Apresentações de Resultados: Como apresentar dados impactantes

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admin
Por Marketing

Veja o porque as apresentações de resultados podem ser uma excelente ferramenta para demonstrar os dados de uma empresa ou um serviço.

A palavra corporativismo possui grande relação com outros termos, como: lucratividade, resultados, metas e objetivos. Sendo assim é cada vez mais importante utilizar de técnicas eficazes para que estes quesitos possam ser expostos de maneira apropriada. 

Uma forma excelente para aqueles que querem mostrar resultados, principalmente no meio dos negócios, são as apresentações de impacto. Veja abaixo o por que ela pode ser útil para qualquer empresa.

Por que as apresentações de resultados são importantes?

1 – Engajamento de pessoas

As apresentações de resultados são importantes porque possibilitam engajar pessoas. Sim, quando você realiza uma apresentação de resultados, consegue um envolvimento maior por parte dos ouvintes, o que é ótimo para qualquer tipo de negócio. 

Para refletir: o que seria melhor, assistir a uma apresentação instigante e atrativa de uma empresa que mostra os resultados de um serviço ou produto ou receber um relatório simples via e-mail com os resultados atingidos? 

2 – Apresentações de resultados: Tomada de decisão 

Suponhamos que o seu negócio está lançando um produto novo no mercado. Como mostrar que este produto é imperdível? Como explicar todas as vantagens que ele possui? É neste momento que as apresentações de resultados são extraordinárias. 

Através delas, você consegue ter uma tomada de decisão muito maior e mais rápida, por parte de clientes, colaboradores e instituições. Dependendo da apresentação, é possível que ali mesmo seja efetuada a compra. Ou seja: tudo muito prático e ágil!

3 – Credibilidade

Usar apresentações para mostrar resultados corporativos também faz com que você dê mais credibilidade para o seu negócio.  

Imagine que você possui um projeto grandioso, mas não sabe ao certo como transmiti-lo aos seus futuros colaboradores. Nossa dica é: faça apresentações! 

Para isso, é importante que esta apresentação fundamente-se em pontos que:

  • gerem emoções
  • tragam discursos explicativos e coesos 
  • sejam impactantes 
  • tragam autoridade
  • sejam 100% seguros


4 – Compreensibilidade

No ambiente corporativo, apresentar resultados muitas vezes se resume a uma série de dados, gráficos e números. Para muitos, isso pode ser exaustivo e até mesmo complicado. Por isso, uma apresentação pode trazer a compreensibilidade à tona.

Através de uma apresentação clara e atrativa é possível que uma temática difícil se torne mais leve e acessível. Neste momento, é fundamental que você elabore-a com cautela e organização, evitando, por exemplo: 

  • Uso excessivo de textos ou imagens ou até mesmo vídeos;
  • Conteúdos desnecessários (foque sempre no essencial);
  • Poluição visual.

5 – Comunicação para apresentações de resultados

Na vida, existem várias maneiras de nos comunicarmos, certo? Uma que podemos considerar, no caso, é a comunicação através da apresentação

Em uma apresentação de resultados, você consegue ter uma comunicação muito mais direta do que de qualquer outra forma. 

Para exemplificar: digamos que os resultados mensais da sua empresa não foram satisfatórios. Como explicar para os seus colaboradores os motivos pelos quais isso aconteceu? Não seria um tanto quanto inviável só mostrar os resultados sem ao menos fazer um compartilhamento de ideias e alinhamento de propostas? 

Independentemente dos resultados, positivos ou negativos, a comunicação direta que a apresentação proporciona gera menos problemas no clima organizacional corporativo, portanto, menos chances para possíveis incertezas.

6 – Integração 

Uma apresentação de resultados pode ser uma ótima oportunidade para que haja uma integração da equipe

Pode parecer que não, mas através destes encontros você conseguirá ter um termômetro do que está fluindo bem na empresa e o que não. E isso vai fazer com que todo o time fique alinhado e estimulado para atingir ou melhorar os resultados

Este é o momento em que as pessoas poderão dar suas opiniões, propor metas… é o famoso “arrumar a casa”. Portanto, aproveite esta oportunidade!

7 – Ciclos  

Por fim, muitas apresentações de resultados significam fechamento de ciclos.

Uma ótima alternativa para mostrar os resultados mensais, por exemplo, é através destas apresentações. Vale lembrar, ainda, que elas podem ser realizadas de forma online ou presencial, ficando a critério de cada empresa, claro. 

Quando você fecha um ciclo, a sensação é de dever cumprido, o que é fundamental para todos os indivíduos quando se trata do âmbito profissional. 

Agora que você já compreendeu como uma apresentação pode ser importante e impactante para mostrar resultados corporativos, elabore a sua. Caso precise de uma análise mais detalhada sobre isso, entre em contato conosco. A Smartalk é especialista em apresentações corporativas e pode ajudar você com cada passo para construir a sua com sucesso.

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