Como Fazer o Lançamento de um novo produto
Se você possui uma empresa ou um serviço, possivelmente passa pelo desafio de realizar o lançamento de um novo produto.
Esta divulgação varia bastante, podendo ser de períodos curtos - como de semana a semana - períodos médios - de meses a meses - ou até mesmo períodos longos - de anos a anos. Além disso, o produto em si também pode divergir bastante, sendo ele de diversos setores e formas.
Para que o lançamento do seu produto seja 100% eficiente, é importante que você siga algumas boas praticas e vamos te ajudar a descobrir algumas neste artigo.
Confira:
Saiba como realizar um lançamento de um novo produto com eficácia e quais são os melhores recursos para isso
Analise o seu negócio
A primeira regra básica antes de um lançamento de um produto novo é fazer a análise do seu negócio. Pode parecer bobagem, mas lançar algo para o mercado é uma questão que demanda tempo, pesquisas, objetivos e metas. Ninguém vai lançar um produto novo sem um motivo concreto, concorda?
Nesta análise do seu negócio é fundamental que você veja quais são os pontos fortes e fracos da empresa e faça um mapeamento mais palpável das novas oportunidades e possíveis perdas. Assim, será possível se antecipar diante de uma série de expectativas criadas antes, durante e depois da divulgação!
Pesquise a concorrência
Muito provavelmente, o seu produto novo terá concorrentes. Por isso, é extremamente sensato que você faça uma pesquisa da concorrência.
Veja, por exemplo: quem são as empresas ou pessoas que possuem produtos semelhantes ao seu, quais são os diferenciais delas, como se destacar diante deles e o porque o seu produto será algo inédito e imperdível.
Analise o seu público-alvo
Não tem como vender ou divulgar um produto sem antes estabelecer quem é o seu público-alvo. Para quem você quer mostrar/ofertar aquele serviço?
O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas acabam se esquecendo de pensar em um público-alvo para o lançamento, o que faz com que ele seja destinado à audiência errada. E, se você não tiver estipulado exatamente para quem é aquele produto, não irá alcançar as dores da pessoa e fracassará infalivelmente na hora da venda.
Está aí o motivo de muitos fracassarem na hora do lançamento de um produto novo, portanto não caia nessa roubada!
Estabeleça o melhor recurso
Existem vários recursos incríveis para você lançar o seu produto, o que vai depender muito de questões como: conteúdo, setor, público-alvo, preço e etc.
No entanto, nós indicamos dois deles que são extremamente válidos para a maioria das empresas, serviços e produtos.
O primeiro deles é as apresentações. Realizar apresentações de lançamento são formas muito interessantes de mostrar para o seu cliente ou investidor um produto em seus mínimos detalhes. Nas apresentações, é possível:
- Dar uma introdução sobre o que é o seu produto;
- Contar um pouco sobre como ele foi desenvolvido;
- Qual a importância deste produto;
- Porque o cliente ou investidor não pode deixar de adquiri-lo;
- Usar o poder de persuasão para convencê-lo da compra (de forma online ou presencial);
- Contar histórias através do Storytelling.
Os benefícios são inúmeros, portanto não deixe de pensar na apresentação de um produto novo quando for realizar o seu lançamento!
Aproveite para ler outras matérias importantes sobre isso:
- Como fazer a apresentação de um produto novo
- Não sabe como fazer sua apresentação? Confira as dicas dos nossos especialistas
Lançamento de um produto novo através de Vídeos
Depois das apresentações, um recurso que vem ganhando espaço no mercado atual, principalmente em um momento onde o digital está no auge, é o vídeo.
Os vídeos são perfeitos para captar a atenção do público, trazer uma relação de envolvimento para com ele e levá-lo até o momento da compra com mais facilidade e rapidez.
Nós temos diversas empresas que fizeram vídeos interessantíssimos lançando um produto novo e tiveram resultados surpreendentes.
Alguns vídeos que são bem dinâmicos e até mesmo divertidos são os Motion Graphics, que nós da Smartalk, inclusive, elaboramos para muitos dos nossos clientes. Se você tiver interesse em realizá-lo na sua empresa, entre em contato conosco.
Aproveite para entender mais afundo sobre estes vídeos acessando alguns artigos:
- 10 principais estilos de motion graphics
- Vídeo comercial: um formato de conteúdo indispensável para o seu negócio
- Vídeos de vendas: o que são e como criar para a sua empresa
Defina a melhor data
Assim como todos os pontos que colocamos acima influenciam e muito no lançamento de um produto novo, a data também é uma estratégia que fará toda a diferença.
Existem épocas, períodos e estações, por exemplo, que são melhores para determinados setores. Para ficar mais fácil de compreender.
Analise o preço
Todo produto precisa contar com uma análise de preço. Esta análise precisa levar em consideração pontos como: mão de obra, média de preço que os clientes estão dispostos a pagar, possíveis lucros e etc.
Dedique-se na divulgação do seu produto
Se você optar pelo recurso em vídeo para a divulgação do seu produto, recurso este que indicamos bastante, por sinal, não perca tempo e divulgue-o o máximo possível.
As redes sociais, por exemplo, são ótimas para este processo de divulgação, pois contam com muita interação do público e uma rede de compartilhamento gigantes.
Os influenciadores digitais também exercem um papel bastante interessante na atualidade. Devido a sua importante visibilidade, eles conseguem atingir ainda mais pessoas do que a própria rede do seu produto. Se tiver a oportunidade, aposte neles!
Lembre-se, quanto mais acesso o seu público-alvo tiver sobre o seu produto, mais chances você terá de vendê-lo.
Depois de tudo o que abordamos neste artigo, você deve estar convencido de que é preciso todo um planejamento para lançar um produto novo no mercado. E, além das boas praticas que citamos, as apresentações e os vídeos são recursos potentes e de pouquíssima margem de erro quando o assunto é LANÇAMENTO e VENDA!
E ai, pronto para fazer o seu lançamento de sucesso?
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