Marketing de produto: Saiba o que é e como aplicar

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admin
Por Marketing

O marketing é composto de diversos tipos, e entre eles podemos citar o marketing de produto, que é bastante falado na internet. A maioria dos tipos de marketing estão relacionados entre si, e hoje vamos falar do marketing de produto, que é uma área que tem como objetivo levar e sustentar o desenvolvimento de um produto no mercado.

O marketing de produto, chamado de product marketing, já existe no mercado internacional há 30 anos. Atualmente, as empresas brasileiras estão apostando cada vez mais nessa estratégia pelo seu potencial de crescimento. Para ter resultados positivos é preciso entender bem o conceito e estudar a melhor forma de aplicá-lo de forma personalizada para o seu negócio.

Descubra agora o que é o marketing de produto, sua importância e como aplicá-lo na sua empresa.

O que é marketing de produto?

O foco do marketing de produto é conectar produtos e pessoas. O seu objetivo é encontrar os clientes certos para um determinado produto, além de criar uma forma de vendê-lo que seja interessante para esses consumidores. Para isso, é fundamental entender o que é o perfil do comprador e como definir o da sua empresa.

Ele também pode ser definido como um conjunto de técnicas e processos para inserir um produto no mercado com sucesso, desde seu desenvolvimento até o lançamento e promoção.

Ainda que um produto solucione um problema real e atenda as necessidades e motivações das pessoas, ele não consegue se vender sozinho, é aí que entram as estratégias de marketing de produto.

O marketing de produto pode ser utilizado em algumas situações diferentes. Por exemplo, ele é muito importante quando um produto novo está sendo lançado no mercado. Mas, ele também é importante quando um produto já existe e vai ser introduzido em um novo mercado em que esses consumidores ainda não o conhecem.

Ele também pode ser usado para testar a recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento, antes de liberar o produto para o público em geral.

De forma resumida, podemos dizer que as funções do marketing de produto são:

  • Desenvolver o posicionamento do produto;
  • a mensagem da empresa sobre o produto;
  • o diferencial competitivo do produto, frente aos concorrentes;
  • o alinhamento entre as equipes de Vendas e Marketing.

Objetivo do marketing de produto

O principal objetivo do marketing de produto é conectar produtos a pessoas. Sendo assim, o primeiro passo é entender a fundo as necessidades, dores e motivações do seu público alvo e a partir daí oferecer a melhor solução possível.

O marketing de produto também tem a missão de apresentar a solução ao cliente da forma certa e garantir o sucesso das vendas.

Mas Além disso, o marketing de produto também possui alguns outros objetivos que serão citados abaixo:

  • Posicionar o produto no mercado a partir de seus diferenciais competitivos;
  • Definir a mensagem que representa o produto e suas estratégias de comunicação;
  • Ajustar o produto às necessidades do público-alvo;
  • Desenvolver estratégias de precificação, distribuição e design;
  • Auxiliar na escolha e qualificação dos canais de venda;
  • Planejar o lançamento e sustentação do produto no mercado;
  • Analisar o feedback dos consumidores sobre o produto;
  • Monitorar os resultados de vendas do produto.

Diferença entre marketing de produto e gestão de produtos

Os conceitos de marketing de produto e gestão de produtos são muito diferentes. Porém, eles costumam ser confundidos. Por isso, devem ser esclarecidos e, assim, implantados corretamente em uma empresa. O ideal é contar com essas duas funções de formas complementares para que a empresa tenha sucesso.

A gestão de produtos cuida do desenvolvimento dos produtos. Isso é feito de acordo com os interesses do público e com as necessidades do mercado. Esse termo tem uma relação maior com a administração interna, já que a sua função é acompanhar a fase de concepção, de modo a cuidar da alocação de recursos e otimizar os resultados.

O marketing de produto é responsável por cuidar do lançamento e da oferta de um produto depois que tudo já está pronto. Essa ação é voltada para fora, direcionada para as pessoas que consomem o que foi produzido. Ele é responsável por gerenciar a chegada do produto ao mercado, a sua disponibilização e a distribuição para as pessoas.

Diferença entre marketing de produto e marketing de serviço

Tanto o marketing de produto como o marketing de serviço são focados em solucionar os problemas do consumidor e reforçar sua proposta de valor. Algumas vezes os dois tipos de marketing precisam ser combinados para melhorar o desempenho da oferta. Mas, em relação aos seus conceitos, o marketing de produto e o marketing de serviço possuem diferenças marcantes.

O marketing de serviço exige foco no relacionamento com o cliente. Além disso, ele é mais personalizável e fortemente baseado na experiência com a empresa. O marketing de serviço é mais abstrato e intangível, ele precisa concentrar esforços na criação de vínculo com os clientes, produção de conteúdo de alto valor, qualificação de leads e outras ações.

O lançamento de uma plataforma de eventos online pode envolver o  marketing de produto, uma vez que procura gerar alto valor para os usuários por meio de um serviço intangível e de alto poder de inovação.

Já o marketing de produto é mais concreto e tangível. Isso acontece porque os produtos são itens padronizados, que não dependem de tantas variáveis e podem ser facilmente experimentados antes da compra.

Importância do marketing de produto

Quando uma empresa não aposta no marketing de produto, ela costuma ter dificuldades em conseguir traduzir o valor que o produto oferece. Também não consegue demonstrar, de forma clara e objetiva, porque ele é diferente dos concorrentes, com um preço e posicionamento correto para o mercado. Isso resulta em uma mensagem pouco adequada para o mercado, e consequentemente, menos vendas.

O marketing de produto é uma função do marketing tradicional, e eles precisam operar de forma conjunta. As empresas que não possuem uma área como essa, acabam tendo um olhar exclusivo para a realização de campanhas institucionais. Os consumidores precisam entender facilmente o que seu produto é, por que é especial e por que devem se importar com ele, e o marketing de produto faz isso acontecer.

Conheça agora os 5 principais motivos que tornam o marketing de produto tão importante.

Destaque competitivo

O marketing de produto é fundamental para diferenciar o produto no mercado e estabelecer um destaque competitivo para a marca. A empresa deve utilizar essa estratégia em cada produto lançado, fazendo com que seja gerado um valor a mais para o cliente e, dessa forma, consiga fugir dos padrões da concorrência e trazer um diferencial para o seu produto.

Personalização

Através do marketing de produto, a abordagem se torna uma forma interessante de apresentar um novo item para atrair a atenção do cliente. Isso é feito através de uma experiência única e pessoal. Essa estratégia ajuda a personalizar a comunicação e o posicionamento do produto no mercado, atendendo as necessidades específicas de cada usuário.

Mesmo que sejam usadas ferramentas de automação como CRMs ou chatbots, a personalização não deve ser deixada de lado, uma vez que o cliente precisa se sentir acolhido na sua comunicação,

Além disso, não tem nada mais chato do que mensagens robóticas e superficiais, não é mesmo?

É muito importante usar palavras e expressões mais próximas do cliente, usar mensagens claras e não muito longas e sempre chamar os clientes pelo nome. Desta forma, a conversão tende a ser maior.

Sustentação do produto no mercado

Quando o marketing de produto trabalha bem a mensagem e estabelece os diferenciais, solucionando objeções e dúvidas, a empresa mantém o produto sólido por mais tempo. Dessa forma, é possível evitar crises e problemas. Isso acontece porque um bom marketing reforça as fases de crescimento e maturidade de um produto.

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Desenvolvimento de estratégias de precificação, distribuição e design

O marketing de produto pode auxiliar na precificação porque os preços podem ser ajustados e reajustados a depender da demanda e do que o estudo do mercado diz. Ele também pode ajudar nas etapas de distribuição, porque ela pode ser otimizada através de estudos de como a empresa deve disponibilizar o produto e com o apoio dos indicadores.

Além disso, o marketing de produto também pode auxiliar no design. Isso acontece porque é possível desenvolver peças publicitárias de divulgação que estejam coerentes com o design do produto. Isso beneficia toda a parte gráfica da publicidade.

Alinhamento das equipes de gestão  de produto, marketing e vendas

As definições e estudos do time de produto ajudam na comunicação e no posicionamento de marketing e na argumentação do time de vendas. As definições do marketing possibilitam alinhar os times de produto, marketing e vendas. Isso ajuda a garantir que todos estejam conectados e falando a mesma língua, e também visando os mesmos resultados.

O marketing de produto também colabora com a prospecção de clientes na empresa. Porque, uma vez que todos entendem bem as características do produto vendido, e sabem como passar essas informações de forma eficiente, fica muito mais fácil prospectar o cliente mais adequado para ser encaminhado para a equipe de vendas.

Estágios do marketing de produto

Todo produto tem um ciclo de vida, e o marketing de produto entra em ação antes da sua primeira fase, sendo dividido em estágios e podemos descrever 7 estágios desse processo.

Desenvolvimento do perfil dos consumidores

O primeiro estágio é entender o perfil do seu comprador e, a partir daí, definir o seu público-alvo e elaborar uma visão completa do seu cliente em potencial.

Entender o perfil do comprador é uma das etapas mais importantes do processo, uma vez que as dores e necessidades do cliente são listadas e abrem portas para a construção de uma base de comunicação e abordagem efetiva.

Posicionamento e mensagem

Nessa fase é preciso responder 3 perguntas: 

O que o seu produto faz? Quem vai usá-lo? Por que esse produto é diferente dos seus concorrentes?

A partir daí conseguimos posicionar o produto dentro do mercado e extrair um conjunto de mensagens relevantes sobre ele.

Caso uma das perguntas não seja respondida corretamente, as demais etapas do processo de vendas podem ser seriamente prejudicadas, uma vez que o posicionamento do produto funciona em uma cadeia interligada de processos.

Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem

Com a fase anterior finalizada, é preciso garantir que toda a empresa saiba o essencial sobre o produto. E também é importante que todos entendam e “comprem” a ideia do novo produto. A partir daí todas as informações que serão passadas para pessoas de fora ficam alinhadas e verídicas.

Criação de um plano de lançamento

É preciso criar um plano de lançamento focando em prazos e divisão de atividades. Essa criação deve ser encabeçada pelo setor de marketing, porém, precisa envolver vários profissionais de diferentes áreas da empresa.

Criação de conteúdo para o lançamento

Essa fase precisa da interação com o marketing de conteúdo. Uma boa estratégia de conteúdo garante mais impacto e visibilidade ao produto e proporciona melhores resultados em vendas. Essas produções podem englobar manuais, demonstrações, páginas da web, entrevistas ou outros tipos de comunicação.

Crie conteúdos de valor nas redes sociais e no blog e divulgue ao máximo por email ou mensagem com a sua lista de contatos. Desta forma, o público estará mais aquecido e as chances de adquirirem o seu produto são ainda maiores

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Preparação da equipe

Nessa fase é preciso deixar toda a equipe pronta. Todos devem estar cientes do lançamento e preparados para atender às demandas que vão surgir a partir dele. A equipe de vendas precisa estar bem treinada para responder a todas as dúvidas dos clientes.

Lançamento

Mesmo após o lançamento, o trabalho não pára. Durante esse período, os responsáveis pelo marketing de produto precisam estar prontos para fazer os ajustes necessários de acordo com o retorno obtido junto ao mercado. Essa postura é essencial para garantir sucesso a longo prazo.

Como fazer marketing de produto

Conheça agora os principais passos que precisam ser realizados durante toda a estratégia do marketing de produto.

Defina o público-alvo

É fundamental saber quem é o seu público-alvo porque todas as estratégias estarão voltadas para convencê-lo da importância do seu produto na vida dele. É preciso entender as características do seu público para chegar a uma abordagem empática e personalizada.

Estude o seu mercado

Dessa forma, a sua equipe vai entender como o seu produto se encaixa em meio aos outros e como ele se destaca no mercado. Sabendo estabelecer essas comparações fica mais fácil realçar seus pontos positivos e convencer o seu cliente.

Destaque os diferenciais do produto

É muito importante saber destacar os diferenciais do seu produto. O marketing de produto estabelece estratégias voltadas para deixar claro para o consumidor o que ele vai ganhar ao investir na sua solução.

Escolha os canais de divulgação

Em seguida, é preciso escolher os canais de divulgação que serão utilizados para colocar a sua estratégia em prática. É necessário entender as especificidades do seu produto e do seu nicho de negócio para fazer uma boa divulgação e estar alinhado às regras implícitas de cada canal.

Compartilhar ou anunciar nas redes sociais, criar uma loja virtual, fazer parcerias com outras empresas e de eventos online ou presenciais são exemplos de canais comumente usados.

Defina o orçamento

A parte financeira é um ponto importante a ser considerado. A verba reservada precisa estar de acordo com as expectativas ao redor do lançamento. Sua distribuição precisa ser estratégica e é preciso calcular o ROI da campanha quando o produto chegar ao mercado.

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Monitore os resultados

É preciso acompanhar todos os seus resultados, estudar os indicadores e traçar planos de melhoria com base no que eles dizem. Monitorar os resultados é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing.

Conclusão

O marketing de produto é uma estratégia fundamental para criar, lançar e promover os produtos certos para seu público e mercado-alvo. Comunicar claramente os seus diferenciais é essencial para que os seus clientes entendam o porquê deles precisarem optar pela sua solução.

Há muitos pontos importantes que precisam ser colocados em prática em uma estratégia de marketing de produto. Agora é preciso formar uma equipe qualificada e colocar esse aprendizado em prática.

Desta forma, o lançamento de um produto torna-se mais efetivo e as chances de sucesso nas vendas aumentam exponencialmente.

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