Como fazer uma apresentação de indicadores de desempenho

5 minutos para ler
admin
Por Marketing

Os indicadores de desempenho são métricas utilizadas para quantificar a performance de acordo com metas estabelecidas anteriormente. Com esse método, os gestores conseguem acompanhar a evolução dos processos de trabalho, oferecer feedbacks coerentes e otimizar o que não vem dando tantos resultados.

Porém, apenas acompanhar e analisar os indicadores não é o suficiente. Os resultados devem ser apresentados periodicamente aos líderes para que medidas de aprimoramento dos processos ou reciclagem dos funcionários sejam criadas. E essa tarefa pode ser um grande desafio para muitos gestores!

“Como posso apresentar os resultados ao meu líder de forma profissional e atrativa?” e “como transformar os números coletados em gráficos chamativos e fáceis de compreender?” são dúvidas comuns relacionadas a isso.

No artigo de hoje nós ensinaremos você a criar uma apresentação de impacto para apresentar os resultados obtidos através dos indicadores de desempenho! Confira!

Organizando o conteúdo

O primeiro passo para a criação de uma apresentação de sucesso é a organização das informações que serão utilizadas. Não se preocupe com a quantidade, priorize a qualidade e a ligação entre os dados selecionados.

Analise quais indicadores estão mais relacionados aos objetivos traçados pela organização e enfatize os seus resultados. Os demais podem ser apresentados de forma mais sucinta e breve.

Para garantir que você não esquecerá nenhuma informação importante, recomenda-se o desenvolvimento de uma lista com todos os dados indispensáveis para a apresentação. Essa listagem pode ser feita com o auxílio de técnicas comuns em uma lista de tarefas ou com aplicativos e ferramentas online.

Simplicidade sempre

Para construir uma apresentação de sucesso é preciso ter muito cuidado ao elaborar os slides, já que o ideal é que a sua audiência foque na sua explicação. Tenha em mente que esse material será usado apenas como suporte para você e seu público. Por isso, aposte na simplicidade.

No caso da apresentação de indicadores de desempenho é interessante o uso de gráficos e tabelas para mostrar os resultados analisados de forma mais dinâmica e direta. Aposte no uso de cores mais sóbrias, títulos atrativos e textos curtos.

Para criar esses gráficos de forma atrativa e simples, conte com a tecnologia! Acompanhe o próximo tópico!

Use a tecnologia como aliada

Existem diversas ferramentas de gestão estratégica que auxiliam os gestores no processo de acompanhamento dos indicadores de desempenho. Elas transformam os dados coletados em gráficos de forma automática, o que facilita o processo de criação da apresentação. 

Um exemplo é a Salpinx, plataforma que utiliza o recurso da gamificação para engajar os colaboradores. Com ela, o gestor consegue estabelecer os indicadores que serão acompanhados e monitorar a evolução através dos relatórios e gráficos, que podem ser baixados para o computador e incorporados na apresentação final dos resultados.

Esse método possibilita a otimização e a economia de tempo, que pode ser utilizado para revisar os conteúdos e organizar os argumentos da apresentação.

Início, meio e fim

Durante a construção dos slides e da exposição do conteúdo, oferecer uma continuidade lógica entre as ideias é essencial. É preciso seguir o famoso início, meio e fim que aprendemos na escola.

O início da sua apresentação deve ser pautado pela introdução do tema. Explique quais foram os indicadores de desempenho acompanhados no período e o motivo pelos quais eles foram escolhidos. 

Em seguida, é a hora de ampliar os conceitos abordados e desenvolver a sua mensagem. No fim, resuma todo o conteúdo exposto e apresente as soluções para os problemas identificados. Além disso, não esqueça de deixar um espaço aberto para perguntas e sugestões.

Revise a sua apresentação

Uma apresentação com erros de português ou vídeos que não funcionam pode causar constrangimento ao apresentador e prejudicar os resultados esperados. Por isso, tire um tempo para revisar cada slide e detectar possíveis falhas. Esse processo pode ser feito em 20 minutos e é o responsável por garantir o sucesso da sua apresentação.

Nessa etapa também é feita a construção dos argumentos que serão utilizados durante a apresentação. Crie um roteiro e treine falar alto e claramente, com um tom adequado ao público que estará presente no dia. Vale apresentar para o espelho ou treinar com um amigo, o importante é conseguir manter a calma e a serenidade.

Hora de colocar em prática

Depois de seguir todos esses passos é o momento de colocar tudo aquilo que foi planejado em ação. Esse pode ser um dos momentos mais desafiadores para alguns gestores, mas é preciso confiar no roteiro elaborado anteriormente e manter a tranquilidade até o final da apresentação.

É importante evitar o desvio de foco e procurar solucionar todas as dúvidas que poderão surgir ao longo do processo com clareza. E aqui vai a dica mais importante: confie em você e não tenha medo!

Conclusão

Fazer uma apresentação de resultados pode ser um bicho de sete cabeças se você não estiver preparado. A maior dica que podemos dar é: tenha dados claros e um discurso bem alinhado. Com isso, as chances de fazer uma apresentação de alto nível aumentam consideravelmente.

Você já ouviu falar do ditado “em Deus nós acreditamos, para todo o resto me traga dados”? Essa é a premissa para qualquer apresentação de resultados.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter! Basta inserir o seu e-mail no campo logo abaixo do banner! Até a próxima!

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link