Tudo o que você precisa saber sobre curadoria de eventos

6 minutos para ler
admin
Por Marketing

Saiba o que é uma curadoria de eventos e porque ela é tão importante durante o planejamento do evento, para que tudo aconteça como esperado

O que é uma curadoria de eventos?

Curadoria de eventos é quando uma empresa tem – ou busca ter – um (ou mais) profissional (profissionais) que fique responsável por alinhar todo o conteúdo daquilo que irá ser exibido ao público. Para que você possa visualizar melhor sobre o que estamos falando, é quando é possível compreender claramente o objetivo do evento, de forma que todo o material, o palestrante, ou o que quer que seja se encontrem em perfeita sincronia.

Curadoria de eventos na prática

Como o próprio nome sugere, a curadoria é realizada por um curador, ou seja, uma pessoa (podendo ser um grupo também) que tem como função administrar e planejar todas as etapas do evento, de maneira que não haja brechas para possíveis falhas e imprecisões.

Já passou pela situação onde você até se interessa pela temática do evento, mas quando vai analisar a programação não consegue entender ao certo o que será apresentado ou não há conexão, por exemplo, entre o tema e o especialista? Isto pode ser único e suficiente para que a empresa perca clientes ou não tenha o sucesso esperado na hora do evento.

Desde já, indicamos algumas leituras relevantes:

Importância da curadoria de eventos para que ele seja de sucesso

Agora que já ficou mais claro o que é uma curadoria de eventos, é necessário expor alguns pontos que provem a importância dela para que tudo possa acontecer como o esperado, ou seja, para que o seu evento seja 100% de sucesso.

Melhor organização do evento

Se você conta com uma curadoria para o seu evento, muito provavelmente terá uma melhor organização dele. Isto porque você terá um profissional (ou mais) que ficará resolvendo todas as questões da pré, durante e pós produção.

Sabe quando você vai fazer um casamento e quer resolver tudo sozinho, quando na verdade pode contar com o auxílio de um cerimonialista que organizará tudo para você? Pois bem, é mais ou menos sobre isso que estamos falando.

Com a curadoria, você conseguirá garantir mais fielmente que tudo sairá como o previsto, sem grandes preocupações ou percalços.

Confira um evento realizado com produção Smartalk

Melhor desenvolvimento do evento

Este ponto é muito importante, portanto atente-se a ele!

Com uma curadoria, você possivelmente precisará realizar reuniões de planejamento anteriores à data do evento. E, isto é fundamental, pois é neste momento que os gestores ou donos das empresas irão expor todas as ideias e propósitos que estão pensando para o evento!

Nestas reuniões, serão abordados pontos como:

  • Qual o objetivo do meu evento?
  • Quem é o meu principal público-alvo?
  • Quais serão os palestrantes e especialistas que irei convidar?
  • Onde será realizado o evento?
  • Terá alguma atividade interativa? Algum brinde?
  • Quais os possíveis imprevistos que posso me antecipar e prever?

Feito isso, pronto, você já tem um planejamento completo! As chances de ter um melhor desenvolvimento do seu evento são muitas e bem prováveis.

lm - eventos

Melhor satisfação/resultado do evento

Quando você conta com uma curadoria de eventos focada e que faz de tudo para que as coisas sigam em perfeita ordem, os frutos claramente serão uma melhor satisfação do público e resultados eficazes.

Nada como um evento bem planejado para deixar as pessoas satisfeitas e felizes. E, quando o objetivo é conquistar clientes ou então “passar uma boa impressão”, isso é o suficiente para causar este impacto positivo logo de cara.

Além disso, audiência satisfeita é uma audiência mais propensa à compra. Sendo assim, os resultados se tornam mais rápidos e certeiros.

Dicas para uma boa curadoria de evento

  • 1- Feedback

Para fazer uma boa curadoria, é essencial se atentar a todo o tipo de feedback possível. Analise, por exemplo, os formulários de satisfação das apresentações anteriores. Teve mais pontos positivos ou mais pontos negativos? Quais foram os aspectos negativos? Como aperfeiçoá-los? Tudo isso fará com que você melhore o seu evento e esteja menos suscetível a erros.

  • 2- Avaliação dos últimos eventos

Se você já tiver feito outros eventos, vale considerar as experiências vivenciadas. Para exemplificar: pense em qual deles você obteve mais sucesso, quais foram os palestrantes/apresentadores que mais cativaram o público e o que fez com que as pessoas ficassem mais entretidas ao longo do evento.

Coloque no papel exatamente tudo, pois esta análise é o que fará a diferença na hora de planejar o seu evento de sucesso!

  • 3- Interação nas redes sociais

Uma boa curadoria de eventos é, com certeza, uma curadoria que analisa cada interação nas redes sociais. Não podemos negar a influência que as plataformas como o Instagram, Facebook e etc exercem nos dias atuais. E, por que não usá-las ao seu favor?

Faça enquetes, por exemplo, perguntando ao público o que eles mais querem ver/saber no seu evento. Veja as interações que os palestrantes recebem. Enfim… utilize este recurso como um termômetro para seguir com o seu planejamento de evento perfeito!

  • 4- Objetivo primordial

O foco de uma curadoria de evento, antes de qualquer coisa, precisa ser o alinhamento do objetivo principal. Uma falha enorme é querer falar sobre tudo, quando na verdade é possível resumir todo um conteúdo em um só tema. Ou então não ter um público-alvo definido, conversando muitas vezes com quem se quer tem interesse sobre o assunto. Não caia neste erro!

  • 5- Emoção que deseja transmitir

Quais serão as emoções que você deseja transmitir com o seu evento? Para ajudar neste sentido, sugerimos que leia algumas matérias sobre a técnica de Storyelling que é perfeita para causar este lado mais sentimental da sua audiência:

10 dicas para fazer um Storytelling perfeito
O que é Storytelling: guia completo para contar histórias impactantes

  • 6- Pessoas certas (palestrantes ideais)

Por fim, reflita muito bem sobre os palestrantes ideias que contratará no evento. Pode parecer besteira, mas isso pode influenciar e muito para o sucesso ou não do seu evento.

Quando você não tem a pessoa certa falando sobre o assunto do seu evento, ele se torna desnecessário e até mesmo desinteressante. E, por isso, as chances de falhar são muitas!

fale_conosco