Apresentação corporativa: Dicas para criar uma imagem poderosa da sua empresa
![](https://cdn.prod.website-files.com/67039fbec41d8b7f3d931e78/678fda46b8f0307d29488586_apresentacao%20corporativa.avif)
Fazer uma apresentação corporativa é uma atividade que está ou estará presente na vida de qualquer profissional e de qualquer grande empresa. Mas, como fazer deste momento uma experiência rica para o público e que valorize a imagem da empresa?
Causar uma boa primeira impressão garante bons negócios para qualquer empresa e é importante para a reputação de qualquer profissional. Por isso, a hora de realizar uma apresentação corporativa é fundamental na prospecção de novos clientes de qualquer negócio.
Quando bem organizadas, as apresentações corporativas de sua empresa ajudarão a construir uma imagem positiva, a partir de uma experiência memorável criada.
Por isso, preparação e prática são fundamentais na hora de uma empresa ou profissional apresentar suas ideias.
Neste artigo, você vai conhecer dicas e técnicas para desenvolver apresentações corporativas.
Saiba como montar uma apresentação simplificada, utilizando tópicos objetivos e estruturas coerentes, mas que, ao mesmo tempo, cause impacto no público. Confira!
Os 3 princípios de uma boa apresentação corporativa
O sucesso das apresentações corporativas vai muito além dos slides utilizados durante a apresentação em si. A medida do sucesso, neste caso, passa mais pela experiência oferecida ao público e a forma na qual a imagem da empresa foi apresentada.
Por isso, aí vão 3 princípios que a sua empresa deve procurar perseguir, na hora de construir suas apresentações corporativas:
1. Branding
A qualidade da sua apresentação corporativa é medida pela sua capacidade de envolver e levar o público a uma ação. Desta forma, o branding é uma ferramenta que lhe ajudará nesse resultado, pois definirá os diferenciais da sua empresa.
Branding é o conjunto de ações que constroem e administram as marcas, tanto de forma concreta como subjetiva. Um branding bem elaborado faz com que as pessoas associem positivamente um produto com uma marca.
Essa ação também passa pela apresentação corporativa da empresa. Logo, ela precisa estar diretamente relacionada com o “DNA”, o foco, da companhia. Para isso, usar os elementos visuais e cores da sua marca nas apresentações de slides é o caminho a ser seguido.
Para envolver ainda mais o espectador, na hora de criar slides para a apresentação corporativa de sua empresa, escolha textos e imagens de acordo com o público-alvo e o propósito do negócio.
[rock-convert-cta id=”11664″]
2. Storytelling
Atualmente, as informações são cada vez mais abundantes e, reter a atenção das pessoas, é algo cada vez mais difícil.
Sendo assim, por meio da inserção de fatos em uma história, é possível prender a atenção do ouvinte e fazer com que o público entenda melhor a sua mensagem. Para isso, considere utilizar a técnica de storytelling em suas apresentações corporativas.
A dica é: siga um cronograma na apresentação. Elabore uma história com começo, meio e fim. Pense que o roteiro deve estar centrado no benefício que você deseja trazer para o público que está lhe assistindo.
3. Layout
É importante valorizar o design da sua apresentação, mas não abuse dos efeitos, imagens e animações. Lembre-se, você está representando uma marca e esse tipo de recurso pode muitas vezes transmitir uma ideia não muito profissional.
No layout, a disposição de imagens, palavras-chave e textos deve ser feita de forma simples e sem excessos, priorizando o aspecto de ser compreensível ao público.
O conteúdo a ser exposto deve estar em tópicos. A harmonia de cores, formas e frases curtas são responsáveis por deixar o seu conteúdo ainda mais impactante para quem está assistindo.
Esta dica é importante: se você está representando uma empresa, é fundamental que a sua apresentação contenha o logotipo e elementos da identidade visual da companhia para criar essa relação da sua marca com o espectador.
Outro ponto é a atenção aos erros de ortografia. Ao finalizar a elaboração da apresentação, revise todo o material. Não checar a escrita das palavras poderá demonstrar certo desleixo e desatenção.
A parte visual é relevante, mas há também um foco especial na pessoa que apresenta. Estude e se prepare para evitar ler tudo o que está em cada slide, afinal, eles servem para guiar a apresentação e não para ser o foco dela.
Leia também: 13 ferramentas gratuitas para criar apresentações de slides
9 dicas para criar apresentações corporativas poderosas
Ao realizar uma apresentação corporativa, seja para uma audiência genérica ou mais especializada, o poder desta apresentação não se restringe aos textos e imagens utilizados.
Para tornar as suas apresentações corporativas mais robustas e poderosas, selecionamos 9 dicas que irão te ajudar nessa missão. Confira!
1. Estabeleça a credibilidade já no início
Sejamos claros, qualquer pessoa estará mais disposta a ouvir o que você tiver a dizer à medida que sua credibilidade for maior. Mas, estabelecer a credibilidade não se trata de uma introdução repleta com suas habilidades e experiências profissionais.
Ao invés disso, você pode iniciar contando uma pequena história sobre a sua experiência, que seja relacionada ao tópico da apresentação. Você poderá, ainda, compartilhar uma experiência passada ou mesmo as referências que suportam o seu conhecimento e que o conduziram até aquele momento da apresentação.
O importante é de fato estabelecer a credibilidade e não esperar que isso apenas aconteça, ao realizar a sua apresentação corporativa.
2. Inclua um objetivo na apresentação logo no início
Se a sua audiência souber o propósito ou o objetivo de sua apresentação, desde o início dela, ela estará mais propensa a relacionar o que você está dizendo com este objetivo inicialmente apresentado.
Isto tornará mais fácil, ao final da apresentação, chegar à tomada de ação que você deseja para o seu público.
Além disso, ao delimitar um objetivo para sua apresentação corporativa, será possível construir uma apresentação mais assertiva, ao manter-se no caminho para alcançar este objetivo.
3. Utilize um material de suporte que levante credibilidade
Mesmo ao estabelecer a credibilidade de si, durante uma apresentação corporativa, é preciso carregar esta credibilidade para o material de suporte que você for utilizar.
Por isso, ao invés de apenas apresentar o material preparado, procure preenchê-lo com informações e dados que apoiem a apresentação e confiram ainda mais credibilidade a ela.
Ainda que isso não esteja em seus slides, deverá estar nas notas finais ou mesmo em algum material impresso eventualmente entregue ao público.
Você poderá utilizar aspectos de storytelling para isso, apresentar dados e estatísticas, pesquisas de mercado ou mesmo alguma citação famosa sobre o tema.
O importante é estabelecer esta relação de credibilidade da informação passada, junto ao público.
4. Divida as idéias com citações poderosas e imagens ricas
Para causar maior impacto, introduza os tópicos ou ideias com uma citação relevante ou imagem impactante, que tenha relação com o que será falado em seguida.
Isso é melhor do que um grande título em tela, pois irá gerar maior impacto, fixando a ideia na mente do público, enquanto eles escutam o que está sendo apresentado.
Essa é uma técnica que também ajuda a “quebrar” a apresentação, quando é necessário introduzir um novo tema e, ainda assim, não perder a atenção e o engajamento do público.
![](https://cdn.prod.website-files.com/67039fbec41d8b7f3d931e78/678fca7ab230b30532f55a77_678fc7004454cd294e4f10ff_banner-Guia-apresentac%25E2%2595%25A0%25C2%25BAa%25E2%2595%25A0%25C3%25A2o-de-impacto.avif)
5. Faça perguntas provocativas ou retóricas
Uma maneira efetiva de fazer com que a audiência assimile a informação é fazendo perguntas, ao invés de apenas iniciar a apresentação em si. Isso irá motiva a audiência a pensar sobre o tema, contextualizando a apresentação corporativa.
Você pode fazer perguntas provocativas ou retóricas, que incentivem o público a realmente pensar sobre aquele tema e procurem, durante a apresentação, as respostas para estas perguntas.
Mas, garanta que estas perguntas estejam alinhadas ao objetivo da apresentação, para que ela corra em uma sequência lógica linear e não cause confusão na audiência.
6. Faça declarações surpreendentes
Às vezes, a melhor maneira de conseguir a atenção sobre as informações que você está apresentando é fazendo declarações surpreendentes.
Isso chama a atenção da sua audiência e, se você puder fazer uma ligação com o seu objetivo da apresentação corporativa, você vai conseguir rapidamente demarcar o seu ponto.
Se necessário, você pode extrair um fato e usá-lo, mesmo que este não seja o seu ponto principal. Ele atuará simplesmente um catalisador para a sua mensagem.
7. Esteja preparado para perguntas difíceis
Perguntas podem surgir durante a sua apresentação ou até mesmo na sessão de Perguntas e Respostas, geralmente realizada após a apresentação em si.
Desta forma, você precisa estar preparado para aquelas perguntas mais difíceis, particularmente aquelas que podem inviabilizar sua apresentação ou subverter seu objetivo.
Como você conhece os pontos de sua apresentação e o seu público, planeje-se para esse tipo de pergunta. Por isso, considere todas as objeções que o público possa ter ou perguntas que possam levantar sobre seus pontos e informações.
Inclua os pontos mais críticos em sua apresentação para contestar objeções, ou esteja preparado para respondê-las quando surgirem.
8. Tenha suas próprias perguntas prontas para o caso de ninguém perguntar
Independentemente de você estar fazendo uma apresentação pública ou uma apresentação corporativa mais restrita, você deve reservar tempo para perguntas e respostas no final dela.
Porém, se ninguém fizer uma pergunta, prepare-se com as suas próprias perguntas para respondê-las no final. Facilite este processo, dizendo algo como: “Geralmente me perguntam…” ou “Uma coisa sobre a qual você ainda pode estar se perguntando é…”.
Naturalmente, suas perguntas devem estar diretamente relacionadas a transmitir sua mensagem e alcançar o objetivo de sua apresentação. Portanto, use-as estrategicamente.
9. Tenha um novo encerramento (desta vez mais curto) após o período de Perguntas e Respostas
Assim, como em uma conversa de prospecção, na apresentação corporativa, você deve incluir um encerramento mais curto, preparado especificamente para o momento após a questões respondidas para o seu público.
Neste tempo, faça um novo resumo dos temas abordados e reforce os pontos e mensagens tratados. Além disso, este é o momento ideal para incluir o CTA final de sua apresentação corporativa.
Você pode até preparar um slide específico para isso, mas esteja preparado para fazer este fechamento, mesmo sem um slide específico para isso.
8 atitudes que você deve evitar em apresentações corporativas
As apresentações corporativas costumam deixar muitas pessoas naturalmente nervosas. Afinal, na maior parte dos casos, o público para quem será feita a apresentação possui um caráter mais formal.
Por isso, para acertar “a mão” na hora de realizar uma apresentação corporativa em nome de sua empresa, aí vão 8 atitudes que devem ser evitadas, em apresentações corporativas. Confira!
1. Começar com uma piada
Bom humor é sempre bem-vindo, no entanto, a piada não deve nunca ser inserida no começo, já que pode facilmente denotar certo despreparo para falar sobre aquele tema.
O ponto mais importante é mostrar que você sabe do que está falando, e uma piada nem sempre ajuda nesse quesito.
2. Pedir desculpas
Outra forma péssima de começar uma apresentação corporativa é com um pedido de desculpas.
Para os ouvintes da apresentação, pouco importa que você esqueceu o arquivo certo em casa. Se isso acontecer, simplesmente continue e siga em frente com a sua apresentação.
3. Acelerar a apresentação
A gestão do tempo é outro ponto fundamental de uma apresentação corporativa. Saber controlar o tempo e o ritmo da apresentação é importante.
Você irá evitar situações como a de ter de acelerar a apresentação, para chegar ao fim dentro do prazo, que pode ser entendida como um sinal de despreparo.
4. Ler seus slides
Uma boa apresentação corporativa precisa de um porta-voz que domine o assunto e saiba do que está falando. Ler os slides não é uma característica aceitável de alguém que tem esse perfil.
Para evitar isso, estude ao máximo o tema da sua fala para que não seja necessário recorrer ao arquivo da apresentação. Slides devem ser usados para organizar os temas e as ideias.
5. Falar sobre problemas pessoais
Para o público que assiste sua apresentação, não interessa que você foi dormir tarde na noite anterior, finalizando o arquivo de slides. Assim como as desculpas, essa atitude só mostra despreparo e não agrega nada à apresentação.
Por isso, na hora de apresentar, coloque os problemas de lado e mostre entusiasmo por estar ali com aquelas pessoas.
6. Ficar de costas para a audiência
Quando você estiver fazendo uma apresentação corporativa, é importante lembrar que você está no palco para dar atenção às pessoas que estão assistindo.
Desta forma, virar de costas para ler slides ou por qualquer outro motivo pode facilmente ser entendido como um sinal de despreparo e falta de respeito.
7. Apresentar claro nervosismo
Muitas vezes, é difícil conter a ansiedade antes de uma apresentação. Para ser eficiente em sua apresentação corporativa, no entanto, você deve evitar atitudes que desviem a atenção da ideia que está sendo passada.
Nada deve distrair a plateia e o nervosismo deve ser controlado nestas situações. Para isso, um ensaio é a melhor forma de resolver esse problema.
8. Falar muito rápido
Por fim, a compressão do assunto é o objetivo maior de qualquer apresentação e todos os pontos que falamos aqui devem contribuir para isso.
Falar muito rápido dispersa a atenção dos ouvintes e prejudica o entendimento. Por isso, procure sempre falar devagar e claramente.
Com essas dicas, sua próxima apresentação corporativa, com certeza, será muito mais eficiente e assertiva, e o resultado, sem dúvida, será satisfatório.
Quer continuar aprendendo? Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto e aprenda a encantar sua audiência e transmitir sua mensagem com excelência. Planeje a sua apresentação com maestria e veja técnicas para engajar o seu público.
Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.