Os Sete Pecados Capitais das Apresentações em PowerPoint

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Não é surpresa que as apresentações em PowerPoint tenham se tornado a ferramenta para recursos visuais das apresentações de negócios. 

Afinal, as apresentações de slides são rápidas de produzir, fáceis de atualizar e eficazes para inserir interesse visual na apresentação. 


Não sabe como fazer seus slides? Confira as dicas dos Especialistas

Como organizar uma palestra? 12 passos para seu próximo evento


No entanto, as apresentações em PowerPoint também podem significar um desastre, mesmo para apresentadores experientes. 

Portanto, a chave para o sucesso é ter certeza de que sua apresentação de slides é um auxílio visual e não uma distração visual. 

Joseph Sommerville ganhou o título de “The Presentation Expert” por ajudar os profissionais a projetar, desenvolver e entregar apresentações mais eficazes. 

Inspirado por ele, criamos esse material de rápida leitura e entendimento.

Então, para obter os melhores resultados, destacamos os “sete pecados capitais” comuns nas apresentações em PowerPoint.

Confira!

1. Transições de slides e efeitos sonoros

As transições e os efeitos sonoros podem tomar muito do foco da plateia, o que, por sua vez, distrai o público. 

Pior ainda, quando uma apresentação contendo vários efeitos e transições é executada em um computador muito mais lento, o resultado é lento. 

Ou seja, se você queria impressionar, na verdade vai passar vergonha esperando o seu slide “carregar”.

apresentações em powerpoint

De fato, Esses truques raramente aprimoram a mensagem que você está tentando comunicar. 

Além disso, a menos que você esteja apresentando em uma convenção de ficção científica, deixe de fora o texto guiado a laser

Então, abandone os fade-ins, fade-outs, wipes, blinds, dissolves, checkerboards, cortes, capas e divisões.

Deixe esses recurso para os cineastas de Hollywood. 

Até mesmo construções (linhas de texto que aparecem cada vez que você clica com o mouse) podem distrair o público. 

>> Portanto, concentre-se na sua mensagem, não na “invenção de moda”. 

2. Os famosos Clipart das Apresentações em PowerPoint

Atualmente, o PowerPoint já é tão amplamente utilizado que o clipart incluído se tornou um recurso de “clichê visual”. 

Afinal, essa prática demonstra falta de criatividade e uma adesão repetitiva a um formato padrão. 

Primeiro, certifique-se de que precisa mesmo de imagens gráficas para aprimorar sua mensagem. 

>> Se o fizer, use suas próprias fotografias digitalizadas ou gráficos de melhor qualidade de empresas como a Pixabay ou Free Images.

Veja também: 16 bancos de imagens gratuitos

As capturas de tela podem adicionar realismo ao apresentar informações sobre um site ou protótipo de um produto/serviço. 

3. Modelos de apresentações  em powerpoint

Mais um clichê visual no mundo dos PPTs

De fato, os modelos prontos são práticos, mas forçam você a encaixar suas ideias originais no molde pré-formatado de outra marca/pessoa. 

Esses modelos, geralmente, contêm fundos que distraem e possuem uma má combinação de cores. 

>> Selecione boas referências sobre gráficos e design da Web e aplique os mesmos princípios aos seus slides. 

Então, crie sua própria aparência distinta e use o logotipo de sua empresa em um canto da tela. 

4. Slides com muito texto

Slides são um bom canal para representar uma ideia graficamente ou fornecer uma visão geral a muitos espectadores. 

Porém, os slides são um meio muito ruim para detalhes e leitura. 

Portanto, evite parágrafos, citações e até frases longas, que formam um parágrafo completo. 

Então, limite seus slides a cinco linhas de texto e use palavras e frases para destacar os pontos centrais do seu discurso. 

>> O público será capaz de digerir e reter os pontos-chave com mais facilidade. 

Logo, não use seus slides como notas do orador ou, simplesmente, para projetar um esboço de sua apresentação. 

Seja profundo nas palavras e assertivo na ideia a ser transmitida.

5. O paradigma “Eu”

Frequentemente, os apresentadores digitalizam uma tabela ou imagem gráfica diretamente de seu material corporativo impresso e o incluem em suas apresentações de slides. 

Os resultados são quase sempre decepcionantes, pois as imagens ficam com qualidade abaixo do ideal. 

Afinal, os recursos visuais impressos, geralmente, são vistos de 20 a 30 centímetros de distanciamento.

Normalmente, essas imagens são muito pequenas, muito detalhadas e muito textuais para uma apresentação visual eficaz. 

O mesmo é verdadeiro para o tamanho da fonte utilizada na sua apresentação.

A fonte de 12 pontos é adequada quando o texto está à sua frente, ou seja, em material impresso. 

Porém, no caso das apresentações em Power Point, seus recursos visuais serão vistos, muitas vezes, há vários metros de distância.

Então, em uma apresentação de slides, tente usar uma fonte de, no mínimo, 40 pontos. 

Lembre-se do público e mude a perspectiva de “EU” para “ELES”. 

>> Certifique-se de que todos os elementos de qualquer slide específico sejam grandes o suficiente para serem vistos facilmente. 

Nesse caso – brincadeiras a parte – o tamanho realmente importa!

6. Leitura das Apresentações em PowerPoint

Uma apresentação verbal deve enfocar a fala e a escuta interativas, não a leitura na íntegra pelo palestrante ou pelo público. 

As demandas da linguagem falada e escrita diferem significativamente. 

A linguagem falada é mais curta, menos formal e mais direta. 

Portanto, ler o texto estraga uma apresentação profissional. 

Um de seus objetivos como apresentador é capturar e prender a atenção do público

Porém, se você acha que distribuir materiais antes da apresentação irá garantir a atenção do seu público, na verdade, não!

Os espectadores irão ler as apostilas em vez de focar em ouvir você e, assim, você acaba de perder uma grande oportunidade. 

Frequentemente, partes de uma apresentação eficaz dependem da criação de um clima de suspense para envolver o público. 

>> Se o público pode ler tudo o que você vai dizer, esse elemento está perdido. 

7. Fé na Tecnologia

Verdade seja dita: a tecnologia ajuda muito em nossa rotina.

Porém, nunca se sabe quando um mau um equipamento falhará ou as interfaces serão incompatíveis com sua apresentação.

Falhas assim podem te obrigar a fazer sua apresentação em outro computador. 

Talvez até realizar a apresentação unicamente por meio verbal.

De qualquer forma, esteja preparado tendo um backup de sua apresentação em um pendrive. 

Com ele, você ainda pode fazer alterações de última hora. 

Também é uma boa ideia preparar algumas imagens coloridas de seus slides principais. 

Na pior das hipóteses, se nenhuma das tecnologias funcionarem e você não ter recursos visuais para apresentar, considere sua performance.

Metodologia CDP: Conheça a técnica para ter uma comunicação eficaz 

Você ainda deve ser capaz de fazer uma apresentação excelente e se concentrar na mensagem. 

>> Por isso, criamos a Metodologia CPD: Conteúdo, Design e Performance.

CDP é uma técnica comunicacional desenvolvida pela Smartalk a partir dos princípios de storytelling e narrativa.

Com ela, podemos aprimorar sua desenvoltura em fala, a estética nas apresentações e o poder de persuasão.

Familiarize-se sempre com a apresentação.

Então, pratique-a e esteja pronto para envolver o público emocionalmente, independentemente da tecnologia disponível. 

Afinal, a habilidade de unir a oratória com técnicas de vendas é quase uma arte perdida.

Mas nem tudo está perdido!

Nós ajudamos a construir suas próximas apresentações em powerpoint que vão engajar e convencer seu público.

Transmita mensagens de forma memorável