9 Pontos para Marcar Presença em Eventos com Estratégia e Impacto para o seu Negócio

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admin
Por Marketing

Marcar presença em eventos, conferências e feiras de negócios podem ser uma estratégia muito produtiva para o marketing da sua marca. 

Para se conectar com seus clientes potenciais e reais, participar de uma feira de exposição é a melhor opção. 

Nos eventos certos, você pode ter a oportunidade de identificar e se conectar com vários clientes em potencial.

presença em eventos

Dessa forma, é possível reforçar a imagem da sua marca e o relacionamento com clientes existentes.

Além disso, você pode obter maior visibilidade do que seus concorrentes, e isso pode ser feito com um desembolso de dinheiro menor do que simplesmente comprar o estande mais visível com espaço estendido. 

Aqui estão algumas maneiras para você marcar presença em eventos e criar mais impacto no seu negócio…

1. Habilidade de vendedor é fundamental para ter presença em eventos

Seja envolvente. Você pagou um bom dinheiro para estar neste evento, então faça tudo para valer a pena. 

Fique na frente de sua cabine ou mesa, não atrás dela, e diga olá para as pessoas, mesmo que elas não demonstrem interesse em conhecer seu stand

Coloque-se fisicamente em uma posição em que seja fácil e natural fazer contato visual. 

Ou seja, evite os obstáculos e sempre esteja em pé! Essa é a sua abertura para cumprimentar os visitantes ou fazer uma pergunta provocativa.

Mas não subestime essa informação, a arte de vender inclui preparação. 


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Faça o possível para saber com antecedência sobre o evento e quais organizações estarão presentes. 

Um pouco de pesquisa sobre as contas-chave que você deseja atingir pode dizer quem, provavelmente, representará essas empresas no evento.

Esteja pronto para conhecer seus novos clientes! 

Se você puder enviar uma mensagem com antecedência convidando-os a vir ao seu estande, encontrar-se para um café ou uma refeição, ou ouvir sua apresentação, isso pode ajudar bastante sua presença em eventos. 

Procure saber de seus clientes potencial o que eles procuram e esperam do evento.

Se eles recusarem seu convite para se encontrar, você pode sondar esse questionamento uma vez que abriu o canal de troca de mensagens com eles. 

Pode ser sua única chance por algum tempo de iniciar uma discussão importante sobre um problema que você pode ajudá-los a resolver. 

Considere enviar a eles um dos brindes que você está levando ao evento, com um bilhete pedindo um tempo para conversar sobre o problema e que você pode ajudá-lo a resolver. 


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Preparação é fundamental

Se estiver levando uma equipe, certifique-se de que todos tenham as mesmas informações corretas para discutir propostas com possíveis clientes. 

Tenha uma ou duas perguntas-chave para fazer aos participantes que estão passando por seu estande ou mesa.

No entanto essas perguntas devem extrair uma resposta do visitante mais uma palavra.

Em contrapartida, esteja preparado para se afastar graciosamente daqueles com quem você não deseja falar. 

Se alguém que você abordou não estiver qualificado para o seu investimento de tempo, se esquive da conversa gentilmente. 

Conferências e feiras de negócios acontecem a todo momento, no entanto, quando uma multidão está se movendo na sua frente, você precisa se mover rápido também. 

Se a sua pergunta inicial não obtiver uma resposta qualificatória que diga para você continuar a conversa, diga ‘obrigado’ pela resposta e comece a examinar a multidão em busca da próxima oportunidade de fazer contato visual.

2. Conservar recursos

Seu material de vendas e brindes em potencial obviamente custam algum dinheiro. Mantenha-os no fundo da cabine. 

Assim como seu processo de vendas e seu site, organize seu estande de forma que leve os visitantes fisicamente do ponto em que você os cumprimenta até o ponto em que coloca algo em suas mãos. 

Não há nenhum benefício em entregar algo a todos que olham para você. 

Eles precisam ser qualificados, assim como você faria em uma venda. 

Certifique-se de que valem o seu tempo e o investimento em garantias e brindes. 

Ou seja, apenas visitantes qualificados recebem garantias e brindes relevantes.

3. Oportunidades de falar

Aqueles que vêm ouvi-lo falar estão dizendo que estão interessados ​​no assunto sobre o qual você está falando. 

Eles querem saber mais. Eles estão dispostos a abrir mão de outros assuntos para ouvir de você. Isto é fantástico!

Como você consegue um desses momentos de fala? Conferências e eventos do setor levam um tempo considerável para serem montados. 

Aprenda o mais cedo possível, com sorte, nove a 12 meses antes dos eventos, quais são os temas e a que ouvintes se destinam. 

Isso mostrará assuntos que devem ser do interesse do organizador e dos participantes. 

Se você tem algo particularmente inovador que sua empresa está desenvolvendo ou oferecendo, pergunte ao organizador se você pode apresentar isso. 

Mas mantenha sua abordagem educacional, concentrando o conteúdo da sua apresentação no problema comercial, técnico, de processo, regulatório ou financeiro e sua opinião sobre ele. 

Você terá tempo para vender depois se sua apresentação for positiva, acredite.


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Esteja totalmente engajado nesses eventos. 

Se falar em público não for um ponto forte e você tiver alguém em sua equipe que se sinta confortável para falar, trabalhe com ele para fazer a apresentação.


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4. Organize suas próprias oportunidades de falar

Quando você obtiver a agenda final do evento, analise-a de perto para ver a programação das palestras e o assunto. 

O que você quer fazer é oferecer mini-aulas em seu estande. Você quer que as pessoas saibam quando você está falando sobre um tópico no qual estão interessadas.

Esse é o mesmo benefício se você que conseguir uma sessão de palestra em um evento maior.

Planeje ter de seis a 12 cadeiras em seu estande e desenvolva uma apresentação que tenha de 10 a 15 minutos de duração. 

Você precisa dar um motivo às pessoas que estão mudando de uma sessão para outra a virem ao seu estande e ouvir sua opinião sobre um assunto.

Divulgue os tópicos da sua apresentar que serão semelhantes aos que estão sendo apresentados perto de seu estande. 

Essa abordagem torna mais fácil encontrar pessoas perto de seu estande com maior probabilidade de se interessar pela sua área de atuação.

Como você tem uma programação dessas aulas, distribua-as aos visitantes e, se puder, coloque-as no acervo de materiais que os participantes receberão ao se inscreverem no evento. 

Coloque a programação embaixo das portas dos quartos do hotel, se necessário, mas divulgue. Traga as pessoas para a sua cabine.

5. Faça anotações para melhorar sua presença em eventos

Certifique-se de escrever um resumo de cada conversa, na medida do possível, com participantes qualificados. 

Isso é muito importante para os clientes em potencial.

Afinal, os líderes do setor e os concorrentes também fornecem muitas informações potencialmente valiosas.

Conferências e feiras comerciais podem ser opressoras. Eles vão de quase ninguém chegando a milhares de pessoas. 

Portanto, você precisa se conectar com o máximo de pessoas possível. 

Então, você terá muitas conversas. Certifique-se de capturar as informações de contato e anotar um ou dois itens importantes que o ajudarão a se lembrar da conversa mais tarde.

Muitas pessoas, dependendo do seu setor, não terão cartões de visita em mãos. 

Certifique-se de ter uma folha de inscrição que contém o nome da pessoa, e-mail, empresa e tópico de interesse. 

Faça isso logo na ‘entrada’ do seu set. Você deseja obter essas informações com antecedência, como parte do processo de qualificação.

Depois que eles se inscreverem ou lhe derem um cartão, faça algumas perguntas. 

As respostas devem dizer quais são os interesses deles e qual é o ideal deles em comprar o que você vende. 

Se alguém for o CFO, ele terá muito interesse na economia de custos que você oferece.

Logo, você deve considerar falar sobre as economias que outros clientes viram após contratarem seus serviços/produtos.

Certifique-se de escrever os tópicos nos quais estão mais interessados ​​em saber para fazer o acompanhamento.

Quando o evento do dia terminar, revise a lista de participantes e suas notas. 

Se você tiver um CRM, certifique-se de adicionar as informações naquela noite, para que nenhuma seja perdida e as conversas estejam frescas em sua mente.

6. Tenha uma agenda do evento

O mais cedo possível, analise toda a programação do evento. 

Conheça seus objetivos para o evento – em termos de número de leads, pessoas importantes com as quais você pode se conectar, as informações que deseja obter e as informações que deseja fornecer.

Se houver sessões de discussão e eventos de premiação, certifique-se de saber quais são os mais importantes para você participar. 

Os principais valores que vejo em participar dessas sessões são as pessoas que você verá nelas e o conhecimento que poderá obter. 

Essas sessões podem ser oportunidades para você ouvir algo de um concorrente e, possivelmente, avaliar a provável reação do mercado a isso. 

Pelo menos você saberá mais sobre um concorrente.

Existem vários fluxos que podem aumentar o número de leads que você obtém. 

Lembre-se de que os leads podem vir por causa dos eventos que você exibe bem depois do encerramento do evento. 

Se seus clientes existentes vão comparecer, certifique-se de reservar um tempo para se concentrar em seus relacionamentos com eles e no nível de conforto deles com sua empresa. 

Nessas reuniões individuais ou em grupo, mantenha-os informados sobre novos desenvolvimentos e soluções para problemas que possam ter ocorrido. 

Ações cronometradas

Verifique o LinkedIn e pergunte se eles poderiam apresentá-lo a um contato que eles conhecem em outra conta que também poderia comprar o seu produto.

Pergunte ao organizador que imprensa estará cobrindo o evento. Solicite contatos em sites e publicações do setor. 

Fale com qualquer pessoa com antecedência e pergunte se eles gostariam de ter uma ideia para um artigo (que você escreveu e pode enviá-lo enquanto está falando ou entregá-lo na conferência).

Peça-lhes que passem em seu estande ou ouçam você falar em uma sessão de discussão. 

Esses links ganhos podem ser muito valiosos para direcionar visitantes ao seu site.

Saiba quem estará no estande durante todo o horário de funcionamento do evento. 

Se você não puder cobrir o estande o tempo todo, certifique-se de que seus vídeos estejam em exibição e que uma nova folha de inscrição esteja disponível. 

(Lembre-se de proteger essa folha de inscrição. Algumas pessoas vão pegá-la enquanto você não estiver assistindo.)

Permita a logística também. Haverá alguém para ajudá-lo a configurar? 

Quando você pode entrar nas instalações para se preparar? 

Saiba os horários de funcionamento do andar do expositor, quando é permitido o início da desmontagem do expositor e quem estará à disposição para ajudar em caso de necessidade. 

O salão de exibição será protegido todas as noites? Mesmo que seja, você pode ter itens que simplesmente não deve deixar no estande. 

Designe alguém a cada noite para levá-los com eles para mantê-los seguros. 

Além disso, informe a sua equipe a que horas o estande será aberto todas as manhãs. 

Certifique-se de que eles entendam as prioridades em termos de cobertura de estande e reuniões com clientes.

7. Colocação de estande

O fluxo de tráfego é um fator chave na seleção de um local para o estande, mas, a menos que você possa se comprometer com antecedência, geralmente terá que pegar o que estiver disponível. 

Não se preocupe se você receber uma localização que não teria escolhido para si mesmo. 

As palestras no estande, o vídeo e o envolvimento direto com os participantes, além das apresentações, compensarão qualquer problema de localização.

8. Quer marcar sua presença em eventos de um jeito inovador? Use Vídeos

O vídeo é um formato muito atraente para a plateia.

Ele transmite movimento, que chama a atenção das pessoas. Isso o ajudará a atraí-los para o seu estande, o que pode ser uma grande vantagem se você estiver cercado de concorrentes. 

O vídeo pode ser usado de pelo menos duas maneiras principais – como um atrativo e como um show dentro de um show.

Como um atrativo, faça um vídeo atraente que mostre suas ofertas ou um portfólios dos seus trabalhos. 

As pessoas são naturalmente atraídas por outras pessoas, então mostre pessoas em seus vídeos…

Eles podem ser técnicos de linha de produção, gerentes de empresas e clientes finais, por exemplo. 

Basta trabalhá-los em vários pontos de qualquer vídeo. 

Mostre movimento sempre que possível. Coloque o monitor à altura da cabeça ou um pouco acima, se possível. 

Tenha um em cada direção para atrair participantes vindos de duas ou mais direções. 

Coloque algum texto dentro dos vídeos para que as pessoas vejam o que seu vídeo está prestes a fazer ou acabou de fazer.

Afinal, as pessoas provavelmente não serão capazes de ouvi-lo quando o virem pela primeira vez à distância. 

Além disso, o texto tem a chance de ser um dos principais problemas do seu público alvo e dará a eles um motivo para falar com você.

O show dentro de um show significa fazer vários vídeos que educam as pessoas sobre um assunto. 


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Isso cria uma maneira de as pessoas verem alguns tópicos explicados enquanto você não está lá para falar com elas. 

(Além disso, esse é um ótimo conteúdo para reutilizar em postagens de blog e em seu canal do YouTube.)

9. Leve Amostras para sua apresentação

Se for apropriado, certifique-se de trazer amostras. 

Todas as ótimas fotografias e cópias fantásticas em suas fichas de dados de produtos simplesmente em comparação a colocá-las fisicamente nas mãos de alguém. 

Se você puder, coloque toda a sua linha em exibição de uma forma organizada e atraente no seu stand. 

Ter uma história sobre cada um é uma ótima técnica para se tornar ainda mais memorável.


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Feiras e conferências são ferramentas de marketing poderosas para sua startup ou empresa. As chaves do sucesso são:

  • Planeje com a maior antecedência possível cada um dos eventos em que você participará;
  • Inove sobre o que você pode fazer para separar sua empresa dos concorrentes;
  • Tenha um plano para envolver os participantes fora do estande e traga aqueles que são bons alvos para sua empresa;
  • Se mantenha organizado.

Como tudo em marketing, a consistência é crítica. Se você puder, planeje assistir a shows que provam seu sucesso matador.

Recomendo a maratonar os vídeo do Canal TED Talks.

Suas aparições repetidas farão com que os participantes que não falaram com você no evento anterior sintam que sua empresa deve estar fazendo algo certo… e você está! 

Seja inovador e use sua imaginação para se diferenciar de todos os outros estandes. 

Procure oportunidades de palestra e crie seus próprios eventos de palestra no seu espaço. 

Mantenha sua equipe sempre organizada e preparada, se necessário, invista em treinamentos. 

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Gerencie seu estande com o fluxo de pessoas em mente, conduzindo seus convidados por um processo definido e sutil.

Além disso, esteja preparado para interromper conversas que o impedem de falar com os melhores clientes em potencial para seu negócio.

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