Missão da empresa: Como apresentar e transmiti-la aos colaboradores
Transmitir a missão da empresa para todos os colaboradores é uma tarefa que nem sempre é fácil. No entanto, fazer com que todos assimilem e compreendam a missão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
A missão da empresa transmite aos clientes e colaboradores o motivo pelo qual ela foi criada, o porquê de ela existir. Todas as ações, projetos, criações e posicionamentos de uma empresa devem estar nessa justificativa.
Além disso, o sucesso de uma empresa depende de como seus colaboradores vão vendê-la aos clientes.
É importante que a missão da empresa seja transmitida com clareza e isso só será possível se a comunicação interna estiver alinhada.
Neste artigo, vamos mostrar como alinhar a comunicação interna, para transmitir a missão da empresa para todos os colaboradores.
O que é a missão da empresa
A missão da empresa é a razão da sua existência, o motivo pela qual ela foi criada. Essa definição vai direcionar todo o planejamento estratégico do negócio e a visão de como ele deve estar no futuro, de acordo com seus fundadores e diretores.
Para Peter Drucker, o “pai” da administração moderna, a missão de uma empresa pode ser definida como:
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”
A missão da empresa também vai nortear como a companhia se posicionará diante de seus clientes, do mercado, da sociedade, para seus fornecedores e clientes. Com ela, todos os envolvidos nos processos organizacionais poderão se guiar, para alcançar os objetivos do negócio.
Uma empresa pode iniciar suas operações e caminhar por alguns anos sem ter uma missão definida.
Porém, para Daniel Palácio Alves, Mestre em Administração, uma empresa sem visão é como um “barco sem comandante”:
"Está lançado ao mar, sem rumo, no ritmo das ondas. Isto pode impactar principalmente no alcance dos resultados. Sem missão, visão e valores, não se contrata colaboradores da forma mais apropriada, não se define segmento e público-alvo corretamente e não há planos concretos para o futuro."
Como definir a missão de uma empresa
Antes de ser criada, o corpo diretivo de uma empresa deve se questionar qual o seu padrão estratégico e o que ela pretende construir no mercado em que atua.
É natural que a missão da empresa seja redefinida com o passar dos ano. Pois o mercado se atualiza, evolui e desenvolve. E com as empresas não é diferente.
A missão faz parte do pensamento estratégico do negócio, por isso devem ser consideradas as necessidades do cliente e como a empresa poderá atendê-las.
Mas não é só isso. Uma boa missão da empresa deve inspirar os clientes internos e externos. E para criá-la, é necessário responder 5 perguntas básicas:
Por que a empresa existe?
Muitos negócios foram criados a partir de deficiências do mercado, com objetivo de solucionar os problemas de um público específico. Identifique o que motivou a criação do seu.
O que a empresa faz?
Aqui, não se limite a responder “produz x produto ou oferece o serviço y”. Descreva o seu negócio com brilho nos olhos, procurando destacá-la diante dos seus concorrentes.
Qual é a sua função no mercado?
Novas empresas chegam ao mercado com objetivo de se diferenciarem dos concorrentes e é esse aspecto que deve ser respondido aqui.
Em mercados muito tradicionais, se destaca quem investe em tecnologia e inovação e algumas companhias até mesmo usam esse aspecto como a sua principal função no mercado.
Quais são os pontos que a diferencia das demais?
Usar características como “honestidade”, “comprometimento”, “integridade”, não mostram os diferenciais de uma empresa, pois isso é que o cliente espera de qualquer negócio.
Os diferenciais podem ser identificados na deficiência do seu setor. Quais são as reclamações mais corriqueiras do público que o seu negócio pretende atingir? A entrega nunca é feita no prazo? A qualidade nunca é 100%?
A partir destes aspectos, a empresa poderá apresentar o que propõe de novo ao mercado e agregar isso, ao transmitir a missão da empresa.
Como pretende se posicionar no mercado?
Philip Kotler, uma das maiores referências mundiais no ramo do Marketing, define o posicionamento de mercado como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
O posicionamento de mercado é a imagem que a empresa quer refletir, como deseja ser percebida por seus clientes. E isto deve estar presente na missão e nos valores da empresa.
Como transmitir a missão da empresa
A missão da empresa vai determinar as diretrizes que vão direcionar os passos e o posicionamento do negócio.
Para que todos envolvidos nos projetos estejam alinhados com os objetivos definidos, é fundamental envolver os colaboradores e transmitir a missão da empresa de forma assertiva.
Eles devem ser os primeiros a receberem as informações sobre como a companhia quer atuar e ser vista no mercado.
O comportamento dos colaboradores e a forma com que eles vão agir perante seus clientes serão ditados pela missão da empresa.
Por isso, deve-se haver um cuidado com a comunicação e transmissão da mensagem. Caso contrário, algo que deveria destacar a companhia positivamente, poderá causar uma má impressão no público.
Depois de ter a missão da empresa definida, as equipes de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing devem desenvolver um planejamento, com as ações que serão tomadas para transmitir a mensagem de forma assertiva aos colaboradores.
A seguir, listamos algumas práticas podem auxiliar com esse processo de transmissão da missão, a todos os colaboradores da empresa:
Os colaboradores precisam acreditar na mensagem transmitida
O discurso deve ser coeso e coerente com as práticas da empresa, caso contrário, a mensagem não vai gerar credibilidade e não será levada a sério.
Utilize técnicas de storytelling para contar a trajetória dos fundadores e da companhia nas apresentações. Isso fará com que os funcionários tenham empatia e orgulho do ambiente em que trabalham.
Use alguns exemplos e situações reais, para ilustrar como a empresa lidou com situações de conflito, principalmente com os clientes, para representar a cultura que deve ser seguida.
Yan Baêta, Diretor de Customer Success da Smartalk, explica a importância do alinhamento do discurso interno de uma empresa:
https://www.youtube.com/watch?v=pBj7JzlXLxE&t=1s
Nomeie embaixadores para propagar a missão da empresa
Com o crescimento da empresa, é natural que os fundadores fiquem cada vez mais distantes dos seus colaboradores.
E como os colaboradores são justamente os maiores disseminadores da missão da empresa, existe o risco de que essa mensagem se perca com o tempo.
Para evitar isso, uma técnica eficiente é a de nomear embaixadores, que ficarão encarregados de passar a mensagem adiante.
Os embaixadores são colaboradores que já incorporaram a missão da empresa e conseguem transmiti-la com facilidade.
Identifique quem são essas peças-chave dentro da companhia e conte com eles para disseminar a sua mensagem.
O projeto de transmissão da missão não deve ter fim
Transmitir a missão da empresa é um projeto amplo, com diferentes frentes, e que deve ser repetido sempre que novos colaboradores forem contratados.
Além disso, a empresa também deve investir em ações para fortalecer a mensagem. Uma forma de fazer isso é através de eventos internos, como o aniversário da empresa.
Promova a integração entre colaboradores e a missão corporativa
As integrações são formas de conectar os colaboradores e causar um entrosamento entre os mais novos e os mais antigos.
Esses momentos devem ser utilizados para a troca de experiências entre os profissionais e também para transmitir a missão da empresa.
Estimule os colaboradores mais antigos da empresa a contarem suas experiências sobre como a missão é aplicada no dia a dia de trabalho.
Conclusão
Todas as práticas que apresentamos acima, para transmitir a missão da empresa, devem ser amparadas por uma apresentação de impacto que vai promover o engajamento dos colaboradores.
É fundamental que eles se conectem com a missão, para que vejam a empresa como algo que vai mudar a vida das pessoas, não apenas gerar lucro para os seus diretores e acionistas.
Para tornar a apresentação e transmissão da missão da empresa enriquecedora, de forma que todos a assimilem, é preciso ir além do básico e tradicional.
Isto é justamente o que a Metodologia CDP ensina. Aliando Conteúdo, Design e Performance, para que a empresa possa transmitir a sua mensagem de uma maneira diferenciada e enriquecida.Para conhecer como funciona a Metodologia CDP, basta clicar neste link AQUI.
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