Como captar a atenção do público em uma palestra

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admin
Por Marketing

Você está prestes a fazer uma apresentação super importante, seja para um público específico, para os colaboradores da empresa, os gestores, empresários, enfim. Quais são as estratégias mais eficientes para conquistar a atenção do público?

Saiba que há várias delas que podem cumprir muito bem este papel. Portanto, continue lendo este artigo até o final!

Veja vários truques para tornar a sua palestra atrativa e envolvente!

Intervalos

O primeiro truque que pode ajudar bastante a deixar a plateia mais atenta na hora da sua apresentação é o dos intervalos.

Isso vai depender muito do tempo de duração que a apresentação terá. Exemplos: 

  • Se ela for uma apresentação rápida, de até 1h, não será necessário fazer pausas, pelo contrário, isso só deixaria as pessoas ainda mais dispersas.
  • No entanto, se for uma apresentação de várias horas, umas 2h, 3h ou mais, nós indicamos que você realize intervalos, em torno de 15 a 20 minutos, por exemplo, para que as pessoas possam sair do espaço, ir ao banheiro, tomar uma água ou um café e até interagir entre si. 

Em caso de apresentações longas, os intervalos são bem válidos para um descanso da mente, portanto, não deixe de fazê-los.

Perguntas

O próximo truque para que a sua apresentação seja excelente e conte com muita reciprocidade do público é o truque das perguntas.

Na maioria das vezes, as palestras já possuem um tempo determinado para que as pessoas possam fazer as perguntas ao final, não é mesmo? 

Mas, se você achar cabível para a sua palestra, nós sugerimos que ao longo de todo o discurso procure instigar a sua audiência. Faça questionamentos que tenham relação com o contexto e faça com que a atenção dela esteja 100% voltada para você. 

*Lembre-se: nos dias de hoje, estamos tendo que competir com muitas coisas, como: celulares, computadores, notificações de redes sociais, tempo e etc. Portanto, tudo o que for estratégico para que as pessoas foquem no que você está dizendo é sempre muito bem vindo..

Histórias

Já está mais do que claro para todas as pessoas do meio corporativo que uma estratégia fortíssima para chamar a atenção da plateia em uma apresentação é a do Storytelling. E, o Storytelling é nada mais nada menos que uma forma de contar histórias

Quando contamos uma história, a tendência é que o público queira saber sobre o desenrolar do enredo, por isso, se torna ainda mais interessado e envolvido. Além disso, as histórias possuem o poder de mexer com instintos como os sentimentos, as emoções e as experiências dos indivíduos. 

Para entender exatamente TUDO sobre este truque, que é o das histórias, e deixar a sua apresentação ainda mais atrativa, não deixe de ler os 3 textos abaixo: 

Recursos audiovisuais

O quarto truque imperdível para você se utilizar na hora de fazer uma apresentação para um público é o que se refere aos recursos audiovisuais

De uma maneira geral, as imagens, vídeos, gráficos e ícones são ótimos para que a audiência desvie um pouco o olhar sobre o apresentador e também fique mais atenta ao assunto. Os vídeos, inclusive, são recursos excelentes para esta atração e envolvimento público-apresentação. 

Se você quiser já dar uma analisada em formatos de vídeos que podem fazer parte da sua apresentação de negócio, temos algumas dicas deles que são excelentes para o seu planejamento:

Movimento 

Este truque de movimento que queremos dizer, é mais voltado à como você vai se portar na apresentação, portanto a sua movimentação em cena.

Muitas vezes, notamos que os apresentadores ficam estáticos quando vão discursar. E, isso não é algo nenhum pouco atrativo para a plateia. Portanto, movimente-se, interaja, caminhe, gesticule, potencialize a voz… Tudo com cautela e equilíbrio, claro.

Reflita: tudo o que é demais pode se tornar “over”, ao mesmo tempo, tudo o que é de menos pode se tornar exaustivo.  

Tempo

Um truque que você precisa se atentar quando estiver realizando uma apresentação e quiser que o público fique atraído por ela é o que se trata do tempo

Imagine a seguinte cena: você está se apresentando, mas já se passou mais de uma hora do horário de término estipulado. Chato, não é mesmo? É neste momento que a audiência começa a cair, pois as pessoas passam a ficar inquietas com o atraso e a chances delas captarem o que quer que seja do que você estará falando são quase nulas.

Dito tudo isso, cuide bem do tempo da sua apresentação. Não deixe que as pessoas saiam dela aborrecidas ou decepcionadas. 

Clareza e bom tom

Seguindo com mais um truque infalível para envolver a sua audiência em uma apresentação é a clareza e o bom tom. Se comunicar de forma clara e usar um tom correto para o diálogo são caminhos únicos e de pouquíssimas chances de erro.

Não é interessante quando o apresentador demora demais para desenvolver o assunto. Assim como também não é legal chegar e ir direto ao ponto. Pense sempre em um meio termo. Faça uma introdução, um desenvolvimento e um fechamento. Seja claro e preciso, que tudo sairá de maneira favorável.

Outro ponto é o do bom tom. Sabe quando o palestrante fala baixo demais? Ou rápido demais? Pois bem. Isso faz com que a plateia perca o interesse no assunto logo no início. Então, trabalhe e treine este tom ideal para a sua apresentação. Pense em quem é o seu público-alvo, na melhor linguagem, potência de voz e etc.

Aproveite para conferir 10 dicas para falar melhor em público.

Olho no olho

Ninguém gosta de conversar com o outro e sentir que ele não olha nos seus olhos, concorda? O mesmo acontece em uma apresentação.

As pessoas gostam de sentir que estão fazendo parte do enredo, gostam de sentir que são importantes, por isso transmita essa importância através do olhar. 

Ao longo de todo o seu discurso ou narrativa, faça esta conexão visual com a plateia. Temos certeza que ela se sentirá ainda mais envolvida com o que você tem a dizer. 

Depois de todos estes truques arrebatadores que listamos, está pronto para fazer a sua apresentação de sucesso? 

Aqui na Smartalk desenvolvemos o treinamento de performance, uma excelente alternativa para aprender a se comunicar em público e captar a atenção da sua audiência. Converse com os nossos especialistas e saiba mais! 

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