Missão da empresa: Como apresentar e transmiti-la aos colaboradores

8 minutos para ler
admin
Por Marketing

Transmitir a missão da empresa para todos os colaboradores é uma tarefa que nem sempre é fácil. No entanto, fazer com que todos assimilem e compreendam a missão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

A missão da empresa transmite aos clientes e colaboradores o motivo pelo qual ela foi criada, o porquê de ela existir. Todas as ações, projetos, criações e posicionamentos de uma empresa devem estar nessa justificativa. 

Além disso, o sucesso de uma empresa depende de como seus colaboradores vão vendê-la aos clientes. 

É importante que a missão da empresa seja transmitida com clareza e isso só será possível se a comunicação interna estiver alinhada.

Neste artigo, vamos mostrar como alinhar a comunicação interna, para transmitir a missão da empresa para todos os colaboradores.

O que é a missão da empresa

A missão da empresa é a razão da sua existência, o motivo pela qual ela foi criada. Essa definição vai direcionar todo o planejamento estratégico do negócio e a visão de como ele deve estar no futuro, de acordo com seus fundadores e diretores. 

Para Peter Drucker, o “pai” da administração moderna, a missão de uma empresa pode ser definida como:

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

A missão da empresa também vai nortear como a companhia se posicionará diante de seus clientes, do mercado, da sociedade, para seus fornecedores e clientes. Com ela, todos os envolvidos nos processos organizacionais poderão se guiar, para alcançar os objetivos do negócio. 

Uma empresa pode iniciar suas operações e caminhar por alguns anos sem ter uma missão definida. 

Porém, para Daniel Palácio Alves, Mestre em Administração, uma empresa sem visão é como um “barco sem comandante”:

“Está lançado ao mar, sem rumo, no ritmo das ondas. Isto pode impactar principalmente no alcance dos resultados. Sem missão, visão e valores, não se contrata colaboradores da forma mais apropriada, não se define segmento e público-alvo corretamente e não há planos concretos para o futuro.”

Como definir a missão de uma empresa

Antes de ser criada, o corpo diretivo de uma empresa deve se questionar qual o seu padrão estratégico e o que ela pretende construir no mercado em que atua. 

É natural que a missão da empresa seja redefinida com o passar dos ano. Pois o mercado se atualiza, evolui e desenvolve. E com as empresas não é diferente. 

A missão faz parte do pensamento estratégico do negócio, por isso devem ser consideradas as necessidades do cliente e como a empresa poderá atendê-las. 

Mas não é só isso. Uma boa missão da empresa deve inspirar os clientes internos e externos. E para criá-la, é necessário responder 5 perguntas básicas:

Por que a empresa existe? 

Muitos negócios foram criados a partir de deficiências do mercado, com objetivo de solucionar os problemas de um público específico. Identifique o que motivou a criação do seu. 

O que a empresa faz?

Aqui, não se limite a responder “produz x produto ou oferece o serviço y”. Descreva o seu negócio com brilho nos olhos, procurando destacá-la diante dos seus concorrentes. 

Qual é a sua função no mercado?

Novas empresas chegam ao mercado com objetivo de se diferenciarem dos concorrentes e é esse aspecto que deve ser respondido aqui. 

Em mercados muito tradicionais, se destaca quem investe em tecnologia e inovação e algumas companhias até mesmo usam esse aspecto como a sua principal função no mercado.

Quais são os pontos que a diferencia das demais?

Usar características como “honestidade”, “comprometimento”, “integridade”, não mostram os diferenciais de uma empresa, pois isso é que o cliente espera de qualquer negócio.

Os diferenciais podem ser identificados na deficiência do seu setor. Quais são as reclamações mais corriqueiras do público que o seu negócio pretende atingir? A entrega nunca é feita no prazo? A qualidade nunca é 100%? 

A partir destes aspectos, a empresa poderá apresentar o que propõe de novo ao mercado e agregar isso, ao transmitir a missão da empresa.

Como pretende se posicionar no mercado?

Philip Kotler, uma das maiores referências mundiais no ramo do Marketing, define o posicionamento de mercado como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

O posicionamento de mercado é a imagem que a empresa quer refletir, como deseja ser percebida por seus clientes. E isto deve estar presente na missão e nos valores da empresa.

Como transmitir a missão da empresa

A missão da empresa vai determinar as diretrizes que vão direcionar os passos e o posicionamento do negócio. 

Para que todos envolvidos nos projetos estejam alinhados com os objetivos definidos, é fundamental envolver os colaboradores e transmitir a missão da empresa de forma assertiva.

Eles devem ser os primeiros a receberem as informações sobre como a companhia quer atuar e ser vista no mercado. 

O comportamento dos colaboradores e a forma com que eles vão agir perante seus clientes serão ditados pela missão da empresa. 

Por isso, deve-se haver um cuidado com a comunicação e transmissão da mensagem. Caso contrário, algo que deveria destacar a companhia positivamente, poderá causar uma má impressão no público. 

Depois de ter a missão da empresa definida, as equipes de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing devem desenvolver um planejamento, com as ações que serão tomadas para transmitir a mensagem de forma assertiva aos colaboradores.

A seguir, listamos algumas práticas podem auxiliar com esse processo de transmissão da missão, a todos os colaboradores da empresa:

Os colaboradores precisam acreditar na mensagem transmitida

O discurso deve ser coeso e coerente com as práticas da empresa, caso contrário, a mensagem não vai gerar credibilidade e não será levada a sério. 

Utilize técnicas de storytelling para contar a trajetória dos fundadores e da companhia nas apresentações. Isso fará com que os funcionários tenham empatia e orgulho do ambiente em que trabalham. 

Use alguns exemplos e situações reais, para ilustrar como a empresa lidou com situações de conflito, principalmente com os clientes, para representar a cultura que deve ser seguida.

Yan Baêta, Diretor de Customer Success da Smartalk, explica a importância do alinhamento do discurso interno de uma empresa:

Nomeie embaixadores para propagar a missão da empresa

Com o crescimento da empresa, é natural que os fundadores fiquem cada vez mais distantes dos seus colaboradores. 

E como os colaboradores são justamente os maiores disseminadores da missão da empresa, existe o risco de que essa mensagem se perca com o tempo. 

Para evitar isso, uma técnica eficiente é a de nomear embaixadores, que ficarão encarregados de passar a mensagem adiante.

Os embaixadores são colaboradores que já incorporaram a missão da empresa e conseguem transmiti-la com facilidade. 

Identifique quem são essas peças-chave dentro da companhia e conte com eles para disseminar a sua mensagem. 

O projeto de transmissão da missão não deve ter fim

Transmitir a missão da empresa é um projeto amplo, com diferentes frentes, e que deve ser repetido sempre que novos colaboradores forem contratados. 

Além disso, a empresa também deve investir em ações para fortalecer a mensagem. Uma forma de fazer isso é através de eventos internos, como o aniversário da empresa.

Promova a integração entre colaboradores e a missão corporativa

As integrações são formas de conectar os colaboradores e causar um entrosamento entre os mais novos e os mais antigos.

Esses momentos devem ser utilizados para a troca de experiências entre os profissionais e também para transmitir a missão da empresa.

Estimule os colaboradores mais antigos da empresa a contarem suas experiências sobre como a missão é aplicada no dia a dia de trabalho. 

Conclusão

Todas as práticas que apresentamos acima, para transmitir a missão da empresa, devem ser amparadas por uma apresentação de impacto que vai promover o engajamento dos colaboradores. 

É fundamental que eles se conectem com a missão, para que vejam a empresa como algo que vai mudar a vida das pessoas, não apenas gerar lucro para os seus diretores e acionistas. 

Para tornar a apresentação e transmissão da missão da empresa enriquecedora, de forma que todos a assimilem, é preciso ir além do básico e tradicional.

Isto é justamente o que a Metodologia CDP ensina. Aliando Conteúdo, Design e Performance, para que a empresa possa transmitir a sua mensagem de uma maneira diferenciada e enriquecida.Para conhecer como funciona a Metodologia CDP, basta clicar neste link AQUI.

Transmita mensagens de forma memorávelPowered by Rock Convert

Sua comunicação não pode entrar em quarentena! 

Nós podemos ajudar você com isso.
CONVERSAR COM UM CONSULTOR
close-link