cada cliente, o orçamento financeiro disponível e a logística de pessoas, materiais e recursos.

Além das ferramentas já mencionadas anteriormente, separamos mais 3 ferramentas para promover eventos com sua marca e especialistas:

1. Eventos no Facebook

Primeiramente, devemos lembrar que o Facebook é uma das principais redes sociais em nosso país.

Em 2018, o Facebook anunciou que tem 125 milhões de usuários brasileiros ativos na plataforma.

Todas as atividades de seus seguidores, como curtidas, comentários e postagens, são compartilhadas no feed de notícias. 

portanto, isso quer dizer que o alcance dessa ferramenta para eventos é grande, criando boas oportunidades de divulgação para o seu negócio.

Além disso, hoje o Facebook conta com mais um recurso poderoso que é a possibilidade de criar “Salas de Bate Papo”.

eventos

2. Eventbrite

A Eventbrite atende pequenas palestras ou até mesmo grandes festivais, isso significa profissionalismo e qualidade.

Além disso, todas as funções e recursos dentro da plataforma são online.

Ou seja, está tudo integrado na nuvem.

Você pode utilizar outras plataformas, como o Facebook e o Mailchimp, para interagir com participantes a qualquer hora ou lugar, seja no computador, smartphone ou tablet.

A funcionalidade de reserva de lugares é uma das suas principais características.

Realizar eventos é uma maneira eficaz de atingir o seu público-alvo e, acima de tudo, compartilhar conhecimento.

Logo, plataformas como a Eventbrite te ajudam a otimizar esse processo.

Como vender com a Eventbrite?

Você pode vender seus ingressos tanto pelo site quanto pelo app mobile na Eventbrite. As mesmas funcionalidades estão presentes nas duas versões.

Quanto à cobrança das entradas, há duas possibilidades: utilizar o PayPal ou o meio de processamento de pagamentos próprio da Eventbrite.

3. mobLee

A proposta da ferramenta é criar canal único de comunicação e divulgação para participantes, palestrantes e organizadores por meio de smartphones.

Porém, além disso, ao ter o seu próprio aplicativo, você pode:

  • Distribuir com facilidade informações, programações, locais e palestrantes. Isso tudo sem utilizar papéis ou panfletos;
  • Melhorar o diálogo entre as pessoas presentes em palestras, com o envio direto de perguntas aos apresentadores;
  • Disponibilizar uma timeline em tempo real de tudo o que acontece;
  • Facilitar o networking entre os participantes;
  • Coletar dados com facilidade;
  • Aumentar as oportunidades para patrocinadores, anúncios e anunciantes em destaque no evento;
  • Criar vitrines virtuais;
  • Ter feedbacks positivos e negativos a qualquer momento.

Foi dada a Largada! Preparado para seu próximo evento?

Então, você está pronto para criar seu próximo evento e trazer seu público para o meio digital?

Porém, você não sabe por onde começar? Não esquenta! A Smartalk é especialista em conteúdo para eventos e performance.

Aqui podemos ajudar você a criar apresentações para qualquer formato: slide, vídeo ou motion graphics.

Vencer desafios é com a gente mesmo! Vem junto que 2021 vai ser sucesso!

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