Como Fazer o Lançamento de um novo produto

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Por Smartalk

Se você possui uma empresa ou um serviço, possivelmente passa pelo desafio de realizar o lançamento de um novo produto.

Esta divulgação varia bastante, podendo ser de períodos curtos – como de semana a semana – períodos médios – de meses a meses – ou até mesmo períodos longos – de anos a anos. Além disso, o produto em si também pode divergir bastante, sendo ele de diversos setores e formas.

Para que o lançamento do seu produto seja 100% eficiente, é importante que você siga algumas boas praticas e vamos te ajudar a descobrir algumas neste artigo.

Confira:

Saiba como realizar um lançamento de um novo produto com eficácia e quais são os melhores recursos para isso

Analise o seu negócio

A primeira regra básica antes de um lançamento de um produto novo é fazer a análise do seu negócio. Pode parecer bobagem, mas lançar algo para o mercado é uma questão que demanda tempo, pesquisas, objetivos e metas. Ninguém vai lançar um produto novo sem um motivo concreto, concorda?

Nesta análise do seu negócio é fundamental que você veja quais são os pontos fortes e fracos da empresa e faça um mapeamento mais palpável das novas oportunidades e possíveis perdas. Assim, será possível se antecipar diante de uma série de expectativas criadas antes, durante e depois da divulgação!

Pesquise a concorrência

Muito provavelmente, o seu produto novo terá concorrentes. Por isso, é extremamente sensato que você faça uma pesquisa da concorrência.

Veja, por exemplo: quem são as empresas ou pessoas que possuem produtos semelhantes ao seu, quais são os diferenciais delas, como se destacar diante deles e o porque o seu produto será algo inédito e imperdível.

Analise o seu público-alvo

Não tem como vender ou divulgar um produto sem antes estabelecer quem é o seu público-alvo. Para quem você quer mostrar/ofertar aquele serviço?

O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas acabam se esquecendo de pensar em um público-alvo para o lançamento, o que faz com que ele seja destinado à audiência errada. E, se você não tiver estipulado exatamente para quem é aquele produto, não irá alcançar as dores da pessoa e fracassará infalivelmente na hora da venda.

Está aí o motivo de muitos fracassarem na hora do lançamento de um produto novo, portanto não caia nessa roubada!

Estabeleça o melhor recurso

Existem vários recursos incríveis para você lançar o seu produto, o que vai depender muito de questões como: conteúdo, setor, público-alvo, preço e etc.

No entanto, nós indicamos dois deles que são extremamente válidos para a maioria das empresas, serviços e produtos.

O primeiro deles é as apresentações. Realizar apresentações de lançamento são formas muito interessantes de mostrar para o seu cliente ou investidor um produto em seus mínimos detalhes. Nas apresentações, é possível:

  • Dar uma introdução sobre o que é o seu produto;
  • Contar um pouco sobre como ele foi desenvolvido;
  • Qual a importância deste produto;
  • Porque o cliente ou investidor não pode deixar de adquiri-lo;
  • Usar o poder de persuasão para convencê-lo da compra (de forma online ou presencial);
  • Contar histórias através do Storytelling.

Os benefícios são inúmeros, portanto não deixe de pensar na apresentação de um produto novo quando for realizar o seu lançamento!

Aproveite para ler outras matérias importantes sobre isso:

Lançamento de um produto novo através de Vídeos

Depois das apresentações, um recurso que vem ganhando espaço no mercado atual, principalmente em um momento onde o digital está no auge, é o vídeo.

Os vídeos são perfeitos para captar a atenção do público, trazer uma relação de envolvimento para com ele e levá-lo até o momento da compra com mais facilidade e rapidez.

Nós temos diversas empresas que fizeram vídeos interessantíssimos lançando um produto novo e tiveram resultados surpreendentes.

Alguns vídeos que são bem dinâmicos e até mesmo divertidos são os Motion Graphics, que nós da Smartalk, inclusive, elaboramos para muitos dos nossos clientes. Se você tiver interesse em realizá-lo na sua empresa, entre em contato conosco.

Aproveite para entender mais afundo sobre estes vídeos acessando alguns artigos:

Defina a melhor data

Assim como todos os pontos que colocamos acima influenciam e muito no lançamento de um produto novo, a data também é uma estratégia que fará toda a diferença.

Existem épocas, períodos e estações, por exemplo, que são melhores para determinados setores. Para ficar mais fácil de compreender.

Analise o preço

Todo produto precisa contar com uma análise de preço. Esta análise precisa levar em consideração pontos como: mão de obra, média de preço que os clientes estão dispostos a pagar, possíveis lucros e etc.

Dedique-se na divulgação do seu produto

Se você optar pelo recurso em vídeo para a divulgação do seu produto, recurso este que indicamos bastante, por sinal, não perca tempo e divulgue-o o máximo possível.

As redes sociais, por exemplo, são ótimas para este processo de divulgação, pois contam com muita interação do público e uma rede de compartilhamento gigantes.

Os influenciadores digitais também exercem um papel bastante interessante na atualidade. Devido a sua importante visibilidade, eles conseguem atingir ainda mais pessoas do que a própria rede do seu produto. Se tiver a oportunidade, aposte neles!

Lembre-se, quanto mais acesso o seu público-alvo tiver sobre o seu produto, mais chances você terá de vendê-lo.

Depois de tudo o que abordamos neste artigo, você deve estar convencido de que é preciso todo um planejamento para lançar um produto novo no mercado. E, além das boas praticas que citamos, as apresentações e os vídeos são recursos potentes e de pouquíssima margem de erro quando o assunto é LANÇAMENTO e VENDA!

E ai, pronto para fazer o seu lançamento de sucesso?

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