9 Ensinamentos para Aperfeiçoar o Pitch de Vendas e a Apresentação para Investidores

Existe um momento importante para todo setor de aquisição e vendas que é preparar uma apresentação para investidores.
Porém, seu objetivo é interessar seu alvo o suficiente para que ele queira saber mais sobre sua empresa.
Esteja você criando um argumento de venda para investidores, para um grupo de anjos ou para uma reunião B2B,
Logo, um ponto importante que pode diferenciar seu discurso ao de outros vendedores, é que você precisa mostrar algo concreto ao seu investidor.
APRENDA TUDO SOBRE PITCH DE VENDAS PODEROSAS E PERFORMANCE DE APRESENTAÇÕES COM A SMARTALK!
É preciso ser o Show Man da sua empresa.
Claro, sem ser ridículo ou inadequado, mas tentar impressionar e reter a atenção durante a apresentação para investidores ou clientes potenciais.
Portanto, para começar bem, com o pé direito, você precisa apresentar um case atraente.
Além disso, ele deve estar dentro do contexto de interesse dos seus investidores.
Como ser atrativo na apresentação para investidores?
Esse case atraente deve ser apresentado como uma história.
Dessa forma, você os leva a acreditar não apenas que sua empresa irá gerar retornos significativos sobre seus investimentos, mas também que você tem a capacidade de executar essa visão.
É isso que faz Amy Millman - presidente da Springboard Enterprises, uma aceleradora para negócios liderados por mulheres em tecnologia, mídia e ciências da vida.

Por mais de 15 anos, a organização que ela dirige tem ajudado mulheres a levantar financiamento de investidores de risco e atrair anjos para os negócios.
Então ela sabe mesmo do que está falando, não tem como ignorar uma informação tão preciosa!
Aqui estão algumas dicas que devem fornecer a você um entendimento melhor sobre a arte e a ciência de fazer apresentação para investidores.
1. Seja Interessante

De fato, uma apresentação para investidores que seja interessante deve considerar mais do que os elementos que você coloca nela.
Quando você estiver montando seus slides, considere as dicas de como ser mais interessante para o seu ouvinte:
Pura Ousadia e Confiança
Chame a atenção para sua apresentação com sua visão de um futuro melhor para os envolvidos com sua proposta de mercado.
Conte uma história enquanto faz sua apresentação para investidores
Os dados não vão capturar a imaginação dos investidores. Conte a história de como você descobriu o problema.
Então, aqui estão algumas técnicas clássicas de narrativa para apresentações envolventes.
Tudo sobre narrativas em apresentações: O que é e como usar para impactar sua audiência
STORYTELLING é uma Habilidade de Vendas Indispensável
Como fazer sua Apresentação: Confira as dicas dos nossos Especialistas
Seja concreto
Forneça exemplos da vida real do problema e, se possível, da sua solução.
Porém, caso não houver uma solução ainda definida para esse problema, pode ser uma grande oportunidade.
Portanto, na sua apresentação para investidores destaque a solução que somente sua empresa fornece.
Use o tempo a seu favor
Você precisa se comunicar com uma eficiência impressionante. As apresentações tipicamente eficientes são de 12 a 15 slides.
Além disso, sua apresentação verbal não deve levar mais que 15 a 20 minutos para ser demonstrada.
Em alguns casos, você pode ter apenas cinco minutos para apresentar.
Então, deixe os detalhes para o final, quando alguém faz uma pergunta a você, nesse momento é que eles querem mais detalhes.
2. Desperte o interesse imediatamente na sua apresentação para investidores

É natural que os investidores tomem suas decisões nos primeiros trinta segundos de uma apresentação.
Portanto, comece seu argumento de venda contando a eles tudo o que você vai revelar sobre o grande problema que existe atualmente.
Tudo que você precisa para Fechar Vendas
está em um desses 3 Exemplos de Introdução
Pitch de vendas: o que é e como montar um que conquiste clientes

Certifique-se de cobrir o potencial de mercado da sua oferta, ou seja, a necessidade de seu produto ou serviço.
Portanto, destaque as maneiras pelas quais sua empresa transformará essa necessidade em uma oportunidade de negócios e sua vantagem competitiva.
Sam Horn, treinador de apresentação, consultor de pitch, especialista em intriga e autor de Got Your Attention, revela como criar intriga e se conectar com qualquer pessoa.
Ele recomenda começar com três questões do tipo "você sabia?" Por exemplo, esse discurso:
“Sabia que há mais de 1,8 bilhão de vacinas administradas a cada ano?”
"E que até a metade deles são fornecidos com agulhas reutilizadas?"
“Além disso, que também estamos espalhando e perpetuando as mesmas doenças que estamos tentando prevenir?”
“Imagine se houvesse uma agulha descartável e indolor disponível por uma fração do custo atual.”
“Você não tem que imaginar; nós o criamos. ”
3. Fornecer Conteúdo

De fato, ser criativo e atraente é importante, mas o marketing verbal só o levará até certo ponto.
Então, você precisará saber tudo sobre sua oferta de frente e de trás.
Metodologia CDP: Conheça a técnica para ter uma comunicação eficaz
Logo, quando for questionado sobre isso, esteja pronto para discutir os detalhes, que devem incluir abordar os seguintes itens:
- Descreva em detalhes vívidos qual é a necessidade indispensável;
- Definir e dimensionar o mercado;
- Analise sua concorrência e indique sua vantagem;
- Demonstre as estratégias que você usará para atingir o mercado-alvo;
- Saiba o que impulsiona seu modelo de negócios.
Por exemplo, os investidores querem saber quanto você gastará para direcionar uma quantidade X de tráfego para seu site, qual porcentagem de visitantes comprará e qual porcentagem comprará novamente.
4. Experiência em Gestão é um grande diferencial

A força da sua equipe de gestão é absolutamente crítica para o seu sucesso e para sua capacidade de levantar capital de risco e anjos.
Afinal, investidores de risco e anjos investem nas pessoas, não apenas nas ideias no papel.
Eles querem ter certeza de que sua equipe pode cumprir.
Então, destaque sua experiência de gestão, conhecimento do setor e habilidades funcionais.
Tudo que você adquiriu com experiência e que gerou bagagem de aprendizado, conta como positivo na sua apresentação para investidores.
A formação educacional raramente é importante. Mencione rapidamente seus conselhos corporativos e consultivos.
5. Torne sua apresentação tangível

Ao longo de seu discurso, fale em detalhes, não em abstrações e utopias.
Portanto, manter sua apresentação tangível, significa usar um português simples, de modo que qualquer pessoa possa entender.
Então, evite chavões da indústria e linguagem de MBA e tecnologia.
Eles são úteis como abreviações, mas também são uma forma de excluir pessoas que, por acaso, não conhecem os termos.
6. Conclua com uma frase de chamada à ação

Sempre termine seu argumento de venda com uma frase de ação!
Você chega a essa conclusão dizendo aos investidores como você planeja gastar o dinheiro, quanto dinheiro vai ganhar e quando será lucrativo.
Veja: CQQ = como, quanto e quando.
Certifique-se de incluir também a estratégia de saída do investidor. Não é preciso ser muito exato, mas faça sua contagem aproximada.
“Isso pode parecer óbvio, mas lembre às pessoas seu nome e a empresa”, diz Horn. “Forneça três opções de ação que aumentam de importância.”
- … Para uma amostra ou demonstração do produto.
- … Na obtenção uma cópia de suas finanças.
- … No agendamento de uma chamada individual.
7. Torne seus slides legíveis na apresentação para investidores
Ao criar seu argumento de venda , aqui estão algumas coisas que você pode fazer para torná-lo acessível.
O tamanho do tipo deve ser grande o suficiente para ser lido pelo público à distância pretendida.
Se você planeja usar todas as letras maiúsculas para dar ênfase, faça-o com moderação.
Na maioria das vezes, use letras maiúsculas e minúsculas para facilitar a leitura, especialmente no corpo do texto dos slides.
Use uma cor de texto que se destaque da cor de fundo para aumentar ainda mais a legibilidade.
Cores de fontes mais claras contrastando com fundos escuros.
Por exemplo, como amarelo limão em um fundo como azul escuro, funcionam bem.
Fontes escuras em um fundo claro também podem ter uma boa aparência.
Os gráficos podem ajudar a tornar seus slides mais interessantes, mas não sobrecarregue o slide com eles.

8. Prepare e pratique
Desenvolva uma lista de perguntas que podem ser feitas e responda-as com antecedência.
Baseie sua lista em apresentações anteriores de investidores e outras reuniões e conversas que você teve sobre sua empresa.
Se você estiver apresentando em equipe, combine de antemão quem irá cobrir quais tópicos.
Além disso, defina antes quem é responsável por responder a quais tipos de perguntas.
Caso esteja apresentando sozinho, mas sua equipe de gerenciamento estiver presente, deixe-os responder a perguntas detalhadas em suas áreas de especialização.
Prática! Muita Prática
9. Mostre sua paixão na apresentação para investidores

Uma boa apresentação empolga e energiza o público.
Claro que as finanças, a vantagem competitiva, o potencial de mercado e a ideia são todos importantes, mas você também deve mostrar o fogo na barriga.
Você deve ter paixão para ter sucesso em algo que nunca foi feito antes.
Essa paixão deve ser transmitida.
Se seu público não se entusiasmar com seu plano, acabou.
Lembre-se também de que você tem que parecer que gosta e pode lidar com o desafio.
Portanto, disfarce seus nervos, parecendo que está se divertindo durante a apresentação.
O que fazer e o que não fazer nas apresentações de argumentos de venda do investidor
Muitas startups cometem uma série de erros evitáveis ao criar seus argumentos de vendas para investidores.
Aqui está uma lista preliminar de coisas que devemos e não devemos fazer:
Sinal verde na sua apresentação para investidores
- Convença o investidor do por que a oportunidade de mercado é grande;
- Inclua gráficos e imagens visualmente interessantes;
- Envie a apresentação em formato PDF para investidores em potencial antes de uma reunião;
- Planeje fazer uma demonstração de seu produto como parte da apresentação pessoal;
- Conte uma história atraente, memorável e interessante que mostre sua paixão pelo negócio;
- Mostre que você tem mais do que apenas uma ideia e que obteve uma tração inicial no desenvolvimento do produto, na obtenção de clientes ou na assinatura de parceiros;
- Seja ousado para que os investidores se lembrem de você;
- Use um tamanho de fonte, cor e estilo de título de cabeçalho consistentes em todos os slides.
NÃO faça isso!
- Não faça a apresentação do argumento de venda com mais de 15-20 slides (os investidores têm períodos de atenção limitados);
- Evite slides e uma comunicação verbal muito prolixa;
- Sem detalhes financeiros excessivos, pois isso pode ser fornecido posteriormente;
- Cobrir tudo na apresentação do argumento de venda. Sua apresentação pessoal lhe dará a oportunidade de adicionar e destacar outras informações importantes;
- Jargões ou siglas que o investidor pode não entender imediatamente;
- Subestimar ou menospreze a concorrência;
- Apresentação do argumento de venda desatualizada;
- Cuide do layout e estética dos seus slides, um layout ruim, gráficos ruins ou uma "aparência" de baixa qualidade denigre sua imagem profissional.
Agora é hora de se preparar!
Afinal, investidores geralmente estão em busca de novas propostas transformadoras para aumentar seus rendimentos.
Então, se você quer criar apresentações eficientes e que atraem esse público é preciso dominar não só a estética como também a performance de fala.
É isso que propomos na Smartalk: levar você ao próximo nível e gerar tração ao seu negócio através de mensagens memoráveis e impactantes.
Converse com nosso especialista e vamos preparar sua próxima apresentação para investidores desde já!
Clique aqui ou no banner abaixo para falar com a gente:

Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.