Quando utilizar Imagens ou vídeos no meio corporativo

4 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Veja quando é mais aconselhável utilizar uma imagem e quando é mais eficiente propor um vídeo na hora de impactar o seu público.

Sempre falamos o quanto as imagens e os vídeos, ou seja, os recursos visuais, estão crescendo quando o assunto é negócios.

Além do grande potencial de distribuição e compartilhamento que eles possuem, proporcionam um forte apelo e capacidade de envolvimento do cliente com a marca ou o serviço.

Em resumo: não há como negar, as imagens e os vídeos são IMPORTANTÍSSIMOS para qualquer empresa.

Se quiser entender melhor sobre isso, indicamos, inclusive, que leia alguns artigos importantes que fizemos sobre estes assuntos:

Dito isso, vamos à pergunta que não quer calar: Imagens ou Vídeos, qual é o mais eficiente?

De uma forma geral, achamos que ambos são eficazes. No entanto, há casos em que um pode ser mais viável para determinada ação e outro menos. Por isso, torna-se importante SEMPRE analisar.

IMAGENS

A imagem possui muitas vantagens, sendo uma delas o fato de ser extremamente impactante. Uma imagem boa, coerente com a mensagem que quer passar e concisa pode ser única e suficiente para transformar o seu lead em cliente real.

Quantas vezes nos deparamos com uma publicidade de um prato de comida, por exemplo, e automaticamente nos sentimos tentados a experimentá-lo?

Ou, ainda, quando olhamos para alguma imagem que nos representa ou gera uma identificação e nos emocionamos ou sentimos empatia?

A imagem possui este poder: de divulgação, afinidade do cliente, praticidade e rapidez na venda!

Se o seu negócio for voltado ao aspecto visual, como por exemplo; restaurante, bar, loja de roupas e calçados, maquiagens e etc, vale a pena pensar na imagem como uma forma de lucratividade sim.

Refletindo sobre outro aspecto, no caso de gestores ou empresários, que ficam na dúvida sobre como apresentar algo para o seu cliente ou colaboradores, aqui também cabe a utilização das imagens.

Como utilizar vídeos no processo de vendas

O PPT, por exemplo, pode ser um forte aliado em palestras, workshops, treinamentos e cursos.

Quando bem feito; com imagens, textos, gráficos e outros recursos, ele pode repercutir ainda mais para o público-alvo. Pense que interessante quando você está assistindo a uma palestra e ela conta com imagens potentes sobre o assunto em questão. Muito melhor do que ouvir o palestrante o tempo todo discursando ou até mesmo um Power Point repleto de textos enormes.

Em resumo: as imagens são ótimas para quem quer captar clientes, perfeitas para um maior alcance no âmbito de divulgação (de um produto ou serviço) e muito convenientes em um momento de decisão de compra.

Analise se a sua empresa se enquadra neste recurso audiovisual e, caso a resposta seja sim, não deixe de começar a utilizá-lo o quanto antes. Só lembre-se, claro, da cautela. Tudo o que é demais, muitas vezes pode se tornar desinteressante, e não atrativo!

VÍDEOS

Assim como as imagens, os vídeos também são extremamente compartilháveis e virais.

Como não falar do crescimento acelerado dos vídeos do Youtube ou das redes sociais, como o Instagram, por exemplo?

Além disso, os vídeos podem ser ótimos aliados para empresas ou negócios que necessitam de um complemento a mais para explicar/ensinar sobre algo.

Exemplificando: digamos que o seu negócio possui uma temática muito complexa. Em uma palestra, por exemplo, onde só exista a oratória, pode ser que a audiência não fique totalmente envolvida com o assunto. No entanto, se buscar realizar um vídeo auto explicativo e até mesmo com um certo nível de humor, as possibilidades de impacto serão ainda maiores. Concorda?

Para isso, indicamos até mesmo os vídeos denominados Motion Graphics, que são vídeos que produzimos aqui na Smartalk e estão cada vez mais alcançando resultados reais para empresas em geral!

Depois de termos dado todas as vantagens que tanto as imagens quanto os vídeos podem trazer para a sua empresa ou o seu negócio, basta estudar sobre como usufruir de cada um deles.

De qualquer forma, se existir a possibilidade de inseri-los em seu plano de negócio, nós recomendamos que não hesite em assim fazer! Os resultados poderão ser enormes e ainda mais rápidos. Pode apostar!

fale_conosco