A importância da Publicidade para a sua Marca e para a Economia atual

A definição sobre o que é Publicidade explica a área como um meio de comunicação com os usuários de um produto ou serviço.
Também se trata de anúncios cujas mensagens pagas por aqueles que os enviam.
Além disso, têm como objetivo informar ou influenciar as pessoas que os recebem, conforme definido pela Advertising Association of the UK.
A publicidade está sempre presente, embora as pessoas possam não estar cientes disso.
No mundo de hoje, a publicidade usa todas as mídias possíveis para transmitir sua mensagem.
Isso é feito via televisão, mídias impressas (jornais, revistas, periódicos etc), rádio, imprensa, internet, venda direta, painéis, malas diretas, concursos, patrocínios, pôsteres, roupas, eventos, cores, sons, imagens e até pessoas!
A indústria da publicidade é composta por empresas que anunciam, agências que criam os anúncios e mídia que veicula os anúncios.
Além disso, conta com uma série de pessoas como editores de texto, visualizadores, gerentes de marca, pesquisadores, cabeças de criação e designers que vão até a última milha até o cliente ou receptor.
Ou seja, o que é publicidade e como ela, movimenta grande fatia do mercado, em diversos aspectos, atualmente.
Uma empresa que precisa se anunciar ou anunciar seus produtos, contrata uma agência de publicidade.
O que é publicidade na prática? Fatores da produção publicitária
A empresa informa a agência sobre a marca, seu imaginário, os ideais e valores por trás dela, os segmentos-alvo e assim por diante.
As agências convertem as ideias e conceitos para criar os visuais, textos, layouts e temas para se comunicar com o usuário.
Após a aprovação do cliente, os anúncios vão ao ar, conforme as marcações feitas pela unidade de compra de mídia da agência.
As técnicas e práticas usadas para trazer produtos, serviços, opiniões ou causas ao conhecimento público com o objetivo de persuadir o público a responder de certa forma ao que é anunciado.
A maior parte da publicidade envolve a promoção de um produto à venda.
Porém, os métodos semelhantes são usados para diversas aplicações no nosso dia a dia:
- incentivar as pessoas a dirigir com segurança;
- apoiar várias instituições de caridade;
- votar em candidatos políticos, entre muitos outros exemplos.
Aqui mesmo no processo de construção da metodologia CDP da Smartalk, aplicamos o processo feito na publicidade.

Breve História da Publicidade
Em muitos países, a publicidade é a fonte de receita mais importante para a mídia por meio da qual é conduzida.
No mundo não comunista, a publicidade tornou-se uma grande e importante indústria de serviços.
No mundo antigo e medieval , a publicidade que existia era feita de boca em boca.
O primeiro passo em direção à publicidade moderna veio com o desenvolvimento da impressão nos séculos XV e XVI.
No século XVII, os jornais semanais de Londres começaram a veicular anúncios e, no século XVIII, a publicidade moderna começava a florescer.
A grande expansão dos negócios no século XIX foi acompanhada pelo crescimento de uma indústria publicitária.
Inclusive, foi nesse século, principalmente nos Estados Unidos, que surgiram as agências de publicidade.
As primeiras agências eram, em essência, corretoras de espaço em jornais.
Porém, no início do século XX, as agências se envolveram na produção da própria mensagem publicitária, incluindo cópia e arte.
Até que, na década de 1920 surgiram agências que podiam planejar e executar campanhas publicitárias completas.
Desde a pesquisa inicial até a preparação da cópia e a colocação de anúncios em várias mídias.


Quais os formatos em que podemos fazer publicidade?
Primeiramente, a publicidade pode ser desenvolvida em diversos meios de comunicação.
Talvez o mais básico seja o jornal.
Essa mídia oferece aos anunciantes grande circulação e um público leitor localizado próximo ao local do anunciante.
Além disso, promove a oportunidade de alterar seus anúncios de maneira frequente e regular.
Outro meio de impressão principal são as revistas.
Afinal, elas podem ser de interesse geral ou ser destinadas a públicos específicos, como pessoas interessadas em apresentações de slides.
Além disso, oferecem aos fabricantes de produtos de interesse particular a chance de fazer contato com seus clientes mais prováveis.
Muitas revistas nacionais publicam edições regionais, permitindo um direcionamento mais seletivo dos anúncios.
No entanto, a publicidade foi muito bem explorada na televisão e no rádio, tornando-se, até meados da década de 90, as mídias mais difundidas.
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Embora em alguns países o rádio e a televisão sejam estatais e não aceitem publicidade, em outros os anunciantes podem comprar “spots” curtos, geralmente de um minuto ou menos.
Os spots publicitários são transmitidos entre ou durante os programas regulares, em momentos especificados pelo anunciante ou deixados ao critério da emissora.
Para os anunciantes, os fatos mais importantes sobre um determinado programa de televisão ou rádio são o tamanho e a composição de seu público.
O tamanho da audiência determina a quantia de dinheiro que a emissora pode cobrar do anunciante.
Porém, também significa que mais pessoas terão acesso ao anúncio de determinada marca.
Logo, a composição da audiência determina as escolhas do anunciante.
Por exemplo, quando determinada mensagem, dirigida a um determinado segmento do público, deve ser veiculada.
Os outros meios de publicidade mais tradicionais, incluem:
- Mala direta, que pode ter um apelo altamente detalhado e personalizado;
- Outdoors e cartazes ao ar livre;
- Publicidade de trânsito, que pode atingir milhões de usuários de sistemas de transporte em massa;
- Mídia diversa, incluindo displays de revendedores e itens promocionais, como caixas de fósforos ou calendários.
O que é Publicidade no século 21?
Com um mercado consumidor intensamente competitivo, os anunciantes utilizavam cada vez mais a tecnologia digital para chamar a atenção para os produtos.
Em 2009, por exemplo, os primeiros anúncios em vídeo do mundo a serem incorporados em uma publicação impressa apareceram na revista Entertainment Weekly.
A fina tela alimentada por bateria implantada na página podia armazenar até 40 minutos de vídeo via tecnologia de chip e começava a tocar automaticamente quando o leitor abria a página.

Para que um anúncio seja eficaz, sua produção e veiculação devem ser baseadas no conhecimento do público e no uso qualificado da mídia.
As agências de publicidade servem para orquestrar campanhas complexas cujas estratégias de uso de mídia são baseadas em pesquisa.
Essas pesquisas levam em consideração o comportamento do consumidor e dados demográficos da área de mercado.
Uma estratégia publicitária combinará a criatividade na produção das mensagens publicitárias com uma programação e conteúdo sagaz.
Sendo assim, faz com que as mensagens sejam vistas e tenham efeito sobre as pessoas de acordo com o que o anunciante mais deseja abordar.
Com um orçamento fixo, os anunciantes enfrentam uma escolha básica: eles podem ter sua mensagem vista ou ouvida por muitas pessoas por um curto período ou por menos pessoas, mas por um período longo.
Essas e outras decisões estratégicas são tomadas após a realização de testes de eficácia de campanhas publicitárias.
Objetivos, custos e ética da Publicidade Moderna
Não há dúvidas sobre o poder da publicidade para informar os consumidores sobre os produtos disponíveis.
Em uma economia de livre mercado, a propaganda eficaz é essencial para a sobrevivência de uma empresa.
Afinal, a menos que os consumidores conheçam o produto de uma empresa, é improvável que o comprem.
Na crítica à publicidade, argumentou-se que o consumidor deve pagar pelo custo de publicidade na forma de preços mais elevados do produto.
Porém, contra esse ponto, argumenta-se que a publicidade permite que os bens sejam comercializados em massa, reduzindo assim os preços.
Argumenta-se que o custo das grandes campanhas publicitárias é tal que poucas empresas podem pagá-las, ajudando-as a dominar o mercado.
Por outro lado, enquanto as empresas menores podem não ser capazes de competir com as maiores em nível nacional.
Já a publicidade em nível local ou online permite que elas se mantenham.
Finalmente, argumenta-se também que os anunciantes exercem uma influência indevida sobre o conteúdo regular da mídia que empregam.
Ou seja, a postura editorial de um jornal ou o assunto de um programa de televisão.
Em resposta, foi apontado que tal influência é neutralizada, pelo menos no caso de empresas de mídia financeiramente fortes.
A integridade de uma empresa de mídia pode resultar em uma audiência menor para a propaganda que ela promove.
Quando se abre ou dirige uma empresa, é preciso conscientizar as pessoas sobre esse fato antes de executar qualquer ação.
As Etapas da Publicidade e Propaganda
A promoção é importante para qualquer tipo de negócio para permitir que outras pessoas conheçam seus serviços ou produtos.
Qualquer tipo de negócio, seja online ou offline, requer ampliar a carta de clientes para que possa experimentar uma boa reputação.
No entanto, o único meio de alcançar mais clientes, atualmente, é por meio da publicidade.
É por isso que a publicidade é importante para uma empresa.
Depois que uma empresa anuncia seus produtos e serviços, ela é capaz de operar em um ambiente competitivo no mercado que atua.
A publicidade é importante para todos os aspectos de um negócio: ela desempenha um papel fundamental para fabricantes e consumidores.
De fato, cada meio de publicidade tem suas próprias vantagens e desvantagens e deve-se avaliar todos eles antes de selecionar uma mídia específica.
Contudo, o principal a ser considerado é que o meio publicitário selecionado deve ser capaz de atingir um grande número de clientes ou público alvo.
Geralmente, as empresas contratam os serviços de uma agência de publicidade para promover seus produtos e serviços.
A agência de publicidade selecionada pelo proprietário da empresa pode cuidar toda a campanha publicitária em todos os aspectos do Marketing.
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Dessa forma, o empresário pode focar em outros aspectos do negócio e não precisa se preocupar em pensar como atrair mais clientes.
A agência de publicidade lida com todo o processo de promoção de um produto ou serviço, dividindo-o em etapas e trabalhando em cada uma delas.
1 - Análise de mercado
A agência de publicidade primeiro estuda o mercado para conhecer o público-alvo e as necessidades do público-alvo.
Um Consultor de Marketing a agência de publicidade também estuda a concorrência presente no mercado para saber como ficará a campanha publicitária no mercado.
Isso é feito para saber se o produto ou serviço será capaz de se destacar na competição do mercado ou não.
2 - Seleção da mídia
Uma vez que a agência de publicidade decide prosseguir com a campanha publicitária, ela começa a selecionar a mídia de publicidade.
A agência estuda as vantagens e desvantagens de todos os meios de comunicação disponíveis, como televisão, rádio, jornal, internet, etc.
Com base na sua comparação, os consultores selecionam os meios de comunicação que consideram que farão jus à campanha publicitária .
Análise de custo-benefício - o consultor de marketing para pequenas empresas da agência de publicidade realiza uma análise de custo-benefício.
Esta análise é realizada por dois motivos:
1- Decidir se a campanha publicitária beneficiará os negócios no sentido de que a publicidade ajudará a gerar uma boa recuperação nos negócios.
Se sim, a agência de publicidade começa com uma campanha publicitária.
2- A outra razão pela qual uma análise de custo-benefício é feita é para verificar se o custo de promoção de um produto ou serviço justifica os benefícios que a promoção irá obter.
Ou seja, se a promoção dará ROI = Retorno sobre o Investimento.
Isso é feito para garantir que a publicidade usando uma mídia específica beneficie a empresa, ajudando-a a obter mais clientes e, assim, maior retorno dos negócios.
3 - Decidindo o modo de publicidade
O consultor de mercado da agência de publicidade decide como a mensagem será transmitida ao público-alvo.
A agência de publicidade pode utilizar panfletos ou banners simples para informar os clientes sobre o produto ou serviço.
Por outro lado, a agência de publicidade pode filmar um vídeo atraente para garantir que a mensagem seja transmitida ao público-alvo.
4 - Criação do anúncio real
Uma vez que todos os aspectos são examinados, a agência de publicidade prossegue com a criação do anúncio.
Para isso, o consultor pode contar com a ajuda de especialistas da agência de publicidade ou de profissionais de fora.
Em qualquer dos casos, o resultado final é a criação de um anúncio atraente e apelativo pela agência de publicidade.
A agência de publicidade cobra pela conclusão da campanha publicitária.
Portanto, deve-se garantir que o empresário busque uma agência de publicidade que conclua a obra dentro do orçamento especificado.
Além disso, a agência de publicidade deve certificar-se de que o anúncio não excede o orçamento.
Afinal, se o fizer, o custo superará os benefícios da campanha publicitária.
Isso não ajudará em nada o negócio e o ROI será negativo.
A agência de publicidade também deve ser clara sobre as metas e os objetivos que a empresa deseja alcançar usando o anúncio.
Ao promover os produtos e serviços, a agência de publicidade também deve garantir que a mensagem certa chegue às pessoas certas no momento certo.
Se a agência de publicidade não fornecer o anúncio no momento certo, os consumidores podem mudar para outro produto ou serviço.
Por que a publicidade é importante também para os consumidores?
O único propósito de uma empresa é vender produtos e serviços para obter lucros, isso é inegável.
A publicidade ajuda uma empresa a obter lucros, permitindo que mais pessoas conheçam os produtos e serviços e, assim, resultando em mais vendas.
Os consumidores, por outro lado, nunca saberão sobre os produtos e serviços se eles não forem anunciados.
Portanto, os anúncios ajudam os consumidores a tomar decisões sobre qual produto e serviço podem comprar.
Com a ajuda de anúncios, o consumidor obtém as melhores opções possíveis.
Hoje, a indústria da publicidade tornou-se uma enorme indústria devido ao grande número de produtos e serviços oferecidos.
Com isso, a competição também aumentou, exigindo que todo empresário promova seus produtos e serviços da melhor maneira possível.
Além disso, o produto ou serviço em si, deve ter qualidade compatível ou superior à expectativa do mercado.
Afinal, o consumidor se torna cada vez mais participativo e detém o poder de escolha de compra.
Isso levou ao desenvolvimento de novas técnicas de publicidade e a um aumento no número de agências de publicidade.
O objetivo de toda campanha promocional é permitir que os produtos cheguem às pessoas certas.
Dessa forma, aumentamos o conhecimento sobre o produto, suas vantagens e desvantagens ao público.
Isso é importante para o sucesso de um negócio assim como sua comunicação estratégica.
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