Criar infográficos: 8 ferramentas gratuitas para iniciantes

6 minutos para ler
admin
Por Marketing

Reunir muitas informações e dados numéricos para serem apresentados pode não ser tarefa fácil. Por isso, criar infográfico quase sempre é uma excelente saída.

Afinal, os infográficos são uma representação visual que tem como objetivo organizar um conjunto de informações de forma didática e intuitiva.

Um bom infográfico permite o consumo mais rápido da informação. Isso é útil especialmente em um mundo no qual as pessoas reclamam cada vez mais da falta de tempo. 

Porém, antes de se render a essa ideia é preciso se preparar. E o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa e definir uma estratégia. Assim como quando você precisa preparar uma apresentação, conhecer seu público-alvo e definir seu objetivo também são medidas essenciais. 

Quem consumirá esse conteúdo? Quais necessidades é preciso atender? E mais ainda, o que você quer passar com este infográfico?

Essas são algumas das perguntas que devem te nortear no processo de criação do infográfico online. Junto a elas, alguns pontos de atenção também devem ser considerados, como a relevância, a funcionalidade e a confiabilidade de todo o conteúdo. 

Então, para facilitar a produção do seu material, separamos várias ferramentas que te ajudarão a criar infográficos de forma prática e ágil. Confira o artigo de hoje!

8 ferramentas gratuitas para criar infográficos

1. Canva

Essa é uma das principais ferramentas gratuitas de design para não-designers. O Canva permite criar, além de imagens de diversos tipos, infográficos muito completos.

A plataforma é gratuita e conta com uma biblioteca de templates que permite que o processo seja feito do zero. Além dos templates, você terá acesso a uma variedade de elementos gratuitos à sua disposição. Caso não te atendam plenamente, é possível acessar outros recursos após a contratação da ferramenta.

2. Vizualize.me

Essa ferramenta trabalha só com o LinkedIn. O Visualize.me cria um infográfico pessoal de acordo com suas informações dessa rede social.

No material, podem ser acrescentados conteúdos como as empresas nas quais você trabalhou e o tempo em que esteve nelas. Ainda é possível adicionar os seus interesses e todas as recomendações que estão disponíveis no seu perfil.

Toda essa produção ocorre de forma bem fácil e rápida: basta inserir seu e-mail e o nome de usuário do LinkedIn para que o processo seja concluído.

3. Piktochart

Com três modelos de infográficos disponíveis para o usuário, o Piktochart permite criar infográficos com mais liberdade. No site, além de escolher o tema, você pode personalizar o infográfico conforme a sua preferência.

Na área de configurações, é possível alterar fontes, cores e imagens. No entanto, é necessário pagar para ter acesso a outros temas, que custam a partir de 14 dólares.

4. Infogram

Assim como as outras ferramentas que já foram citadas neste post, o Infogram também é muito simples e possibilita a criação de vários modelos de infográficos. Você também pode criar gráficos tradicionais, como os de pizza e os de barra.

No entanto, o foco da ferramenta são as tabelas e os números. Com isso, é possível organizar todos os dados no Excel e depois basta carregar os dados no site!

5. Easel.ly

Esta é uma ferramenta inteiramente grátis que, além de criar infográficos, dá ao usuário o poder de alterar todos os textos, imagens e plano de fundo.

O documento fica salvo em JPEG, e o Easel.ly ainda dá a possibilidade de compartilhá-lo nas redes sociais. O único porém é que, por ser de graça, essa ferramenta é utilizada por muita gente. Isso significa que você provavelmente encontrará por aí muitos outros infográficos parecidos com o seu.

6. Visme.co

Semelhante às ferramentas anteriores, o Visme.co também é gratuito e bem simples de ser usado. Além disso, possui uma grande quantidade de ícones, estilos e elementos que ajudarão você a criar um infográfico de sucesso.

7. Venngage

Este site permite a criação de infográficos, pôsteres e imagens diversas. O Venngage possui uma infinidade de opções e templates para a criação de lindos materiais. Nele você tem a opção de criar apresentações, relatórios, convites e até currículos. Basta fazer um cadastro simples no site para ter acesso a tudo isso!

8. RawShorts

Com a RawShorts você pode criar criar infográficos interativos e animados, que vão surpreender seu público. A plataforma é fácil de usar, tem modelos e biblioteca de mídia e ainda garante resultados profissionais. Dá até para construir gráficos e personagens animados rapidamente.

O uso é intuitivo e a RawShorts oferece um plano grátis para quem quer começar a produzir as animações. Caso queira acessar outros recursos do sistema, é necessário assinar outros planos.

Conclusão

Sabendo de todas essas dicas fica bem mais fácil produzir um infográfico, não é mesmo?

No entanto, não adianta criar um visual bonito se ele não tiver um conteúdo de qualidade. É necessário aliar essas duas questões para ter sucesso com o material. 

Até aqui, vimos que alguns princípios norteiam a criação dos melhores infográficos. 

Escolha um tema interessante, defina seu objetivo, seja relevante. Também é importante manter uma linguagem direta e organizada, além de pensar em designs que estimulam o leitor.

Na hora de pensar o design, lembre-se de que ele deve ser funcional e agradável. Você pode até fazer um estudo de paletas de cores para contribuir com o engajamento e manter uma identidade visual.

Embora as ferramentas que citamos aqui sejam muito úteis para seu dia a dia, possuem certas limitações. Por isso, não há dúvidas que um trabalho eficiente deva ser produzido por uma empresa especializada no assunto.

Até lá, acreditamos que alguns materiais como este podem ser de grande ajuda para que você dê os seus primeiros passos no mundo dos infográficos.Gostou do nosso material sobre como criar infográfico? Confira também o nosso kit guia de identidade visual! Até breve!

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena!  

 Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link