Saiba como desenvolver Apresentações de Alta Performance

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Confira um passo a passo para realizar suas apresentações de alta performance com sucesso 

Em qualquer estratégia de marketing ou negócio, uma das principais ferramentas que os executivos devem se servir é a apresentação. E, antes que você pergunte sobre qual apresentação é esta, entenda que podem ser várias. Algumas delas, por exemplo, são: 

Todos estes tipos de apresentações contam com um propósito diferente, sendo uma para apresentar dados de alguma pesquisa ou análise, outra para lançar um determinado produto, outra para captar possíveis colaboradores e etc. Mas, todas elas podem ter uma alta performance e serem memoráveis para sua audiência.

Uma apresentação de alta performance é aquela em que você se utilizará de alguns artifícios – como os slides, por exemplo – para apresentar algo inesquecível, uma proposta que seja extremamente impactante para o seu público-alvo. 

Para isso, é necessário seguir um passo a passo. Portanto, confira abaixo as 7 dicas que qualquer pessoa que quiser fazer uma apresentação de alta performance impecável precisa conferir: 

Passo a passo para uma apresentações de alta performance

Passo 1) Apresentações de alta performance: Plataforma

O primeiro passo do seu planejamento de uma apresentação de alta performance – seja para qual for o objetivo – é definir a plataforma que utilizará na construção do seu slide

Existem algumas plataformas que são super práticas, onde você só precisa escolher o layout que mais se adequa ao propósito da apresentação e colocar o conteúdo. 

No entanto, caso queira fazer tudo do zero, saiba que isso também é possível, sendo necessário somente mais tempo para a elaboração do design.

Para as pessoas que quiserem mais rapidez e praticidade na hora de elaborar o slide, algumas plataformas que são bastante usadas em apresentações são: canva, prezi e apresentações google. Todas elas são ótimas e cumprem muito bem com este propósito. 

Passo 2) Design ou layout

Depois que você definiu a plataforma que vai utilizar para o slide da sua apresentação de alta performance, é fundamental refletir sobre o design ou layout que irá usar. 

  • Se a sua apresentação for voltada para um gestor, CEO ou alguém que tenha um grau maior de formalidade, opte por um visual mais clean, sem muitos desenhos ou informações. 
  • Já se a sua apresentação for mais para um público jovem, é recomendado que o layout seja mais despojado e até mesmo composto de bastante cores para chamar ainda mais a atenção. 

O design ou o layout do seu slide vai depender única e exclusivamente do tema da sua apresentação e do público-alvo. Portanto, pense bem sobre este dois tópicos, pois eles serão fundamentais para todo o desenrolar do planejamento.

Passo 3) Conteúdo

Este tópico é um dos que realmente fará toda a diferença na sua apresentação de alta performance. Quando falamos em conteúdo, queremos que você pense em várias questões: 

  • O que você quer mostrar é realmente algo impactante? É o que vai fazer valer a pena a 1 hora ou o período em que estabelecer para a apresentação para um gestor, CEO ou empresário? 
  • O que é realmente necessário ser dito? Lembre-se, uma apresentação de alta performance exige que tenha aquilo que for realmente essencial. 
  • Seu conteúdo precisa de outros recursos para ser 100% compreendido? Ex: Deve ter algum vídeo, imagem, frase, texto ou algo parecido para passar total compreensão a quem está ouvindo/lendo/assistindo?

Todos estes pontos devem estar bem alinhados em uma espécie de roteiro, que será onde você conseguirá visualizar de forma mais clara e correta como ficará toda a apresentação. 

Passo 4) Laço empático

Você deve estar se perguntando sobre o que é exatamente um laço empático. E, a explicação para isso é muito simples: é aquilo que gera empatia com o outro. Uma história, por exemplo, tem o poder de gerar comoção, interesse, conexão e reciprocidade.

Qual é o laço empático que você vai estabelecer com o seu público na sua apresentação de alta performance? Pense bem nisso, pois é aí que você conseguirá prender a atenção dele e fazer com que a apresentação se torne memorável

Aproveite para ler algumas matérias sobre Storytelling que farão com que você desenvolva este laço empático com o seu público com muito mais facilidade e sucesso:

Passo 5) Conclusão

Ao longo deste artigo, você já conseguiu estabelecer para o seu planejamento: a plataforma que pretende utilizar para fazer o slide da sua apresentação de alta performance, o design ou layout para passar o seu material da melhor forma possível a um determinado público, o conteúdo mais relevante para ser exposto e o laço empático que fará com que as pessoas fiquem ainda mais envolvidas com a narrativa.

Agora, é hora de analisar como será feita a sua conclusão. Pode não parecer, mas a forma como você finaliza uma ideia ou um assunto é extremamente importante e impactante para qualquer negócio. 

É nesta hora que você apresentará os resultados ou as metas atingidas, mostrará exemplos de eficácia e finalizará todo um trabalho de desempenho e evolução. 

Passo 6) Ensaio

Feito todo o planejamento ou roteiro da sua apresentação de alta performance, é chegada a hora de treinar, ensaiar e se dedicar em cada detalhe.

  • Fale em voz alta, se achar necessário.
  • Peça para alguém assistir o seu ensaio e opinar com críticas construtivas.
  • Estude ao máximo todo o assunto para ter uma maior liberdade e até mesmo tranquilidade na hora em que for “entrar em cena”.
  • Se grave e se assista, se achar conveniente. 
  • Pense em possibilidades que fujam do que está “programado”. 

Leia ainda a matéria 10 dicas para falar melhor em público.

Passo 7) Apresentações de alta performance: Confiança

Chegamos ao dia da apresentação. Para muitos, este pode ser só mais um dia. Para outros, um grande desafio. Se você for do time que precisa lidar com percalços como a ansiedade e o nervosismo, a dica de ouro é tentar focar na confiança

Confie em você, no seu potencial, no trabalho desenvolvido e no objetivo a ser alcançado. 

Se necessário, faça uma respiração profunda, pratique meditação e ouça uma música relaxante. Tenha a certeza que tudo o que precisava ser feito já foi realizado e que esta é a hora de se divertir. 

Caso você queira um melhor desempenho em sua apresentação de alta performance, nós da Smartalk contamos com todas as ferramentas necessárias para isso. Entre em contato com o nosso time de especialistas e garanta que terá muito sucesso nesta jornada. 

fale_conosco