Saiba tudo sobre marketing de experiência

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admin
Por Marketing

Veja o que é, importância e dicas sobre um marketing experiência e como ele é importante para o seu consumidor

O que é marketing de experiência?

Um marketing de experiência é um marketing que busca envolver, engajar e fidelizar um cliente baseado na experiência dele, no que ele sentiu ou em suas emoções.

Um exemplo muito fácil disso é quando estamos em alguma loja e o aroma dela por si só já nos transmite uma sensação. Pense em uma loja que logo quando você entra já se sente bem e feliz, é mais ou menos sobre isso que estamos falando.

Para que este marketing de experiência seja feito com maestria, é preciso analisar alguns pontos importantes:

  • Quem é a sua persona/seu público-alvo?
  • Por qual motivo ele se dirige até a sua loja?
  • O que ele espera da loja e como se relaciona com os produtos?
  • Como tornar este momento de compra ainda mais satisfatório?
  • Quais estratégias usar para que o seu cliente tenha um momento único e prazeroso na hora da decisão de compra?

Agora, você sabe o porque o marketing digital é importante? Então, vamos esclarecer sobre isso.

Importância do marketing digital

O marketing digital pode ser muito importante para qualquer negócio ou empresa, pois faz com que:

  • Haja uma atração e envolvimento maior do cliente;
  • Surjam mais feedbacks – positivos ou negativos;
  • Tenha uma maior identificação do público com a marca;
  • Haja um aumento da fidelização das pessoas;
  • Melhore o engajamento do público;
  • Haja um crescimento das vendas, portanto uma maior lucratividade;
  • Haja uma tolerância do público diante de algum imprevisto ou problema.

Pronto, você já compreendeu um pouquinho sobre o que é o marketing de experiência e como ele é importante para o seu negócio. Confira algumas dicas para utilizá-lo e gerar uma melhor experiência ao seu consumidor.

7 dicas para aplicar a praticar o marketing de experiência

1 – Comece de dentro para fora

Você está começando a trabalhar um marketing de experiência na sua empresa e não sabe ainda por onde começar, então aqui vai a dica de ouro, comece de dentro para fora.

Antes de exibir ao cliente tudo o que vem a sua cabeça, inicie a estratégia deixando os seus funcionários mais qualificados para este contato com o público. Uma ótima forma de fazer isso, por exemplo, é através dos treinamentos. Eles são ótimos para dar conhecimento, confiança e eficiência na hora da venda. Aproveite e leia alguns artigos interessantes sobre isso:

Além deste ponto de capacitar ainda mais o seu colaborador, o fato de desenvolver um marketing de experiência de dentro pra fora também diz sobre o ambiente de vendas em si. Vamos explicar:

Se você possui uma loja, que tal deixá-la mais “a cara do seu público”? Decorá-la, colocar vitrines que chamem a atenção da plateia, expor de maneira mais visível o seu produto, entre outros, vai fazer com que as pessoas tenham mais interesse em saber sobre ela, e, consequentemente, ter essa experiência que tanto estamos falando.

2 – Inove, seja único

Seguindo com este guia sobre marketing de experiência, nossa próxima dica para você, empresa, gestor, colaborador e etc, é: INOVE, SEJA ÚNICO!

O mercado está cada vez mais saturado, de serviços, produtos e negócios. Muitos, inclusive, de sucesso e extrema qualidade. Se você não buscar por uma inovação, possivelmente não conseguirá se destacar, o que o deixará em um nível onde o topo estará sempre difícil de ser alcançado. E, não é isso que queremos, certo?

Se é para entrar em algum negócio, precisa ser “de cabeça”, ou seja, para conquistar todos os frutos que ele pode e merece receber!

Pense em uma ideia inovadora, que ninguém nunca teve. Uma ótima opção para isso são as propagandas e ações de marketing criativas, que são memoráveis ao público e até mesmo compartilháveis. Aposte no seu time de marketing de conteúdo, ele será indispensável para este momento de conexão com a sua persona.

3 – Invista em possibilidades diferentes, fora do seu ponto de venda

Invista em possibilidades diferentes, fora do seu ponto de venda. Este tópico é muito importante, pois, muitas vezes, estamos tão voltados ao nosso ambiente de trabalho, loja ou espaço físico, que nos esquecemos das amplas oportunidades que podemos ter ou gerar fora dele.

É muito simples! Existem vários eventos, feiras, workshops, palestras, reuniões e etc onde o seu produto ou serviço pode estar presente. Com isso, as pessoas passam a ter um conhecimento maior da sua marca, estabelecer uma reciprocidade com ela, criar um laço sensorial e até mesmo decidir pela compra.

Vamos supor que você tem uma loja de acessórios, em um ponto de venda único. Por que não tentar participar de algum evento de roupas, que possa aliar a sua marca e trazer ainda mais lucros? Ou, ainda, que tal investir em algum quiosque de shopping para expandir mais o negócio?

4 – Ambiente seu local de venda de acordo com o produto/serviço

Seguindo com este artigo sobre o marketing para gerar experiência ao consumidor, vamos citar uma dica muito interessante, que é: ambiente seu local de venda de acordo com o produto/serviço.

Aproveitando o gancho da loja de acessórios, reflita conosco: não seria interessante estabelecer um aroma bem agradável e inspirador dentro dela? Ou, ainda, dar algum brinde na compra de uma peça especial? Tudo isso torna a satisfação do cliente bem mais prazerosa, pois mexe com o aspecto sensorial dele.

5 – Use e abuse dos recursos tecnológicos

Os recursos tecnológicos estão aí para auxiliar de forma impactante os profissionais de marketing e negócios. Seria uma tolice não se utilizar deles para trabalhar esta relação de experiência com a sua audiência.

  • Para a área de vendas, use algumas ferramentas de gerenciamento de redes, UX Desing, análise de resultados e etc.
  • Para o setor de marketing, não deixe de utilizar as redes sociais, canais de relacionamento, sites, entre outros.

6 – Garanta uma facilidade no pagamento

Este tópico é fundamental, pois está ligado a um ponto em que o cliente tende a desistir da compra. Garantir uma facilidade de pagamento não vai apenas tornar o momento efetivo da compra melhor e mais agradável, mas fará com que a satisfação e experiência do cliente ao longo de todo um trajeto seja de sucesso.

Já imaginou que chato ficar tentando adquirir algum serviço, mas não saber ao certo como fazer a compra? Ou até mesmo não encontrar a forma de pagamento disponível e de forma clara? Isso é o suficiente para que você não queira mais adquirir a mercadoria e perca o interesse pela marca. Atente-se a este detalhe, ok?

7 – Dê importância ao bom relacionamento com o seu cliente

Por fim, dê importância ao bom relacionamento com o seu cliente. Por diversas vezes, temos experiências desagradáveis pelo fato de não termos sido bem atendidos pelo funcionário, por uma resposta demorada de algum e-mail, uma falha do canal de comunicação e etc.

Gostou de todas as dicas que abordamos aqui sobre marketing de experiência? Então, não deixe de acessar nosso Blog com outros conteúdos bem bacanas sobre esta temática e várias outras!

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