Conheça 10 tipos de apresentações corporativas

7 minutos para ler
Smartalk
Por Smartalk

Ao longo deste artigo, abordaremos sobre os modelos de apresentações corporativas como por exemplo: as de negócios, dados, alta performance, resultados, um novo produto, PPT, para investidores, conversão, criativas e comerciais

Se você está imerso de alguma forma no meio empresarial e/ou corporativo, já deve saber a importância das apresentações para qualquer negócio.

Há uma série de apresentações, voltadas a todos os segmentos e com propósitos diversos, que tem como função expor de forma detalhada e impactante um determinado assunto, serviço ou produto.

Dito isso, gostaríamos de citar algumas das apresentações que nós da Smartalk trabalhamos com os nossos clientes. Se você tiver interesse em alguma delas e precisar de um auxílio – seja na elaboração ou até mesmo na atuação em si – entre em contato com a gente. A Smart possui um time super competente que tem os melhores recursos para que a sua apresentação seja eficaz e seja um sucesso.

Agora, sem mais delongas, vamos aos 10 tipos de apresentações corporativas que mais trabalhamos em nossa empresa!

Apresentações de negócios

A primeira dica que queremos abordar neste artigo é sobre as apresentações de negócios. Como o próprio nome já sugere, esta apresentação é 100% voltada a um negócio, investimento, empreendedorismo e etc. Um exemplo é quando o gestor de uma empresa precisa mostrar o seu negócio para um colaborador ou investidor.

Alguns recursos que esta apresentação pode servir são: empatia, storytelling, interação, roteiro, expressão corporal e etc. Se você estiver precisando fazer uma apresentação para um investidor, falando um pouco sobre como funciona a sua empresa, mostrando os benefícios que ele terá apostando nela e etc, saiba que a apresentação de negócios é a mais indicada para isso.

Nós temos algumas matérias, inclusive, que são ótimas para a leitura sobre este tipo de apresentação:

Apresentações de dados

Outra forma de apresentar algo para um público-alvo é através das apresentações de dados. Também não há o que questionar sobre este tipo de apresentação, já que o termo facilita o entendimento.

As apresentações de dados são perfeitas para casos onde o funcionário quer apresentar números e resultados de uma pesquisa ou análise. O mesmo vale para um dono de uma empresa que quer impactar um futuro investidor e precisa provar através de referências sobre a eficácia de um serviço.

Apresentações corporativas de alta performance

Esta é uma das principais apresentações buscadas pelos profissionais de todos os setores em um meio empresarial e corporativo. Afinal, quem não quer ter a melhor performance na hora de atrair um cliente? Ou, ainda, quem não quer fazer uma apresentação que seja tão boa ao ponto do público ficar com ela na memória?

Para conseguir muitos pontos com a sua audiência e ter o máximo possível de excelência no momento de exibir a sua marca, produto ou serviço, a sugestão de ouro é que você se empenhe e trabalhe para realizar uma ótima apresentação de alta performance.

Para momentos em que você precisa impactar com a sua fala ou discurso, esta apresentação será a mais indicada de todas. Não deixe também de conferir o texto “Saiba como desenvolver apresentações de alta performance“.

Apresentações de resultados

Seguindo com os 10 tipos de apresentações do meio corporativo, vamos de apresentações de resultados.

Este tipo de apresentação é muito válido para mostrar os ganhos ou perdas mensais/anuais, por exemplo. Outra forma de realizá-la é para exibir um resultado positivo ou negativo de algo específico para um líder ou gestor. E, há ainda as propostas e estratégias de lucro que podem ser expostas usando este recurso.

De forma geral: precisa mostrar algum cálculo ou desfecho? Opte pela apresentação de resultados!

Apresentações de um novo produto

É inegável falar o quanto uma apresentação de lançamento de um novo produto pode ser bem mais válida do que qualquer outra ferramenta. Isto porque através desta exposição, você conseguirá mostrar de maneira muito mais detalhada este produto, podendo colocar vídeos ensinando como utilizá-lo da melhor forma, amostras grátis para o público ter um contato mais próximo com ele e várias outras coisas.

Falando nisso, alguns artigos que recomendamos são:

Apresentações de PPT

A verdade é que qualquer apresentação que citarmos aqui pode ser feita usando o famoso PPT. No entanto, gostaríamos de explicar que para que você possa se servir o máximo possível deste recurso, é necessário seguir algumas regras fundamentais.

Para saber quais são elas e como deixar o seu PPT perfeito para atrair e chocar a sua audiência, sugerimos que entre em contato com a gente. Temos tudo o que você precisa para deixar o seu PPT bem alinhado com o seu propósito, visualmente interessante, com a quantidade e o conteúdo ideal e um auxiliar para o apresentador dar show na hora de entrar em cena.

Apresentações para investidores

Seguindo com este artigo sobre 10 tipos de apresentações do meio corporativo, uma delas que é sucesso entre as empresas é a apresentação para investidores.

Qualquer instituição precisa de investidores. Mas, como mostrar para eles alguma possível proposta, resultado ou até um lançamento? Através das apresentações para investidores.

Elas são mais específicas, sem muita enrolação e bem atrativa. Lembre-se: neste mundo, tempo é dinheiro!

Alguns artigos que falamos bastante sobre isso são:

Apresentações de conversões

Este tipo de apresentação é para aquele gestor que precisa converter leads em clientes, por exemplo. Ou seja, para aquele que quer converter uma proposta na venda propriamente dita.

Apresentações criativas

Chegamos quase no finalzinho deste texto. Mas é claro que não poderíamos deixar de citar aqui as apresentações criativas. Engana-se quem pensa que o meio corporativo não pode estar aliado a algo criativo e bem humorado, pelo contrário.

Se o tema do seu negócio ou o produto da sua empresa for algo que possa ser exibido de maneira mais leve e despojada, vale muito a pena utilizar deste aspecto para chamar a atenção do público.

Dependendo de quem for o seu lead, por exemplo, é até mais interessante usar uma linguagem, slide, vídeos e etc mais criativos do que algo sério e muito empresarial. Pense nisso!

Apresentações comerciais

As apresentações comerciais podem estar aliadas às apresentações de lançamento de um novo produto, por exemplo, pois são apresentações que tem como foco mostrar algo que está sendo comercializado/divulgado.

Conte com a Smartalk para produzir a apresentação ideal para o seu negocio

fale_conosco