Saiba a importância de gerar emoção em uma apresentação

5 minutos para ler
admin
Por Marketing

Veja a importância de gerar emoção em uma apresentação, seja nas telas do PPT ou no próprio discurso apresentado. 

Um dos artifícios que os executivos de marketing e negócios utilizam para compor uma apresentação de sucesso é a emoção. O significado deste termo é a agitação de sentimentos, portanto, é possível constatar que o uso da emoção em uma palestra, um evento ou uma consultoria, por exemplo, tem como objetivo tocar o público-alvo, de maneira que ele se conecte ou até mesmo crie vínculo com o que está sendo discursado. 

Importância de gerar emoção em uma apresentação

A importância de trazer emoção para “dentro de campo”, ou seja, em uma apresentação, é o fato dela oferecer uma série de vantagens. Algumas delas, por exemplo, são: 

  • Atenção do público;
  • Interação da plateia; 
  • Possibilidade de tornar algo memorável;
  • Chance de converter pessoas em clientes;
  • Maior indício de venda. 

Agora que você já sabe o motivo de trazer a emoção para o seu discurso ou até mesmo para o seu PPT em uma apresentação, vamos às dicas para que possa se utilizar deste elemento de maneira sábia e eficaz. 

1 –  Faça bom uso da técnica de Storytelling

A primeira dica para gerar emoção em uma apresentação é: faça bom uso da técnica de Storytelling. Esta técnica é uma das melhores que existem – no meio corporativo – para quem quer trazer à tona um lado mais sentimental da plateia

O intuito dela é contar histórias que as pessoas possam sentir uma certa identificação, ou seja, que elas se veem passando por aquele problema ou situação, já tenham vivenciado algo parecido ou queiram compreender melhor sobre o caso. Tudo isso faz com que ela crie laço, interesse, envolvimento com o tema.

Se o seu palestrante ou apresentador souber utilizar o Storytelling com sabedoria e precisão, certamente terá muito sucesso na hora de concluir a venda, ou até mesmo no momento em que for transformar leads em clientes reais!

Aproveite para ler mais sobre Storytelling em outros artigos da Smartalk: 

2 – Passe confiança naquilo que quer dizer 

A segunda forma de gerar emoção em uma apresentação é através da confiança, por isso, passe confiança naquilo que quer dizer

Antes de qualquer coisa, a primeira pessoa que precisa acreditar no que está dizendo deve ser você. Se nem você confiar no que está falando, como o seu público fará isso? Seja através do próprio discurso a ser apresentado ou até mesmo da tela do PPT, o importante é trazer sempre a verdade, o real. Desta forma, você conseguirá algo muito valioso, que é a credibilidade, tendo como consequência, ainda, a emoção. 

Se você é um apresentador, sugerimos que pense sempre na forma como irá se apresentar, a entonação da voz, os movimentos corporais e etc. 

Se você está preparando um PPT, indicamos uma análise de forma cautelosa dos textos, imagens e vídeos que irá utilizar.

É muito mais fácil conseguir tocar alguém que tem confiança em você do que alguém que não acredita em nada do que você fala. Concorda? 

3 –   Traga o ambiente mais informal que certos momentos necessitam

De forma geral, a maioria das apresentações no meio corporativo são bastante formais. Sendo assim, fica cada vez mais difícil tocar a plateia com determinados assuntos.

Por isso, traga o ambiente mais informal que certos momentos necessitam. Se você está disposto a apresentar algo que mexa com os sentimentos do seu público, precisa trazer uma certa leveza, seja através da linguagem, do discurso em si, do PPT, da imposição corporal e até mesmo das vestimentas. 

Pode parecer besteira, mas elaborar a sua apresentação pensando nestes pontos de análise, fará com que a emoção surja mais rapidamente e tenha ainda mais sucesso. 

Agora que já mostramos o quanto é importante usar a emoção para uma apresentação, seja ela qual for, e como despertá-la com mais facilidade no seu plano de negócio, aproveite para conferir uma matéria para o preparo do seu discurso ou do seu PPT usando esta e outras ferramentas essenciais: 

Caso esteja interessado em um acompanhamento mais detalhado para a apresentação da sua empresa, entre em contato conosco. Temos um time de especialistas que fará toda a diferença para que seu discurso, PPT e todos os outros modelos de apresentação sejam bastante comoventes!

fale_conosco