Conheça as 10 melhores técnicas de persuasão

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Por Marketing

Seja no aspecto profissional ou pessoal, utilizar-se de técnicas de persuasão fará toda a diferença na hora do seu discurso.

Antes de qualquer coisa, achamos importante dar uma breve introdução neste texto falando sobre o verdadeiro significado do termo persuasão.

Para quem não sabe, persuasão é o ato de persuadir. Ou seja, é convencer alguém sobre alguma coisa.

Seja na vida profissional ou na vida particular, todas as pessoas devem saber como aplicar esta ferramenta, principalmente pelo fato dela trazer uma série de benefícios. Quantas vezes você já comprou algum produto pela famosa “lábia” do vendedor? Ou, ainda, quantas vezes você mudou de opinião em uma conversa por ter sido convencido sobre alguma coisa?

Estes exemplos são muito simples do quanto o poder de persuasão pode influenciar em nossos pensamentos e ações. Portanto, não deixe de pensar neste ponto com carinho; seja na hora de preparar um discurso, fazer uma apresentação, dar um treinamento e etc.

Sem mais delongas, quer saber 10 técnicas de persuasão que farão com que você tenha MUITO sucesso em tudo o que for realizar? Vamos à elas:

10 técnicas de persuasão

1- Seja cordial

A primeira técnica deste guia de 10 técnicas de persuasão é a cordialidade. Quem não gosta de ouvir uma pessoa sincera, não é mesmo? A cordialidade, seja no meio corporativo ou em qualquer outro ambiente, faz com que o público sinta mais conexão com você e o que está apresentando, portanto uma habilidade de extrema importância.

2- Seja educado

Aliado à cordialidade, temos a educação. Por isso, seja educado sempre, diante de todas as circunstâncias.

Em algumas vezes, o meio empresarial pode estar atrelado a uma certa pressão e até mesmo a uma busca incessante por resultados. Por isso, lidar com as questões de forma leve e amigável faz com que tudo flua melhor.

Para refletir: Suponhamos que a sua apresentação está gerando uma série de debates e até mesmo alguns conflitos. Ficar irritado, alterar o tom de voz ou até mesmo ser arrogante não ajudará em nada. Pelo contrário.

3- Transmita confiança

Não há o que negar. Precisamos concordar que a confiança é sim a base de qualquer relacionamento. E, quando falamos em relacionamento, ele abrange os amorosos, familiares, profissionais e etc.

Se você não transmite confiança na sua fala, dificilmente converterá seus leads em possíveis clientes.

Quando o investidor, cliente ou quem quer que seja sente que pode confiar no palestrante, a relação passa a ser mais recíproca e verdadeira, portanto de maiores chances de sucesso.

Leia mais: Como criar uma apresentação para atrair investidores

4 – Trabalhe bem a negociação

Saber negociar é algo que precisa ser trabalhado, pois não é uma habilidade fácil de ser administrada. Mas, uma vez colocada em prática com sabedoria, a tendência é que tudo aconteça a contento. Esta é uma poderosa técnica de persuasão.

Quando você está com uma importante proposta a ser anunciada, precisa entender que a negociação será o ponto crucial que fará com que ela deslanche ou vá por água abaixo. E, isso deve levar em consideração aspectos que não beneficiem apenas o negociador, mas sim ambas as partes. O que não é nada fácil!

Quando conseguimos fazer com que todos os envolvidos em um negócio fiquem satisfeitos e a negociação, portanto, seja um sucesso, é uma verdadeira conquista!

5- Utilize a técnica de Storytelling

A técnica de Storytelling é uma das principais e mais eficazes técnicas de persuasão que uma pessoa pode utilizar. Isto porque ela gera conexão, mexe com as emoções e tem um forte poder de causar empatia entre as pessoas.

Quando contamos uma história, ela automaticamente mexe no lado emocional de quem está ouvindo, o que faz com que o laço se estreite ainda mais e a reciprocidade se estabeleça. É realmente algo mágico!

Aproveite para ler alguns textos que explicam muito bem sobre esta ferramenta:

6- Utilize a ideia de escassez

Você está “namorando” aquele produto na Internet já tem um tempo, mas sempre fica adiando a compra. De repente, aparece algo como “Última chance”, ou então “Edição limitada”. A sensação é de que se você não adquiri-lo agora mesmo perderá uma grande oportunidade, não é mesmo? Pois bem, isso é o que chamamos de ideia de escassez.

Quando utilizamos esta ideia de escassez, em qualquer aspecto da vida, a possibilidade de darmos um grande salto no processo de venda é enorme. Por isso, não deixe de analisá-la, ok?

7- Dê sempre a famosa prova social

As pessoas, de uma forma geral, tendem a “abraçar uma ideia” ou até mesmo comprar um produto se isso estiver atrelado a uma prova social.

Exemplo: um influenciador que já usou o produto e está falando que ele é de qualidade.
Exemplo: uma pesquisa constatando a vantagem de adquirir aquele produto ou serviço.

Sempre que você quiser persuadir alguém, prove, de todas as formas possíveis, que o que está falando/vendendo é algo verídico, comprovado e essencial. Assim, você terá uma atenção maior do seu público-alvo.

8- Proponha desafios

A oitava técnica de persuasão deste artigo é a: proponha desafios. Assim como a ideia de escassez, os desafios também costumam instigar muito a sua audiência. Isto porque todo mundo quer ganhar algo, ou ao menos não sair perdendo.

Exemplo: Pague 2 e leve 4.

9- Cuide da linguagem corporal

Pode parecer besteira, mas o corpo fala sob qualquer circunstância. E, isso, no meio corporativo pode significar MUITAS COISAS. Portanto, cuide da linguagem corporal.

Quanto mais você demonstrar nervosismo, tensão e ansiedade em uma apresentação, por exemplo, menor será a conexão que terá com o seu público. Em contrapartida, se você se portar de forma confiante, com bom humor e precisão, certamente conseguirá persuadi-lo com um melhor domínio.

10- Seja flexível e resiliente

E, para fechar com chave de ouro este guia das 10 melhores técnicas de persuasão, vamos de flexibilidade e resiliência.

Ser flexível, em qualquer ponto da vida, é saber lidar com as ocasiões diversas de forma sábia. Ou seja, se encontrar obstáculos, terá os recursos necessários para enfrentá-los. Se encontrar virtudes, saberá aproveitar delas e até mesmo aperfeiçoá-las.

Já a resiliência é uma técnica que pode persuadir e muito em um discurso. Saber administrar algo que estava fora do script e até improvisar em uma apresentação, para que aqueles que estiverem o assistindo tenham mais confiança em você, estará demonstrando que tem total domínio sobre todas as coisas.

Gostou das 10 técnicas de persuasão que colocamos aqui? Então, saiba que podemos fortalecer estas habilidades ainda mais, seja no aspecto profissional ou até mesmo pessoal. Conte com a Smartalk para isso.

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