7 Pilares Smartalk de Como Criar Slides Incríveis para Apresentações Extraordinárias

Antes de mais nada, já falamos em muitos artigos sobre como criar slides de maneira fácil e para apresentações de impacto.
Porém, sabemos que a cada nova palestra, congresso, webinar ou visita comercial da sua equipe é preciso se preparar de maneira personalizada de acordo com o cliente para o qual o discurso será direcionado.
Por isso, nesse artigo, vamo revisar alguns itens básicos de como criar slides de maneira rápida e criativa.
Antes de continuar, separamos alguns conteúdos de leitura obrigatória.
Esses são artigos relacionados para que você possa tornar suas apresentações otimizadas e melhores para conversão de contatos.
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Não há problema em variar a apresentação do conteúdo, ou seja, usar lista com marcadores, texto de 2 colunas, imagem...
Porém, é indicado ser consistente com outros elementos, como fonte, cores e plano de fundo.



1. Como criar slides que não cansam sua plateia
Primeiramente, sempre simplificamos e limitamos o número de palavras em cada tela.
Usamos frases-chave e incluímos apenas informações essenciais.
Outra dica válida, é limitar a pontuação e evitar colocar palavras todas em maiúsculas. O espaço vazio no slide aumentará a legibilidade.
O uso de cores contrastantes para texto e fundo são um escolha perfeita. O melhor é usar textos claros em um fundo escuro.
Porém , se atente a limitar as informações ao essencial.
Evite o uso de transições chamativas, como textos flutuantes.
Esses recursos podem parecer impressionantes no início, mas são uma distração conforme os slides avançam.
Além disso, essas transições muito diferenciadas vão quebrar a atenção da sua audiência sobre aquilo que você está falando.
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Limite o número de transições usadas. Muitas vezes, é melhor usar apenas um para que o público saiba o que esperar.
Use um único estilo de dingbat para marcadores em toda a página.
Se efeitos sonoros forem usados, espere até que o som termine para falar.
2. Dê uma atenção especial às fontes
Selecione uma única fonte sem serifa, como Arial ou Helvetica.
Evite fontes serif, como Times New Roman ou Palatino, porque essas fontes às vezes são mais difíceis de ler.
Não use nenhum tamanho de fonte menor que 24 pontos. Use a mesma fonte para todos os seus títulos.
Google oferece plataforma exclusiva para escolha de fontes
A regra da hierarquia e contraste
Selecione uma fonte para o texto do corpo e outra para os títulos.
Além disso, você pode usar negrito e tamanhos diferentes dessas fontes para legendas e subtítulos.
As cores, tamanhos e estilos diferentes (por exemplo, negrito) para causar impacto.
Adicione uma quarta fonte para números de página ou como uma fonte de corpo secundária para barras laterais.
Identifique claramente cada tela. Use uma fonte maior ou cor diferente para o título.
Use fontes maiores para indicar a importância de cada conteúdo.
Evite fontes em itálico, pois são difíceis de ler rapidamente.
Assim como, frases longas, abreviações e acrônimos e limite os sinais de pontuação, não mais do que 6 a 8 palavras por linha
Bullet Points
Para os bullet points, use a regra 6 x 6. Um pensamento por linha com não mais do que 6 palavras por linha e não mais do que 6 linhas por slide.
Bullet points: por que elas foram banidas das apresentações do Google
2. Cuidado com as Imagens dos seus Slides
Use imagens de boa qualidade que reforcem e complementem sua mensagem.
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Design De Slides: 7 Passos Para Criar Uma Apresentação Incrível
Certifique-se de que sua imagem mantenha seu impacto e resolução quando projetada em uma tela maior.
Se você usar builds (linhas de texto que aparecem cada vez que você clica com o mouse), faça com que o conteúdo apareça na tela de uma maneira simples e consistente; da parte superior ou esquerda é o melhor.
Use modelos de design: Padronize posições, cores e estilos.
Regra nº 1 da Smartalk:
O conteúdo deve ser evidente!
Logo, a mesma regra gráfica equivale para a parte superior de todas as páginas em um documento de várias páginas.
Então, use uma ou duas imagens grandes em vez de várias imagens pequenas.
Priorize as imagens em vez de uma enxurrada de imagens para atrair atenção como se estivesse competindo.
Mantenha as imagens do mesmo tamanho e use o mesmo estilo de borda.
Organize as imagens verticalmente ou horizontalmente.
Além disso, use apenas texto suficiente ao usar tabelas ou imagens gráficas para explicar a tabela ou gráfico e rotular claramente a imagem.
Mantenha o design limpo e organizado. Deixe um espaço vazio ao redor do texto e das imagens gráficas.
Use clipart de qualidade e com moderação. Uma imagem gráfica deve estar relacionada e realçar o tópico do slide.
Tente usar o mesmo estilo de imagem gráfica em toda a apresentação (por exemplo, desenho animado, fotografias)
Limite o número de imagens gráficas em cada slide.
A repetição de uma imagem reforça a mensagem. Vincule o número de cópias de uma imagem aos números do seu texto.
Redimensionar, recolorir, reverter para transformar uma imagem em várias. Use duplicatas de vários tamanhos, cores e orientações para multiplicar a utilidade de uma única imagem de clipart.
Faça uma única imagem se destacar com contraste dramático.
Então, use a cor para fazer uma mudança dramática em uma única cópia do seu clipart.
Verifique todas as imagens em uma tela de projeção antes da apresentação real.
Portanto, evite imagens chamativas e efeitos de animação barulhentos, a menos que estejam diretamente relacionados ao slide.
3. Como criar slides usando as cores de maneira adequada
Limite o número de cores na construção dos seus slides.
Cores brilhantes destacam pequenos objetos e linhas finas. No entanto, algumas cores vibrantes são difíceis de ler quando projetadas.
Use no máximo quatro cores em um gráfico, se precisar usá-lo.
Verifique todas as cores em uma tela de projeção antes da apresentação real.
Afinal, as cores podem ser projetadas de maneira diferente do que aparece no seu monitor.
4. Limite o número de slides na sua apresentação
Apenas crie telas quando necessário para mostrar seu ponto de vista, porque a adição de mais slides podem tornar sua apresentação mais lenta.
Então, se você está apresentando e passando slides constantemente, sem pausas, você, provavelmente, perderá seu público.
Uma boa regra prática é um slide por minuto e uma apresentação entre 10 a 18min.
5. Navegação Inteligente e UX na Criação de Slides
Aprenda a navegar em sua apresentação de maneira não linear.
O PowerPoint permite que o apresentador avance ou retroceda sem ter que folhear todos os slides provisórios.
Saiba como avançar e retroceder em sua apresentação.
Afinal, o público costuma pedir para ver a tela anterior novamente.
Certifique-se de que os slides possam ser lidos nos assentos da última fila no caso de apresentações em grandes eventos ou seminários.
Não use letras maiúsculas, exceto para títulos.
Coloque elementos repetidos (como números de página) no mesmo local em cada página de um documento de várias páginas.
Para testar a fonte, fique a quase dois metros do monitor e veja se consegue ler o slide.
O texto e as imagens gráficas devem ser grandes o suficiente para ler, mas não a ponto de parecer "gritante e exagerado".
Use texto escuro em fundo claro ou texto claro em fundo escuro.
No entanto, fundos escuros às vezes tornam difícil para algumas pessoas ler o texto.
6. Preveja falhas e riscos antes, durante a após a criação de slides
Tenha um plano B em caso de dificuldades técnicas.
Lembre-se de que transparências e folhetos não mostrarão animações ou outros efeitos especiais.
7. Apresente antes da apresentação
Inicialmente, pratique com alguém que nunca viu sua apresentação.
Antes de tudo, peça a eles feedback honesto sobre cores, conteúdo e quaisquer efeitos ou imagens gráficas que você incluiu.
Dê uma breve visão geral no início. Em seguida, apresente as informações.
Geralmente, é mais eficaz fazer com que os marcadores apareçam um de cada vez para que o público ouça o apresentador em vez de ler a tela.
Pratique a apresentação para poder falar a partir de marcadores, sem precisar ler o slide.
O texto deve ser apenas uma dica para o apresentador, e não uma mensagem para o visualizador.
Não leia seus slides
O conteúdo dos slides é para o público, não para o apresentador.
Não fale com seus slides
Muitos apresentadores olham para a direção de sua apresentação, e não para o público.
Não vire as costas para o público
Tente posicionar o monitor de forma que você possa falar nele.
Não se desculpe
Não peça desculpa por nada em sua apresentação. Se você acredita que algo será difícil de ler ou entender, não o use.
Quando possível, execute sua apresentação a partir do disco rígido em vez de um cd ou pendrive.
Afinal, a execução da apresentação a partir de um dispositivo externo pode tornar sua apresentação mais lenta.
Imagina você tentando passar os slides e eles travam fazendo com que você se perca na apresentação enquanto dá spoilers de vários slides à frente?
Obviamente, é constrangedor e pode demonstrar despreparo. Se há uma lista para se seguir, eu fiz algo simples para você.
Então, é só seguir sem medo essa pequena lista geral sobre esse tópico para se preparar para sua apresentação:
- Planeje seus slides com cuidado;
- Faça sua pesquisa sobre a demanda do mercado;
- Conheça o seu público/audiência;
- Cronometre sua apresentação;
- Fale confortável e claramente;
- Verifique a ortografia e a gramática.
Finalmente, reveja os pontos importantes.
Pilares de Como criar slides eficazes em PowerPoint e impressionar na sua apresentação
Toda consultoria para refinar sua apresentação e metodologia de como criar slides eficazes, é válida.
Afinal, ser assertivo enquanto apresenta uma proposta, coloca toda sua autoridade e marca em jogo.
Portanto, se a audiência não sentir que você sabe do que está falando, que possui segurança e um bom conjunto de informações esteticamente bem formuladas...
Infelizmente, você perdeu!
De fato, o público sabe identificar quando você não investe em uma apresentação profissional e essa pode ser a jogada decisiva...
Logo, se seu público não vê uma apresentação dedicada e profissional, poucos clientes (ou ninguém) vai se sentir seguro em fechar negócios com sua empresa.
Por isso, a real importância de se dedicar à performance completa e ter mãos habilidosas para saber como criar slides corporativos.
Uma dica interessante para slides de proposta comercial é: Se o conteúdo for complexo, imprima os slides para que o público possa fazer anotações.
O que fazemos na Smartalk para criar slides que impactam e pessoas que se conectam
De fato, contar histórias é um dom que todos os seres humanos possuem.
Afinal, os mercados cinematográfico, literário, televisivo e musical são grandes exemplos da forte influência do Storytelling.
Porém, contar histórias não se restringe a esses formatos.
Assim, o Storytelling está constantemente presente, acima de tudo, por representar uma tendência humana da busca pela conexão com o outro, comunicando emoções por meio de histórias.
Por isso, na Smartalk contamos histórias que conectam pessoas e negócios!
Somos especializados nisso: transmitir mensagens de forma memorável e profissional, seja em apresentações, discursos ou vídeos.
Com 5 anos de mercado, nós surgimos com o seguinte propósito:
Resolver os principais problemas de comunicação das empresas na atualidade e para os próximos anos, buscando tendências e soluções criativas. – Smartalk
É por isso, e muito mais, que nossos clientes dizem A.S.D.S = existe uma marca antes da Smartalk, mas existe uma outra marca depois da Smartalk.
Portanto, levamos a sua apresentação a um outro patamar para encantar seu público e promover mais negócios para sua empresa.
Então, você também quer transformar seu negócio através de histórias incríveis?
Transforme a sua comunicação e conquiste a sua audiência
Apresentações, Eventos, Palestras, M&A e Performance, nosso time é formado por especialistas multidisciplinares que auxiliam na construção de projetos impactantes.