Por que empresas devem cuidar melhor das suas Redes Sociais e da Comunicação para essas mídias

Não é nenhuma surpresa que o uso generalizado das redes sociais para comunicar ideias, histórias e experiências pessoais e profissionais teve um efeito profundo na maneira geral como as pessoas se comunicam hoje.
Antes de mais nada, como a mídia social afetou a comunicação? De mais maneiras do que você imagina!
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Claro que as influências foram muitas, mas principalmente positiva para as marcas que sabem usar a melhor comunicação nas redes sociais.
O que são as Redes Sociais?
Muito além de curtidas e memes, a mídia social pode ser descrita como uma coleção de plataformas online.
Portanto, envolve o compartilhamento e a colaboração com uma comunidade online, postando, comentando e interagindo uns com os outros.
As plataformas de redes sociais mais comumente usadas hoje são Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn.
Além dessas, outras plataformas como YouTube, Whatsapp, TwitchTV e TikTok cresceram no gosto popular.
Efeitos das Redes Sociais na Comunicação
Cerca de 3 bilhões de pessoas usam as redes sociais hoje, o que significa que 40% do mundo usam as redes sociais para a comunicação.
Não é nenhuma surpresa que o generalizado das redes sociais provoque efeitos na comunicação.
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O Facebook retomou o primeiro lugar no Brasil em 2020 – feito ainda mais expressivo quando consideramos que ele é dono de outras três redes sociais.
E, claro, segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,7 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras.
A comunicação por essas redes é construída de acordo com fatores como:
- Expressão pessoal;
- Nossas expectativas em relação aos outros;
- A maneira como as empresas se comunicam com os clientes.
1. Mais informação
Muitas pessoas tendem a se embriagar nas redes sociais, gastando horas e horas navegando pelos sites.
Em última análise, isso pode levar a um desejo constante de mais consumo de Internet e de mídia social.
Quanto mais as pessoas obtêm, mais desejam - e é difícil interromper o ciclo.
2. Jovens leem mais notícias
A mídia social se tornou o meio de leitura de notícias mais "cool" novamente!
De acordo com uma pesquisa da Digital News Report, 70% dos internautas brasileiros utilizam a internet como fonte de notícia, seguida por televisão e mídia impressa.
A pesquisa ainda revela que os brasileiros lideram o índice de compartilhamento de notícias por redes sociais (47%) e também são os que mais comentam o noticiário nas redes sociais (44%).
3. Obtendo uma imagem completa
Histórias - parte do Instagram, TikTok e Facebook - significam que as pessoas têm uma visão completa de um evento, atividade ou ocorrência na vida de alguém.
Não temos mais apenas um instantâneo de uma refeição caseira, podemos ver todo o processo do início ao fim.
Isso mudou a maneira como as pessoas pensam sobre o que postar e o que assistir.
Portanto, há muito menos consideração em uma postagem quando se trata de uma história que será apagada em 24 horas.
E as empresas e marcas precisam planejar o melhor conteúdo com base no que o público seguidor realmente desejar ver nas redes sociais.
4. Reações a pistas não verbais, emocionais e sociais
As reações pessoais a pistas não-verbais, emocionais ou sociais estão mudando, pois as pessoas não precisam responder a esses tipos de comunicação quando estão online.
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Isso leva a menos experiência e consciência das necessidades dos outros com base nesses tipos de dicas que só podem ser recebidas por meio da comunicação pessoal.
Não há expressões para medir a satisfação do cliente no meio online, esse comportamento é medido por outras estatísticas.
5. Senso de urgência
Ninguém precisa esperar mais do que algumas horas por uma resposta, e as pessoas esperam esse prazo para obter respostas e atendimento.
A sensação de urgência é tão grande que as pessoas costumam ficar ansiosas se não tiverem uma resposta em pouco tempo.
Isso demonstra que, se sua empresa detém um time alinhado de CS, o atendimento e conversa com o público alvo será resultado de muitas conversões e público fiel à marca.
6. Não só de textão vive o feed...
As redes sociais criaram um sentimento entre os usuários de que eles devem compartilhar tudo o que estão fazendo.
Desde o pedido a restaurantes, idas a shows e os livros que estão lendo.
Isso pode ser um efeito positivo da mídia social porque as pessoas estão ficando mais expostas a coisas que não poderiam de outra forma.
Então, as pessoas têm a possibilidade de aprender coisas novas e obter novas experiências.
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7. Uma visão sobre como nós nos valorizamos nas redes sociais
Todos querem mostrar como têm uma vida maravilhosa nas redes sociais.
Dessa forma, cada um pode ser um influenciador e é aqui que sua marca pode ganhar mais visibilidade se mantiver os clientes satisfeitos e inspirados.
Conforme representado nas redes sociais, as pessoas tendem a adotar uma autoimagem e passam a valorizar suas próprias experiências de vida.
8. Transmitindo ao vivo
A transmissão ao vivo começou como uma ideia divertida e inocente de compartilhar os momentos da vida.
Isso fortalece a presença e a autoridade de marcas que sabem usar as transmissões ao vivo como estratégia de lançamentos de produtos, por exemplo.
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Porém, as transmissões ao vivo nas redes sociais podem ir muito além disso!
É possível explorar diversos cenários e criar uma comunidade fidelizada, inclusive para questões sociais.
A opção de postar vídeos ao vivo criou uma plataforma importante para questões sérias que precisam ser discutidas e existe um nicho para cada propósito.
9. Mensagens Personalizadas
As redes sociais popularizaram a mensagem altamente personalizada.
As pessoas agora podem mudar completamente seus próprios rostos com filtros de selfie ou desenhar fotos para enviar aos amigos e muito mais.
A criatividade aumenta, o que faz com que as empresas e marcas possam usar das tendências e hypes para se conectar com seu público alvo.
Qual o Estilo de Comunicação da sua marca nas Redes Sociais?
1. Redação Resumida
Começando com as mensagens de texto com caracteres limitados dos anos 2000 e hoje em dia as mensagens têm se tornado mais curtas e concisas.
Outras áreas de comunicação também foram adaptadas para a redação resumida.
Por exemplo, memorandos de trabalho encurtados, comunicação acadêmica encurtada entre alunos e professores e mensagens encurtadas em publicidade.
Pense simples, para ser grande!
2. GIFs e emojis
O uso de emojis para ilustrar uma mensagem escrita ou um GIF para expressar uma reação é divertida e integrativa.
Acaba sendo muito prático responder com uma pequena imagem ou uma foto engraçada em movimento, o que faz muito sucesso entre jovens.

Portanto, se esse é o seu público alvo considere integrar essa comunicação nas suas redes sociais.
3. Mensagens virais
Com o botão de "compartilhar" ficou muito mais rápido e fácil tornar um conteúdo viral nas redes sociais.
Mensagens, vídeos e outros conteúdos podem ser facilmente compartilhados entre plataformas com milhões de pessoas em questão de dias ou até horas.
Porém, não se engane!
Criar um conteúdo viral também depende de outros fatores além da UI da plataforma.
Planejamento em marketing, timing e uma dose de sagacidade são habilidades determinantes para disparar um conteúdo que possa se tornar viral.
Como usar as Redes Sociais para promover os negócios
1. Construindo uma Comunidade
Ao utilizar a mídia social, as marcas são capazes de criar uma comunidade inteira com base em seus produtos ou serviços.
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O uso de uma determinada marca pode ser parte integrante de um determinado estilo de vida, e a mídia social perpetua essa ideia.
Ao se envolver com as comunidades certas ou criar sua própria comunidade a partir de uma marca (como a Disney), as empresas estão criando os clientes mais leais.
2. As marcas estão falando diretamente ao público
As empresas não precisam mais passar por meios de comunicação como emissoras de TV, revistas ou jornais para chegar aos consumidores.
As marcas agora têm acesso direto aos clientes por meio das mídias sociais - elas agora podem descobrir exatamente as necessidades do cliente com muito mais rapidez e responder de acordo.
3. As redes sociais estão mudando a mídia tradicional
A mídia tradicional era tal que uma marca apenas postava um artigo e alcançava o público.
Com as mídias sociais e a forma como as informações chegam aos consumidores hoje, torna-se importante saber quem está postando ou escrevendo sobre um produto.
Influenciadores, blogueiros e celebridades do Youtube podem ter um impacto muito maior no sucesso de um produto no mercado.
4. As marcas podem ter uma conexão mais pessoal através das redes
Com as mídias sociais, as marcas têm uma conexão mais pessoal e de longo prazo com os jornalistas.
Em vez de um único telefonema ou e-mail para uma história ou informações sobre um novo produto, as marcas podem criar conexões.
Por exemplo, relacionamentos com jornalistas e fazer com que eles se interessem em compartilhar suas histórias.
5. Há uma oportunidade de coordenação com esforços de RP
As marcas podem criar algumas campanhas importantes de relações públicas por meio das redes sociais.
Por meio da mídia social, as empresas têm mais facilidade para encontrar influenciadores com quem trabalhar.
Além disso, pode encontrar outras marcas com as quais colaborar e fontes de notícias para as quais alimentar histórias.
Por onde começar sua comunicação nas Redes Sociais?
Para ter mis autoridade e presença nos canais de comunicação online, uma ótima maneira de dar mais destaque à sua marca é através das Redes Sociais.
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- Conteúdo estratégico para cada rede social;
- Design mais atrativo para aumentar o engajamento;
- Mais autoridade no seu segmento;
- Criação de vínculo com o seu público alvo;
- Fidelização da audiência;
- Geração de insights sobre os consumidores;
- Maior frequência de postagens;
- Crescimento no alcance orgânico.

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